Divulgação

Conectar é preciso

            A Volvo está comemorando a marca de mais de 100 mil caminhões, ônibus e equipamentos de construção conectados na América Latina. São exatas 102,9 mil unidades conectadas no continente. Consideram-se conectados aqueles veículos que tenham um módulo de comunicação operando e trocando dados com a plataforma de conectividade. No mundo, a Volvo está na liderança em conectividade em transportes comerciais, com mais de 1,1 milhão de veículos conectados. “É um marco importante para a Volvo, que foi pioneira nessa área, trazendo muitos avanços para todo o setor. Usando as informações coletadas, basicamente, conseguimos criar serviços e soluções que fazem o mundo do transporte mais seguro e eficiente”, comemorou Deise Kindinger, gerente de Conectividade da Volvo na América Latina. Entre os benefícios proporcionados pela conectividade estão mais produtividade, redução do custo operacional, mais segurança e menos emissões de poluentes.

Para carregar na tomada

Divulgação

        A transportadora paulista RTE Rodonaves está fazendo um teste de caminhão 100% elétrico para entregas de produtos, em parceria com a JAC Motors, na cidade de São Paulo. O modelo, que está rodando desde o começo de dezembro, é inicialmente exclusivo para atender aos clientes da Electrolux. O modelo iEV1200T, que conta com homologação para uma autonomia de até 250 quilômetros, de acordo com o padrão europeu NEDC, está equipado com bateria de fosfato de ferro-lítio de 97 kWh e propulsor elétrico, que gera 177 cavalos de potência e velocidade máxima de 90 km/h. Além disso, o veículo tem sistema de regeneração de energia das frenagens e desacelerações por meio do i-Pedal. Segundo a JAC Motors, o caminhão elétrico oferece conforto, praticidade (devido às dimensões reduzidas), emissão zero de CO2, capacidade para 7,5 toneladas e o baixo custo operacional e de rodagem menor se comparado a um caminhão a diesel.

Tecnologia na roça

Divulgação

        Para agregar valor em toda a cadeia produtiva da agricultura, a Mercedes-Benz juntou-se à plataforma de inovação e empreendedorismo da Basf, o AgroStart, na busca de soluções para a mobilidade agrícola nas categorias de robótica/mobilidade, sensores/IoT, conectividade e gerenciamento da lavoura com o uso de telemetria. O foco da parceria é a maior produtividade e rentabilidade no campo. Esse compromisso ganha impulso com a aceleração de startups, que foram avaliadas por uma banca formada por representantes da Mercedes-Benz do Brasil, Basf, Grunner, Raízen e Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha. Ao todo, cinquenta e sete startups se inscreveram na iniciativa. As selecionadas foram a Cropman, responsável por oferecer soluções em diagnósticos de solos de alta precisão e rendimento, a Pix Force, que desenvolve soluções para interpretar imagens e vídeos por meio de Inteligência Artificial, e a Kalliandra, empresa com foco em agricultura irrigada. “Estamos sempre pensando e buscando novas formas de fazer negócios, envolvendo novas plataformas digitais e novos parceiros para atender às atuais e futuras demandas dos clientes”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Nas rotas do Paraná

Divulgação

        A Neobus, marca pertencente à encarroçadora de ônibus gaúcha Marcopolo e focada no desenvolvimento e produção de veículos com eficiente relação custo/benefício, amplia a sua presença no Estado do Paraná com o fornecimento de seis unidades do modelo Spectrum 325 para diferentes municípios por intermédio de processos licitatórios. Os veículos entregues estão sendo utilizados em diferentes aplicações, como pelas secretarias municipais de esporte, para deslocamento de equipes esportivas compostas por alunos da rede pública municipal e estadual. Outros serão utilizados nas secretarias municipais de saúde, no transporte de pacientes do interior do Estado para consultas em hospitais e clínicas nos grandes centros. As unidades do modelo intermunicipal Spectrum 325 fornecidas para os municípios são equipadas com poltronas reclináveis e acolchoadas do modelo Soft 1.025, elevador tipo DPM (dispositivo de poltrona móvel) para total acessibilidade e iluminação interna e externa em leds, além de sistema de ar-condicionado para maior conforto térmico e sanitário (em algumas unidades). Com diferentes configurações, as unidades do Spectrum 325 têm capacidade para transportar de trinta e oito a quarenta e seis passageiros e comprimento total de até 12,7 metros.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!

DEIXE UMA RESPOSTA