Bibendum e o simulador de capotagem Michelin
Bibendum e o simulador de capotagem Michelin

De virar a cabeça

Para alertar a sociedade sobre riscos dos acidentes de trânsito para os jovens, a Michelin lança este mês a 4ª edição do Michelin Best Driver. O programa conta com a parceria da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e é voltado para a conscientização dos jovens sobre a importância da direção segura e em especial do uso do cinto de segurança. Pela primeira vez, o programa levará um simulador de capotagem a universidades do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Campinas. O simulador também ficará aberto ao público na Praia de Copacabana, durante a Semana Nacional do Trânsito, celebrada em setembro. “A melhor forma de impactar as pessoas é oferecer experiências. Quem entrar no simulador terá a mesma sensação de um acidente e sentirá como o cinto de segurança pode salvar vidas. O objetivo é que saia com a responsabilidade de ser um motorista melhor”, explica Adriana Shoshan, diretora de Marketing da Michelin América do Sul.

Para engajar os jovens na segurança no trânsito, o programa convidou os “youtubers” Amanda Pontes, Mariana Torquato, Danilo Nogy, Victor Lamoglia, Rafael Machado e Gabriel Bernardo, que ficarão encarregados de conscientizar motoristas e pedestres sobre as “Regras de Ouro da FIA”, criadas para reduzir acidentes e aumentar a segurança no trânsito. Palestras do especialista em trânsito seguro Eduardo Biavati e do atleta de paracanoagem Fernando Fernandes, que tornou-se paraplégico em um acidente de trânsito, também farão parte da programação. O evento começa nos dias 11, 12 e 13 de setembro na Universidade Mackenzie, na capital paulista, depois vai até a instituição de ensino superior carioca Facha nos dias 18, 19, 20 de setembro. De 22 a 23 de setembro, o programa e o simulador estarão na praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. E a última etapa será de 2 a 4 de outubro, na Unicamp, em Campinas. (colaborou Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix).

 

Land Rover Range Rover Velar
Land Rover Range Rover Velar

Novidade sob o capô

A Land Rover lançou no Brasil a linha 2019 do Range Rover Velar. A principal novidade é a adoção do motor 2.0 turbo de 300 cavalos de potência e 40,8 kgfm de torque, acoplado à transmissão automática de 8 marchas que equipa outros modelos da marca. Com esse propulsor, o Velar acelera de zero a 100 km/h em apenas 6 segundos e atinge velocidade máxima de 234 km/h. A lista de equipamentos de série cresceu em todas as versões, incluindo suspensão a ar, câmera de ré e sistema que detecta saída involuntária de faixa de rolagem e traz de volta ao percurso correto automaticamente. As versões SE e HSE passam a oferecer também assistente de estacionamento, sensores 360 graus e monitoramento de tráfego traseiro. Sistema de frenagem de emergência, monitoramento de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo passam a ser itens padrão da topo de linha HSE. Os preços vão de R$ 376.370 a R$ 487.270.

 

Volkswagen T-Cross (sketch do interior)
Volkswagen T-Cross (sketch do interior)

Traços definidos

A cada dia, mais detalhes do Volkswagen T-Cross vão deixando de ser segredo. Desta vez, a marca revelou ilustrações que antecipam as linhas básicas do interior do SUV compacto, concebido para rivalizar com o Jeep Renegade, o Honda HR-V, o Nissan Kicks, o Hyundai Creta e outros modelos do segmento. A imagem comprova algo que já era esperado: o compartilhamento de componentes com o Polo, como o painel de instrumentos, central multimídia e comandos diversos. O volante poderá ser diferente do hatch, seguindo um novo padrão estilístico da marca. O T-Cross será a estrela da Volkswagen no próximo Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em novembro.

 

Renault Arkana
Renault Arkana

Sem segredo 

Após um período de expectativa, o Renault Arkana foi finalmente revelado ao público durante o Salão de Moscou. Apesar do nome estranho, que segundo o fabricante francês tem origem no latim “arcanum”, que significa segredo, o desenho do carro é realmente seu ponto alto. Não dá pra negar que a Renault acertou em cheio no visual, com uma frente bem imponente, seguindo os estilo dos modelos mais recentes da marca, e a traseira com silhueta bem fluida e elegante, graças à suave curvatura do teto. As lanternas traseiras, que se estendem de um lado a outro, sugerem mais sofisticação. O Arkana adota uma plataforma chamada B0+, derivada da utilizada pelo Duster e Captur, o que facilitaria sua introdução no mercado brasileiro. Isso não significa que sua chegada ao Brasil será em breve, pois isso não deve acontecer antes de 2020.

