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Evolução no Cerrado

A fábrica da Caoa Montadora em Anápolis (GO) completou 17 anos em 2024. Das linhas de montagem já foram produzidos mais de 435 mil veículos das marcas Hyundai e Caoa Chery. No ano passado, a Caoa anunciou investimento de R$ 3 bilhões no complexo industrial. Com área total de 1,5 milhão de metros quadrados, a expansão aumentará a área construída de 36.172 para 208 mil metros quadrados. Com o início do segundo turno, em setembro de 2023, o número de trabalhadores se aproximou de 2.500, fechando o ano com mais de três mil contratados. Em junho de 2024, foi iniciado o terceiro turno, com a fábrica chegando a 5.450 empregados. Nos planos da Caoa Chery para 2025, estão o início da produção em Anápolis do Tiggo 8 Pro Hybrid Plug-in (atualmente, importado da China) e o lançamento do Tiggo 9, o maior modelo da família Tiggo (com 4,82 metros de comprimento, 1,93 metros de largura e 2,82 metros de entre-eixos). O Tiggo 9 a combustão será montado em Anápolis, enquanto a configuração híbrida deve ser importada da China. (colaborou Luiz Humberto Monteiro Pereira)

Investimento e novidades

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A Volkswagen do Brasil investirá R$ 13 bilhões em suas três fábricas no Estado de São Paulo. O anúncio foi feito na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo, que ao lado da fábrica de Taubaté serão pioneiras no setor automotivo a terem biometano em sua matriz energética, podendo reduzir em até 99% das emissões de CO2 em parte do processo produtivo, em comparação à alternativa fóssil. O aporte financeiro abre a possibilidade de a Anchieta produzir dois modelos inéditos, a de Taubaté, um automóvel totalmente novo e 100% desenvolvido no Brasil, enquanto a fábrica de motores de São Carlos receberá um novo propulsor a combustão para carros com tecnologia híbrida. Todos esses modelos integram a nova experiência de produtos da Volkswagen do Brasil, que lançará 16 veículos até 2028, contemplando carros com tecnologia Total Flex (bicombustível), híbridos e 100% elétricos. A marca alemã terá também no Brasil uma nova plataforma flexível e sustentável, a MQB Hybrid.

Marketing à chinesa

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A BYD anuncia uma condição exclusiva para a compra do sedã híbrido King. Líder de vendas de eletrificados no Brasil, a marca chinesa está oferecendo revisão gratuita por três anos (ou 36 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro) para quem comprar o King zero-quilômetro, que custa R$ 175.800 na versão GL e R$ 187.800 na “top” GS. “O propósito da BYD em lançar essa campanha é incentivar os consumidores brasileiros a terem um sedã híbrido tecnológico, sustentável e que, por ser plug-in, pode ser carregado na tomada”, explica Alexandre Baldy, vice-presidente Sênior da BYD no Brasil e diretor Comercial e de Marketing da BYD Auto. A marca oriental anunciou ainda o lançamento do “Programa de Recompra Garantida BYD”, para incentivar os clientes a adquirirem um novo veículo da marca utilizando o carro usado na troca. Pelo valor de até 80% da Tabela Fipe, os donos de modelos da BYD poderão trocar seu veículo por outro zero-quilômetro da marca chinesa.

Estratégia anunciada

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A Omoda & Jaecoo, que reúne duas submarcas do grupo chinês Chery, acaba de revelar detalhes da estratégia para seu início de operação no Brasil e os desdobramentos sobre o plano de negócios nos primeiros três anos. O “pontapé” para a fase de introdução no mercado brasileiro se dará com o aporte de cerca de R$ 200 milhões da Omoda & Jaecoo global na subsidiária brasileira. Esse investimento servirá para a contratação de empregados e de fornecedores e abertura de escritório central. O aporte na representação local está dentro da estratégia mundial da empresa em se expandir rapidamente em mercados tidos como chave, posicionando o Brasil como um dos pilares na América do Sul. A Omoda & Jaecoo mantém ainda seu plano de construir uma fábrica no Brasil, fazendo da unidade um polo de abastecimento do mercado local e de exportação para a região. Uma possibilidade em estudos é o aproveitamento da fábrica da Chery em Jacareí (SP), desativada desde 2021. A nova marca chinesa já confirmou seus “pontas de lança” no mercado brasileiro: o SUV compacto Omoda 5 (híbrido e 100% elétrico) e o SUV médio híbrido Jaecoo 7, que chegarão aqui no primeiro trimestre do próximo ano.

