Subaru XV

Nada é mais parecido com o novo Subaru XV que o velho Subaru XV. A marca japonesa, famosa pelo singular equilíbrio dinâmico de seus carros, que sempre se destacam em competições de rali mundo afora, não precisava deixar a segunda geração de seu crossover médio tão semelhante à primeira. Num primeiro olhar, é até difícil ver as diferenças: a frente ganhou faróis mais afilados e para-choques redesenhados, a lateral mantém as linhas básicas do modelo antigo e a traseira tem lanternas em formato bem diferente. Mas, apesar das aparências, o XV 2019 possui 80% de seus componentes novos, De quebra, retorna aos concessionários da marca um pouco mais barato que seu antecessor, com preços partindo de R$ 114.900 na versão L – que antes custava R$ 118.900.

Subaru XV

A lista de mudanças ocultas aos olhos começa pela base. O novo XV adota a nova Plataforma Global Subaru, o que lhe rendeu 3 centímetros a mais de distância entre-eixos e 2 centímetros a mais de largura. Com isso, ganhou um pouco mais de espaço interno, um dos raros pontos criticados por alguns donos de exemplares da primeira geração. É também no interior que ocorreram as mudanças mais evidentes. Se, por fora, a reestilização foi sutil, por dento foi tudo redesenhado. O painel ganhou traços mais atuais e robustos, com destaque para a central multimídia posicionada ao centro e em local elevado. Volante, forrações e bancos também são completamente novos e sugerem mais modernidade e maior sofisticação.

Debaixo do capô, o motor 2.0 16V boxer entrega 156 cavalos de potência a 6.000 rpm, com torque de 20 kgfm a 4.000 rpm. O câmbio é automático CVT com 7 marchas simuladas e a tração, como é característica nos Subaru, é nas quatro rodas. Segundo dados do fabricante, a velocidade máxima é de 194 km/h e a aceleração de zero a 100 km/h é de 10,4 segundos.

Subaru XV

E o que mais o novo Subaru XV oferece? A marca optou por dispor no mercado nacional duas configurações de acabamento, com bom nível de equipamentos desde a básica. Na versão L, pelo preço sugerido de R$ 114.900, a lista de equipamentos inclui sete airbags (duplo dianteiro, 1 de joelhos, 2 laterais do tipo cortina e 2 laterais nos bancos dianteiros), ar-condicionado automático de duas zonas, freio de estacionamento eletrônico, central multimídia com tela de 8 polegadas e compatível com Android Auto e Apple CarPlay, sistema de som com seis alto-falantes, controles eletrônicos de tração e estabilidade,  sistema de distribuição eletrônica de frenagem, assistente de descida de rampa, assistente de partida em aclive, câmera de ré, faróis com acendimento automático, sensor de chuva, faróis e lanternas de leds, piloto automático, fixação de cadeiras para crianças do tipo Isofix e rodas de liga leve de 18 polegadas. A topo de linha S, por R$ 123 mil, traz todos esses itens da L além de teto solar elétrico, banco revestido em couro com costura laranja, banco do motorista com ajustes elétricos, detector de pontos cegos e assistente de luz alta.

Subaru XV

O novo XV chega para estabelecer novos parâmetros no concorrido segmento de SUVs compactos, que é a categoria de mercado que está em expansão nos últimos anos”, afirma Roberto Pedrosa, Diretor de Vendas da Subaru no Brasil. Embora a declaração do executivo possa parecer exagerada, os preços praticados podem mesmo colocar o crossover da Subaru no jogo. Pouco mais caro que o Honda HR-V Touring CVT e Hyundai Creta Prestige 2.0 16V automático, e dentro da faixa de preços do badalado Jeep Compass – com preços sugeridos entre R$ 105.990 e R$ 165.990 –, o XV tem a vantagem de proporcionar certa exclusividade, por não ser tão comum nas ruas, de ser um SUV 4×4 de verdade e de incorporar a aura conquistada pela Subaru como multicampeã nas competições “off-road”. Num momento em que o mercado automotivo brasileiro volta a crescer, a nova estratégia mercadológica imposta pela Caoa, importadora da Subaru para ao Brasil, pode significar um avanço do XV dentro do segment

DEIXE UMA RESPOSTA