 

Chevrolet Onix Joy
Chevrolet Onix Joy

Quase imperceptível

A máxima “em time que está ganhando não se mexe” deve ter norteado as mudanças introduzidas no Chevrolet Onix Joy 2019. As novidades são pontuais, abrangendo novos equipamentos e mínimos diferenciais estéticos. As alterações visuais abrangem faróis com máscara negra, adesivo preto na coluna das portas, detalhes fumê nas lanternas traseiras e novas calotas. No interior, o assento traseiro central passa a dispor de apoio de cabeça e cinto de três pontos e os bancos ganharam novo revestimento e preparação para som de fábrica, que inclui alto-falantes dianteiros, fiação para acessórios e antena. Disponível apenas com motor 1.0 e câmbio manual de 6 marchas, o Onix Joy 2019 teve um aumento de preço de R$ 800, passando a custar a partir de R$ 44.590.

 

Choque de novidade

A Audi anunciou o começo da produção do SUV totalmente elétrico E-Tron em sua fábrica em Bruxelas, na Bélgica. O utilitário esportivo abre mão do motor a combustão, mas não da alta performance: seus dois propulsores elétricos produzem juntos 360 cavalos de potência e 57,1 kgfm de torque. Ativando-se o modo “boost”, a potência sobre para 407 cavalos e o torque para 70 kgfm. Com isso, a aceleração de zero a 100 km/h fica em 6 segundos. Segundo a Audi, a autonomia da bateria será de 400 quilômetros. A revelação oficial do SUV Audi E-Tron acontece dia 17 de setembro, em um evento especial nos EUA.

 

Tradição mantida

A General Motors não pretende seguir os passos da Ford e continuará no segmento de sedãs, apesar do crescimento dos SUVs. A informação foi dada por Steve Majoros, diretor de marketing da empresa. Na opinião do executivo, a saída da Ford desse mercado abre grandes oportunidades para a GM, vez que, somente nos EUA, são vendidos mais de 4 milhões de sedãs anualmente. Nos últimos meses, Volkswagen, Honda, Toyota e Hyundai, tradicionais provedores de sedãs para o mercado norte-americano, se apressaram em dizer que ainda consideram o segmento atrativo e que não pretendem deixá-lo. Reforçando seu posicionamento, a Chevrolet acaba de lançar a renovada linha 2019 do Malibu, concorrente direto do desenganado Ford Fusion.

 

Questão central

Recentemente atualizado, o Honda City chega à linha 2019 quase sem mudanças. A única novidade é a adoção, pela versão EX, da mesma central multimídia da EXL, que tem tela maior, reproduz imagens captadas pela câmera de ré e é compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay. Apesar da similaridade dos equipamentos, o GPS integrado segue como recurso exclusivo da configuração topo de linha EXL. Os preços subiram em média R$ 800, partindo de R$ 62.500 para a versão DX 1.5 manual e chegando aos R$ 85.400 sugeridos para a EXL 1.5 CVT. As novas gerações dos Honda Fit e City começarão a ser lançadas mundialmente em 2019 e contarão até mesmo com variante híbrida.

 

Dança do mercado

Os números do mercado nacional em agosto revelam uma liderança cada vez mais isolada do Chevrolet Onix, que vendeu mais que o dobro do segundo colocado, o Hyundai HB20. O Onix emplacou 21.763 unidades ante 10.589 do Hyundai, que “roubou” o segundo lugar do Ford Ka (10.118) por muito pouco. Na sequência, vieram os Volkswagen Gol (6.628) e Polo (6.544), Renault Kwid (6.273), Fiat Toro (6.172), Fiat Argo (6.166) e, fechando o “top 10”, o Chevrolet Prisma e a picape Fiat Strada (empatados com 6.119). O Jeep Compass (5.800) lidera entre os SUVs, seguido pelo Hyundai Creta (5.277), Honda HR-V (5.021) e Jeep Renagade (4.465). Ainda entre os SUVs, vale destacar que o Renault Captur (3.062) superou por pouco o Ford EcoSport (3.034).  A briga das picapes médias permanece com Toyota Hilux na liderança e a Chevrolet S10 em segundo.

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