A Hilux 2019 chega agora ao Brasil. Uma das mais tradicionais picapes da indústria automotiva mundial, o modelo da Toyota completa meio século de existência em 2018, com uma atuação global e uma trajetória marcada por sucessivas evoluções que transformaram o utilitário rústico de 1968 em um veículo mais dinâmico, requintado e urbanizado. A linha 2019 da picape produzida na fábrica de Zárate, na Argentina, traz um “facelift” em relação à oitava geração, apresentada em 2015. O design frontal foi modernizado para realçar a robustez, um dos atributos que tornou a Hilux líder de seu segmento no mercado nacional nos últimos três anos. A picape incorporou uma lista de equipamentos ainda mais recheada.
Inspirada no novo conceito global de design dos utilitários da Toyota, a Hilux 2019 reafirma a proposta de robustez, explicitada no novo desenho frontal nas versões SRX, SRV e SR. O modelo incorpora um novo desenho de grade hexagonal em preto brilhante, traçada por três sólidas barras horizontais contornadas por um acabamento cromado. As alterações implicaram na remodelação do para-choque dianteiro, no qual foram incorporados faróis de neblina, equipamento presente desde a versão SR. Agora são 5,31 metros de comprimento, 15 milímetros menor em relação ao modelo 2018. Na altura, permanecem os 1,81 metro e 1,85 metro de largura, assim como a distância entre-eixos de 3,08 metros.
Carro-chefe da linha, a SRX traz um badge alusivo ao 50º aniversário da picape. As modificações externas são complementadas pela introdução de novas rodas de 18 polegadas, o que destaca ainda mais sua robustez. Outra novidade de série na versão SRX 50th anniversary é a inclusão de capota marítima. A versão SRV adota rodas 18” e maçanetas externas cromadas. Já os modelos focados para o trabalho mantêm o design externo da linha 2018. Mas todas essas versões – Standard Power Pack, Standard Narrow, Cabine Simples e Cabine Chassi –, majoritariamente comercializadas pelo canal de Vendas Diretas da Toyota, receberam novos itens e alterações internas.
No acabamento interno, a Hilux 2019 traz mudanças para a versão SRX e posiciona a configuração como referência. Entre as principais modificações está a tonalidade escura, a fim de contrastar com os detalhes cromados. Os assentos de couro perfurado e painel de instrumentos de iluminação na cor branca realçam o aspecto mais sofisticado. O pacote na SRX é complementado por assentos perfurados, interior preto em acabamento black piano, espelho retrovisor interno eletrocrômico e luz de condução diurna em leds. Na intermediária SRV, o nível de equipamentos adiciona estepe em liga leve, airbags laterais e de cortina (totalizando sete), Smart Entry e Push Start, assistente eletrônico de subida (DAC), apenas nas versões a diesel, módulo para subida automática dos quatro vidros, luz de condução diurna e retrovisor eletrocrômico. A versão SR, focada no canal de produtor rural da marca, ganhou, de série, ar-condicionado digital e luz de condução diurna.
Quando nasceu, em março de 1968, a picape média da Toyota era equipada por um propulsor de 70 cavalos de 1.5 litro, a gasolina. Já os modelos da linha 2019 da Hilux seguem equipados com motores diesel e flex. Os a diesel vêm equipados com propulsor Toyota D-4D 2.8L 16V Turbo de 177 cavalos de potência a 3.400 rpm, todas de tração integral. As transmissões para os modelos diesel são automática de 6 velocidades sequencial para as versões SRX, SRV e SR e manual de 6 velocidades para as versões Standard Power Pack, Standard Narrow, Cabine Simples e Cabine Chassi. As versões flexfuel trazem o motor Dual VVT-i Flex 2.7L 16V DOHC, especialmente projetado para o mercado brasileiro. Têm duplo comando de válvulas variável (Dual VVT-i), que atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão, otimizando a queima do combustível de maneira inteligente. As versões flex apresentam 163 cavalos de potência a 5.000 rpm, quando abastecidos com etanol, e 159 cavalos, também a 5.000 giros, com gasolina. São três versões dotadas de transmissão automática de 6 velocidades sequencial: SRV 4×4 Cabine Dupla, SRV 4×2 e SR 4×2. Há ainda a versão SR 4×2, que vem com transmissão manual de 5 velocidades.
Modelo / Versão – Preço público sugerido