Divulgação

Tecnologias na cabeça

            Os capacetes B12, um dos maiores sucessos da história da tradicional marca Bieffe, evoluiu. A nova versão do modelo da Starplast está mais leve e compacta. Injetado em ABS, o novo casco apresenta um desenho mais compacto que foi desenvolvido em túnel de vento virtual. Entre as mudanças estão redução de peso – 1.373 gramas –, entradas de ar com sistema direct sliding (defletores deslizantes com difusores de ar direcionais nas áreas frontal, superior e traseira), oferecendo um melhor fluxo de ar dentro do capacete. O novo B12 conta ainda com proteção extra em EPS de alta densidade nas laterais do capacete e foi projetado para receber o sistema de comunicação Smart Trip, vendido como acessório e preço sugerido de R$ 574. Como novidade, o B12 apresenta ainda a tecnologia “HEAP Polymer” – High Energy Absorption Polymer –, que ajuda na alta absorção de energia na estrutura do casco. Outro diferencial do modelo é o efeito gota na lateral da viseira, que oferece um melhor escoamento giratório do ar, pois sua aerodinâmica permite melhor difusão do ar e auxilia na redução de ruído. O novo B12 conta ainda com viseira plana com trava, borda estrutural em policarbonato de três milímetros e preparação para receber película antiembaçante. A viseira tem proteção UV. O capacete traz vedação de viseira funcional e o campo de visão foi ampliado (180 graus). Para facilitar a manutenção, conta com sistema de remoção rápida da viseira (Quick Release Visor), além de cinta jugular com engate micrométrico e forro removível e lavável. O preço sugerido do novo Bieffe B12 é de R$ 499.

Hypernaked chique

Divulgação

        A Aprilia Tuono V4 2021 estreia com atualizações mecânicas e eletrônicas que visam torná-la a mais refinada da categoria. O modelo recebeu um novo design da carenagem com duas partes sobrepostas para melhorar a aerodinâmica, seguindo o padrão apresentado na Tuono 660. O motor V4 a 65 graus, de 1.077 cm³, permanece o mesmo e entrega 173 cavalos de potência máxima e 12,3 kgfm de torque. O pacote eletrônico APRC Aprilia Performance Ride Control foi atualizado, introduzindo uma nova ECU Magneti Marelli de 11 MP, bem como uma nova IMU de seis eixos e um software ainda mais refinado. A iluminação, com uma combinação tripla de leds, têm luzes de posição diurna posicionadas ao redor dos dois faróis principais. O painel TFT multifuncional tem conectividade Bluetooth. Na Europa, a nova linha 2021 da Aprilia Tuono V4 parte de 16.990 euros (cerca de R$ 115 mil) para a Aprilia Tuono V4 e de 19.990 (cerca de R$ 135 mil) para a Aprilia Tuono V4 Factory.

Luxo à italiana

Divulgação

        A MV Agusta apresentou as novas Turismo Veloce, que estão disponíveis nas variantes Rosso, Lusso e Lusso SCS, ou ainda a mais esportiva RC SCS. Depois de exibir a gama atualizada das esportivas retrô Superveloce 800, chegou a vez da linha 2021 das sport-touring Turismo Veloce. As versões SCS – Smart Clutch System – recebem a inovadora embreagem automática desenvolvida pela fabricante de motocicletas italiana. Com o SCS 2.0 de segunda geração, o sistema faz toda a gestão das trocas de marchas. Quando a moto está parada, engrena o ponto-morto. O motor continua a ser o tricilíndrico de 798 cc, com quatro válvulas por cilindro. Entrega 110 cavalos de potência e 8,15, kgfm de torque. Componentes do motor, como as válvulas e as guias de válvulas, recebem tratamento DLC para reduzir a fricção. A transmissão conta com relações otimizadas e ajudam na redução da temperatura. O sistema de ABS passou a ser sensível à inclinação em curva. O “cruise control” passa a ser equipamento de série em toda a gama. Nas versões Lusso e RC, a MV Agusta inclui ainda como equipamento de série o sistema antirroubo com satélite integrado, que permite a localização exata por coordenadas GPS.

Uma senhora Vespa

Divulgação

        Para celebrar os setenta e cinco anos de história, a Vespa lançou uma série especial. A série comemorativa Vespa 75th recorda os primeiros anos da marca, mas com a tecnologias e mecânica atuais. Sem grandes mudanças estéticas e preservando o indefectível estilo “vintage”, a edição comemorativa da scooter italiana tem detalhes exclusivos no acabamento e incorpora uma pequena bolsa com estilo retrô. A edição especial estará disponível apenas até o final de 2021 para as versões Primavera (motor de 50 cm³, 125 cm³ e 150 c³) e GTS (125 cm³ e 300 cm³). A pintura é na cor exclusiva “Giallo 75th”, que evoca um amarelo metálico bem popular entre os modelos da Vespa do pós-guerra. O número “75” estampa as laterais e o para-lama dianteiro. As rodas são de aço fundidas na cor cinza escuro com aros polidos. Para combinar, o escudo dianteiro e as rodas receberam acabamento cromado. O assento é acolchoado e revestido com couro nobuk. O painel de instrumentos tem tela de TFT de 4,3 polegadas. Atrás, há um pequeno hack já ocupado por uma bolsa de couro que traz uma capa de chuva. No Brasil, a Vespa comercializa os modelos Club 125, Club ZX 125, Classic VXL 150 e Notte 125. Não há definição sobre a importação da versão comemorativa. Nos Estados Unidos, a edição especial parte de US$ 5 mil (cerca de R$ 28 mil).

Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!

DEIXE UMA RESPOSTA