Garotada radical
No Natal, a MXF Motors tradicionalmente amplia as vendas de minimotos, quadriciclos, patinetes e bicicletas elétricas destinadas ao público infantil. Segundo a fabricante paranaense de ciclomotores, os modelos da marca especialmente projetados para os pequenos aventureiros são fáceis e seguros de se dirigir. Atualmente, muitos pais enfrentam dificuldades em encorajar seus filhos a saírem para brincar no quintal porque, dentro de casa, há muitas outras distrações, principalmente por conta da era digital. A MXF sugere modelos de minimotos com 49 e 50 cc e quadriciclos de 49 cc e 90 cc. A linha de quadriciclos MXF Thor é inspirada no superherói da Marvel Comics, Thor, o Deus do Trovão. Feito com aço tubular de alta resistência, tem cores vibrantes, transmissão automática, freios a disco e estacionários, partida elétrica, amortecedores hidráulicos e limitador de velocidade. O Thor 49 cc é projetado para crianças de quatro a oito anos e tem motor de dois tempos com arrefecimento a ar. Sua potência chega até 3,5 cavalos em 7.500 rpm e velocidade máxima de 40 km/h. Já o Thor 90 cc tem design mais moderno, motor quatro tempos e partida elétrica, chegando a uma velocidade máxima de 60 km/h. Vem com quadro tubular em aço de alta resistência e suspensões com amortecedores hidráulicos. É indicado para crianças de sete a dez anos.
O poder da lâmpada
Na época em que muitos se preparam para pegar estrada durante as férias, é necessário tomar alguns cuidados para a manutenção da motocicleta. Entre os mais importantes, está a checagem da lâmpada do farol. Por isso, a Philips Automotiva alerta ao motociclista: não esquecer do item fundamental para ver e ser visto. No mercado brasileiro, a marca Philips disponibiliza duas linhas de lâmpadas halógenas. A HighPerformance, no formato de lâmpada HS1, foi desenvolvida levando em consideração que a vibração de uma motocicleta é até cinco vezes maior, quando comparada a de um automóvel. A versão de 12 V e 35/35W traz alta resistência às imperfeições da pista tendo como principais apelos a maior segurança para o motociclista e melhor custo-benefício. Para os formatos de lâmpadas de motocicletas H4, o consumidor encontra nas principais lojas de autopeças a ExtraDuty Moto. Em suas especificações, a lâmpada promete durabilidade até quatro vezes maior que as convencionais, além de oferecer resistência às vibrações de até 20G. De acordo com a Philips, os produtos da marca são produzidos ainda com vidro de quartzo UV que filtra os raios ultravioletas prejudiciais que podem danificar os faróis, evitando ainda o amarelamento da lente do conjunto óptico. Já a linha Moto Led proporciona, segundo a fabricante, 130% mais visibilidade nas pistas quando comparada com as halógenas convencionais, trazendo luz branca. O resultado é uma aparência mais moderna, visual futurista, mais branca até que os faróis de xênon. A durabilidade da linha Moto Led, conforme a Philips, é de até cinco anos e o produto oferece alta resistência à água e poeira (certificação IP65) e resistência à vibração de até 10G.
Convocação à inglesa
O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos no que diz respeito ao recall das motos Rocket 3 R, modelo YK1, fabricadas de fevereiro a novembro deste ano, com números de chassis finais de 1840 a 4849. A Triumph Fabricação de Motocicletas de Manaus Ltda. deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor. No comunicado, a Triumph informa a possibilidade de ar no sistema de freio que pode afetar o desempenho de frenagem no pedal, podendo aumentar o risco de queda e/ou colisão, lesões físicas leves e até fatais ao piloto, garupa e a terceiros, além de danos materiais. Os proprietários das motos envolvidas deverão agendar junto a uma concessionária da marca a sangria no sistema de freio. Para agendamento e mais informações, a empresa disponibiliza o telefone 0800 727 2025, das 9 h às 18 h, de segunda a sexta-feira.
Prestígio em dose dupla
A Akrapovič é um fabricante esloveno de sistemas de escapamento, que surgiu em 1990 no mercado de motocicletas e, a partir de 2010, passou a produzir também escapamentos de automóveis. Os escapamentos Akrapovič são usados em motocicletas no MotoGP. Não por acaso, a Ducati escolheu os acessórios Akrapovič para a customização da recém-lançada Multistrada V4. A parceria da marca italiana de motocicletas com a Akrapovič surgiu em 2014 com o projeto ligado à Ducati 1199 Panigale. Para aprimorar ainda mais o lado esportivo da nova Multistrada V4, a Ducati colaborou com a Akrapovič na criação de dois acessórios de marca conjunta: um escapamento derivado de corrida e um silenciador. Ambos os componentes são dedicados exclusivamente a esse modelo e têm um design único que se adapta perfeitamente à motocicleta. O escapamento de corrida é feito em aço inoxidável e está equipado com um silenciador com manga externa de titânio e tampa de fibra de carbono. Os materiais são combinados com o mapeamento dedicado fornecido, que ajusta todos os parâmetros eletrônicos ao novo desempenho. Ao montar o escapamento de corrida Akrapovič, o peso da Multistrada V4 cai cinco quilos, enquanto o torque máximo chega a 13,6 kgfm e a potência, a 176 cavalos.
Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também:
Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!