Sem medo de nome feio

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A Lamborghini apresenta o Temerario, o novo “bólido” que vem para substituir o Huracán, o superesportivo lançado em 2014 e o mais vendido da história da marca italiana. O Temerario é o segundo modelo da gama High Performance Electrified Vehicle (HPEV) da Lamborghini, e completa a hibridização da casa de Sant’Agata Bolognese após a estreia no mercado do Urus SE. Com a nova “fera”, a fabricante italiana se despede do 5.2 V10 e passa a utilizar o 4.0 V8 biturbo. O novo sistema de propulsão híbrido do Temerario combina o V8 com três motores elétricos, disponibilizando uma potência total de 920 cavalos. O novo propulsor de produção em série é o primeiro destinado a um superesportivo capaz de alcançar 10 mil rotações por minuto, com um torque de 73,4 kgfm de 4 mil a 7 mil rpm. O motor é acoplado a uma transmissão de dupla embreagem (DCT) de 8 marchas, instalada transversalmente atrás do V8. Com isso, o Temerario acelera de zero a 100 km/h em apenas 2,7 segundos e pode chegar a 340 km/h. Ninguém ousou perguntar qual será o preço do Temerario. Mas deve passar fácil dos R$ 4,5 milhões de seu antecessor.

Quatro décadas que passaram rápido

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O ano de 1984 revelou duas coisas relacionadas à velocidade que o mundo não mais esqueceria. No GP de Mônaco daquele ano, um jovem com nome de Ayrton Senna assombrou o planeta a bordo de uma “carroça” chamada Toleman, ganhando por mérito de uma McLaren debaixo de um temporal mas derrotado no “tapetão” pelos chefes da Fórmula-1. A outra coisa foi apresentada pela BMW. Há 40 anos, surgia o M5, até os dias de hoje, o sedã de produção mais rápido do mundo, derivado do Série 5 e preparado pela Motorsport, divisão esportiva da marca alemã. Agora “quarentão”, o M5 entra em uma nova era. O lendário sedã de altas performances chega a sua sétima geração, contando, pela primeira vez, com um sistema de propulsão híbrido plug-in M Hybrid, que fornece uma potência combinada de 727 cavalos – um coice – e um torque total de nada menos de cem kgfm – um espanto. O motor a combustão se beneficia da moderna tecnologia M TwinPower Turbo, de um coletor de escape cruzado e de uma separação otimizada do óleo. O novo M5 já iniciou sua produção na fábrica de Dingolfing, na Alemanha, mas ainda não tem previsão de chegar ao Brasil.

Proposta radical

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A Mitsubishi acaba de revelar o protótipo que disputa o Rali dos Sertões 2024. Batizado de Triton Ultimate Racing, o carro é inspirado na nova geração da picape L200, que ainda não estreou. A máquina foi totalmente desenvolvida no Brasil, no galpão da equipe Spinelli Racing, no autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP). O bólido substitui o protótipo sul-africano utilizado na edição do ano passado do rali. A Triton “vestida para matar” tem chassi tubular, com carenagem em material leve com elementos que remetem à picape de rua. Sob o capô, o Triton Ultimate Racing foi equipado novamente com um V8. No carro de 2023, o 5.0 V8 Coyote tinha 400 cavalos, o mesmo motor do Ford Mustang. Na Triton “superenvenenada” deste ano, a equipe diz que o V8 entrega 450 cavalos, e está acoplado a uma transmissão sequencial de 6 marchas, de competição, evidentemente.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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