Mercedes-AMG GT S Roadster

Nada como o calor do sol para inspirar quem pensa em comprar um conversível. A Mercedes-AMG resolveu aproveitar a primavera europeia para anunciar ampliação seu portfólio de esportivos com o novo AMG GT S Roadster. A partir dessa semana, já é possível encomendar o novo conversível por 148.577 euros, equivalentes a cerca de R$ 640 mil. A chegada do modelo às concessionárias da Europa acontece em julho, já em pleno verão local.

Mercedes-AMG GT S Roadster

Por incrível que pareça, trata-se de uma versão intermediária. Com seus 522 cv, ele se posiciona entre o AMG GT Roadster “básico” de 476 cv e o “top” AMG GT C Roadster com 557 cv – que é vendido no Brasil por impressionantes R$ 1.065.000. Por enquanto, não há confirmação da marca alemã quanto à chegada do GT S Roadster ao mercado brasileiro.

Mercedes-AMG GT S Roadster

O novo conversível combina o uso intensivo de alumínio nos chassis e nas partes externas, um motor V8 biturbo, uma transmissão de dupla embreagem de sete velocidades, um diferencial de bloqueio do eixo traseiro e uma suspensão esportiva com duplo wishbone de alumínio. Com seus 1.625 kg, tornou-se ainda mais dinâmico que o AMG GT Roadster graças a modificações no motor, suspensão, freios, design e interior.

Se por fora o AMG GT S Roadster já deixa muitos queixos caídos, sob o amplo capô está um espetáculo à parte. Trata-se de um biturbo V8 de 4.0 litros AMG que oferece uma potência de 522 cv e torque máximo de 68,32 kgfm, disponíveis entre 1.900 a 5 mil rpm. Os dois turbocompressores do V8 não estão posicionados do lado de fora dos cilindros, mas dentro do “V”. Isso possibilita um design mais compacto do motor, melhores respostas dos turbos e baixas emissões, graças ao fluxo de ar ideal para os catalisadores próximos ao motor. O sistema ativo de regulagem de ar Airpanel faz com que as aberturas verticais na parte inferior do spoiler dianteiro sejam abertas e fechadas eletronicamente por meio de um motor elétrico para garantir a quantidade necessária de resfriamento ao motorzão. A transferência de potência providenciada pela transmissão esportiva AMG Speedshift DCT 7G. O zero a 100 km/h é feito em 3,8 segundos e a velocidade máxima atinge os 308 km/h. Segundo os engenheiros da marca da estrela de três pontas, o consumo de combustível combinado é de 8,7 km/l, com emissões combinadas de CO2 de 262 g/km.

Mercedes-AMG GT S Roadster

O AMG GT S Roadster vem com a suspensão AMG Ride Control, com ajuste adaptativo de amortecimento de série. Controlado eletronicamente, o sistema ajusta o amortecimento de cada roda de forma individual, dependendo do estilo de condução, da superfície da estrada e da configuração de suspensão selecionada – as opções são “Comfort”, “Sport” e “Sport +”. Além da suspensão, o motorista pode definir os estilos de condução através do AMG Dynamic Select. Estão disponíveis cinco modos de direção: “C” (Conforto), “S” (Esportivo), “S +” (Mais Esportivo), “Race” (Corrida) e a configuração individualmente programável “I”. Em todos os modos, os principais parâmetros, como a resposta do motor e da transmissão, as características do acelerador, a suspensão esportiva, a direção e o ESP de três estágios são modificados. Ao pressionar o botão “M” no console central, o motorista ativa o modo de transmissão manual, para trocar de marcha usando os “padlle-shifts” no volante. Um diferencial de bloqueio controlado eletronicamente no eixo traseiro ajuda a tornar mais fácil a direção nos limites do veículo. O spoiler traseiro extensível aumenta a estabilidade em velocidades mais altas.

De série, o AMG GT S Roadster vem com rodas de liga leve de 10 raios com 9 x 19 polegadas (frente) e 11 x 19 polegadas (traseira) e pneus 255/35 R 19 e 295/35 R 19, respectivamente. O sistema de freios possui discos compostos de 390 x 36 mm com pinças fixas de seis pistões, com discos de freio compostos de 360 ​​x 26 mm e pinças fixas de pistão único na traseira. As pinças do freio são pintadas de vermelho com as letras “AMG”. Existe também a opção de freios de carbono cerâmico de alto desempenho AMG com discos de freio de tamanho 402 x 39 mm no eixo dianteiro e 360 ​​x 32 mm atrás, juntamente com pinças de freio especialmente pintadas com a inscrição “AMG Carbono Cerâmico”. Segundo a Mercedes, o sistema opcional oferece desempenho de frenagem semelhante aos modelos usados no automobilismo.

Para o corpo e a carroceria do GT S, a Mercedes-AMG optou por uma mistura particularmente leve de materiais, com uma alta proporção de alumínio. Plásticos de alta tecnologia também são bastante utilizados. Já o teto conversível de três camadas de tecido é sustentado por uma estrutura de magnésio, aço e alumínio de baixo peso, o que ajuda a manter o centro de gravidade do veículo baixo. A proteção contra capotamentos é fornecida por uma travessa de alumínio integrada, enquanto um revestimento acústico melhora o conforto contra ruídos.

O design interior reflete bem o estilo arrojado das linhas externas. Os painéis das portas côncavos, o console central dinâmico e a posição baixa do assento fazem o motorista se sentir integrado ao cockpit futurista. Os bancos AMG Performance são opcionais e proporcionam ainda mais apoio lateral com apoios laterais do encosto e da almofada do assento com maior contorno. Também podem vir com o sistema de aquecimento do nível do pescoço Airscarf, o que torna o passeio ao ar livre agradável mesmo em baixas temperaturas externas. Um tipo de preocupação que passa pela cabeça de consumidores ricos em países de clima predominantemente mais frio.

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