Parceria com energia
A Baterias Moura está se instalando dentro do complexo industrial da Volkswagen Caminhões e Ônibus em Resende, no sul do Estado do Rio de Janeiro. A fabricante de baterias chega com a missão de cuidar de processos específicos do e-Delivery, o primeiro caminhão elétrico do Brasil, a partir deste mês. Além de integrar o e-Consórcio, a Baterias Moura junta-se ao Consórcio Modular com a responsabilidade de fornecer sistemas de baterias de lítio e seus componentes e ser responsável por vários processos relacionadas à mobilidade elétrica, tais como montagem, parametrização e testes dos sistemas elétricos do e-Delivery. A presença da Baterias Moura também reforça a importância da área de novos produtos da planta de Resende como importante centro de desenvolvimento da eletromobilidade. A ideia do e-Consórcio segue o modelo do Consórcio Modular, um sistema de produção implantado junto com a fábrica de Resende, em 1996. Nesse modelo, sete fornecedores dividem com a Volkswagen Caminhões e Ônibus a responsabilidade pela montagem dos veículos dentro da fábrica, com aumento da produtividade e dos níveis de qualidade e redução dos custos. A produção em série dos primeiros caminhões elétricos e-Delivery se iniciará neste semestre, mas na fábrica-laboratório, instalada no complexo produtivo chamado Planta Piloto. “A produção do e-Delivery marca o início de forma estruturada da eletrificação veicular no Brasil, e a Moura tem muito orgulho de fazer parte desse processo”, comemora Sérgio Moura, presidente do Conselho de Administração da Moura.
Futuro imediato
Chega à Europa o Citroën ë-Jumpy Hydrogen, produzido na fábrica de Sevelnord, em Russelsheim, na Alemanha. Associando baterias com uma célula de combustível de hidrogênio, o furgão da marca francesa do Grupo Stellantis oferece mais autonomia em modo elétrico sem comprometer as capacidades do veículo. Com mais de 400 quilômetros de autonomia e menos de três minutos para o abastecimento de hidrogênio, o Citroën ë-Jumpy Hydrogen define as tendências do utilitário elétrico do amanhã. A tecnologia de hidrogênio vem completar a oferta de veículos utilitários elétricos na Europa para atender às necessidades de utilização de 8% das empresas que precisam fazer trajetos superiores a 300 quilômetros ou não têm tempo de recarregar seus veículos durante o dia. O ë-Jumpy Hydrogen, furgão elétrico com célula de combustível e baterias recarregáveis, é o primeiro modelo da Citroën a adotar essa nova energia. Ele dispõe de três tanques de hidrogênio em fibra de carbono com pressão de 700 bar, que ficam próximos à bateria sob os bancos dianteiros. E como ele gera zero emissão de CO2, os clientes poderão continuar a circular livremente nas zonas urbanas regulamentadas. O ë-Jumpy Hydrogen é totalmente elétrico e conta com duas fontes de energia: uma célula de combustível de 45 kW que produz eletricidade ao consumir o hidrogênio armazenado em um tanque de três cilindros com pressão de 700 bar e uma bateria de 10,5 kWh que representa uma reserva de 50 quilômetros e entra automaticamente em ação quando o tanque de hidrogênio está vazio. A célula de hidrogênio garante a autonomia do veículo, enquanto a bateria é solicitada nas fases de transição, como as fortes acelerações ou declives que requerem mais potência. Para garantir um nível de carga suficiente, a bateria, que recupera a energia nas fases de desaceleração, se recarrega automaticamente graças à eletricidade produzida pela célula de combustível de hidrogênio. Ela também pode ser recarregada usando um cabo em uma estação de recarga de veículos elétricos. As primeiras unidades serão entregues no segundo semestre deste ano. No Brasil, o modelo Jumpy com motor a diesel foi lançado em outubro de 2017 e já atingiu 6.112 unidades vendidas. Não há previsão sobre a vinda do ë-Jumpy Hydrogen.
Volta em caravana
Após eventos franceses e espanhóis bem-sucedidos, com mais de seiscentas demonstrações individuais, a Volta Trucks confirmou que o Volta Zero, primeiro veículo comercial totalmente elétrico de 16 toneladas do mundo, será apresentado aos clientes potenciais da Alemanha de 14 a 25 de junho, em Munique e Frankfurt. Projetado desde o início com uma faixa de operação puramente elétrica de 150 a 200 quilômetros, o Volta Zero, após o roadshow alemão, fará sua estreia pública em “live” global durante o evento Inovação e Tecnologia em Logística, ITT Hub, no Farnborough International Exhibition Centre no Reino Unido, de 30 de junho a 1º de julho. “Estamos muito satisfeitos com a recepção que o Volta Zero recebeu em toda a Europa. Seu trem de força totalmente elétrico de emissão zero apoia as ambições de descarbonização e sustentabilidade do cliente, e nossa abordagem de design sem as restrições legadas do motor de combustão interna ajuda a oferecer um ambiente de trabalho mais seguro e confortável para os motoristas”, explica Carla Detrieux, diretora de Desenvolvimento de Negócios da Volta Trucks. O protótipo Volta Zero foi lançado em setembro de 2020 e os primeiros veículos começarão a operar com clientes no final deste ano.
Novos na rota
A Transoeste Transportes, com sede em São Paulo (SP), fechou a compra de um lote de vinte e um Iveco Hi-Road. A empresa, fundada em 2015, transporta cargas em diferentes segmentos no território nacional – varejo, carga seca, alimentos e produtos químicos – e atualmente tem quarenta caminhões na frota. O Hi-Road é ideal para operações de médias e longas distâncias, e herdou as melhorias que a engenharia da Iveco promoveu recentemente na linha Hi-Way, com nova turbina, nova calibração e aumento de torque. O caminhão tem o menor peso de tara do segmento, que contribui para a redução de custos com combustível. O modelo é disponibilizado nas versões 4×2, 6×2 e 6×4, com motorização FPT Industrial de 360, 400, 440 e 480 cavalos. “Essa é mais uma venda que mostra como nossos produtos estão aptos para suprir as necessidades de grandes clientes proporcionando tecnologia de ponta e o melhor custo total de propriedade”, avalia César Quaresma, gerente Comercial da Iveco.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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