Divulgação

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Só na fábrica

Exclusiva para venda direta – aquela que não passa por concessionárias e é destinada para empresas –, a versão Endurance do Fiat Argo chega ao mercado com preço promocional de R$ 79.990. Com isso, a variante do hatch compacto torna-se uma das mais baratas entre os carros produzidos no Brasil – atrás apenas do Fiat Mobi Like (R$ 72.990), do Renault Kwid Zen (R$ 73.640) e do Citroën C3 Live (R$ 74.790). Desenvolvido para encarar desafios de off-road leves, o Argo Endurance é equipado com o motor 1.3 Firefly de 107 cavalos e 13,7 kgfm, associado ao câmbio manual de 5 marchas, com capacidade de reboque de até 400 quilos, porta-malas de 300 litros, garantia de três anos, suspensão elevada, ângulo de entrada de 20,5 graus e de saída de 33 graus, altura em relação ao solo de 18,6 centímetros, protetor de cárter e pneus de uso misto. Lançado em 2017, o Argo é atualmente o quarto carro de passeio mais vendido do Brasil, com 48.284 unidades emplacadas de janeiro a julho deste ano, ante as 70.405 do primeiro colocado, o Volkswagen Polo, as 51.026 do Chevrolet Onix e as 49.924 do Hyundai HB20, todos hatches compactos.

Comemoração com ressalvas

Divulgação

De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram produzidas em julho 242 mil unidades entre carros de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus no Brasil, com aumento de 17% em relação a junho deste ano. A produção acumulada de 2024 foi de 1,38 milhão de unidades, superando em 5,3% os primeiros sete meses de 2023. “Foi um volume tão relevante em julho que superou até o mesmo mês de 2023, que havia sido fortemente impulsionado pela MP 1.175 do Governo Federal, que oferecia descontos para a compra de carros zero-quilômetro”, comemorou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea. Segundo a entidade representante das montadoras, os indicadores que demandam mais atenção é o das importações e o das exportações. O primeiro continua apresentando a mesma participação elevada de 17% nas vendas totais. Já as exportações chegaram a um total de 204,4 mil unidades de janeiro a julho de 2024, 21,7% abaixo dos sete primeiros meses de 2023. A Anfavea continua se queixando da maciça entrada de carros elétricos chineses no Brasil.

Ícone cinquentão

Divulgação

Para celebrar o quinquagésimo aniversário do 911 Turbo, a Porsche está lançando a série 911 Turbo 50 Years. Um pacote opcional Heritage Design realça a estética do modelo de aniversário. A Porsche limitou a série em 1.974 unidades, em homenagem ao ano que estreou a última geração do 911 Turbo S. Tecnicamente, o 911 Turbo 50 Years tem como base o 911 Turbo S que está em produção desde 2019. Seu motor boxer biturbo de 3,7 litros com geometria variável das turbinas entrega 478 kW (650 cavalos) de potência e 80,4 kgfm de torque. O 911 Turbo 50 Years precisa de apenas 2,7 segundos para acelerar de zero a 100 km/h. A potência é transmitida às rodas pela transmissão de dupla embreagem de 8 marchas (PDK) e pelo sistema de tração integral ativo Porsche Traction Management com o Porsche Torque Vectoring Plus, incluindo o bloqueio do diferencial traseiro controlado eletronicamente com distribuição de torque totalmente variável. O 911 Turbo 50 Years pode ser encomendado com preço de 275 mil euros, equivalente a mais de R$ 1,6 milhão, com o imposto de importação agregado. Os brasileiros que adquirirem o ícone de aniversário receberão o carro até o final deste ano.

O barato de ser turbo

Divulgação

O Citroën C3 será o mais novo modelo da Stellantis a receber o motor turbo T200, na versão You. O carro deve ser apresentado durante esta semana. Produzida no Complexo Automotivo de Porto Real, a nova variante topo de linha do hatch compacto se alinhará com o “irmão” Aircross, também fabricado no sul do Estado do Rio de Janeiro. Já utilizado em configurações dos Fiat Strada, Pulse e Fastback e dos Peugeot 208 e 2008, o motor T200 tem 130 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque, normalmente acoplado à transmissão automática tipo CVT de 7 marchas simuladas. Pelas projeções de mercado, o C3 You deverá ser o carro turbinado mais barato do Brasil. A variante You contará com diferenciais como o teto em preto, as rodas de liga leve exclusivas e o rack, enquanto no interior terá o painel de instrumentos digital com tela de 7 polegadas estreante no SUV compacto Aircross.

Acessibilidade elétrica

Divulgação

Líder disparada em emplacamento de elétricos no Brasil, a chinesa BYD dá mais um passo de vanguarda no país, sendo a primeira marca a vender veículos 100% elétricos para o público PcD (sigla que compreende pessoas com limitações físicas, mentais ou sensoriais de longo prazo). Assim, a BYD passa a oferecer isenções e descontos para a família Dolphin Mini. Para quem comprar o Dolphin Mini preto de quatro lugares, o preço final para o público PcD fica em R$ 99,8 mil. Já o Dolphin Mini de cinco lugares sai por R$ 101,8 mil em todas as cores disponíveis no modelo no Brasil. As duas configurações têm motor de 55 kW (75 cavalos) de potência e 13,6 kgfm de torque instantâneo, com velocidade máxima de 130 km/h e autonomia de até 280 quilômetros. A fabricante agrega um Wallbox gratuito para garantir a tranquilidade de o cliente poder carregar o veículo em sua própria residência.

Acessório reverso

Divulgação

A linha de acessórios originais da Nissan ganhou mais uma opção para o sedã compacto Versa, produzido no México. A versão Sense passa a contar com câmera de ré, com preço médio sugerido de R$ 660, podendo variar de acordo com a tributação de cada Estado do Brasil. Fornecido pela Quantum e homologado pela engenharia da Nissan do Brasil, o acessório tem imagem de alta resolução, com visão clara e colorida. O equipamento foi projetado para funcionar de maneira eficaz em várias condições climáticas, sendo resistente à água, com design compacto que se integra ao painel frontal do veículo. O “powertrain” é igual nas três configurações do Versa (Sense, Advance e Exclusive), formado pelo motor 1.6 16V Flex e pela transmissão Xtronic CVT com 5 marchas simuladas, com 113 cavalos de potência e 15,3 kgfm de torque abastecido com etanol. Quanto às vendas, o Versa ocupa a modesta quadragésima posição entre os carros de passeio no Brasil, com 7.277 unidades emplacadas de janeiro a julho deste ano.

Na trilha dos jipes nacionais

Divulgação

A Jeep acaba de alcançar a marca de um milhão de carros vendidos no Brasil, considerando apenas os modelos produzidos no país, a partir de 2015 com a inauguração do Complexo Automotivo de Goiana, em Pernambuco, onde são feitos os Jeep Renegade, Compass e Commander, além das picapes intermediárias Fiat Toro e Ram Rampage. Entre os três modelos da Jeep fabricados no país, metade da marca de um milhão de vendas pertence ao Renegade, alcançadas recentemente. O primeiro modelo produzido pela Jeep no Brasil tem este ano 29.258 unidades emplacadas, com a décima segunda colocação entre os carros de passeio, enquanto o médio Compass tem 27.517 vendas de janeiro a julho deste ano e a décima quarta posição, e o grande Commander tem 8.772 emplacamentos e o trigésimo sétimo lugar no mesmo período.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA