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Luxo plugado

A Lexus dá continuidade ao seu propósito de unir luxo, tecnologia e eletrificação com a chegada do RX 450h+, o primeiro híbrido plug-in da marca no Brasil. O novo SUV da Lexus chega em versão única com preço de R$ 609.990. O compromisso da marca de luxo da Toyota remonta a 2005, quando o RX 400h – na segunda geração do modelo – foi apresentado como o primeiro SUV híbrido de luxo do mundo. Com uma potência combinada de 308 cavalos e 23,6 kgfm de torque, o RX 450h+ acelera de zero a 100 km/h em 6,5 segundos. O motor a combustão é associado à transmissão Hybrid Transaxle, que de acordo com a Lexus, proporciona aceleração mais linear, reduzindo ou aumentando as marchas continuamente, conforme a demanda do motor, sem desperdiçar energia. O RX 450h+ é equipado com o sistema de tração integral controlado eletronicamente, o que proporciona uma experiência de direção esportiva fundamentada pelo Lexus Driving Signature. Com distribuição de torque otimizada entre os dois eixos, o SUV é capaz de se adaptar às várias condições de estrada e a diferentes estilos de direção.

Radicais chiques

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A Jeep traz para o Brasil a versão extrema Rubicom do Wrangler e da picape Gladiator, com preço de R$ 499.990 para as duas variantes. Tanto o carro quanto a picape são os modelos que mais se aproximam do visual dos jipes originais. O Wrangler Rubicom é equipado com o motor Hurricane de 2,0 litros a gasolina, capaz de gerar 272 cavalos de potência e 40,4 kgfm de torque, enquanto a Gladiator Rubicom utiliza o propulsor 3.6 V6, também a gasolina, de 284 cavalos e 34,7 kgfm. Os dois motores são acoplados ao câmbio automático de 8 marchas.  “Na versão Rubicom, os dois modelos que são símbolo da origem da Jeep são equipados com a melhor tração integral para enfrentarem qualquer tipo de obstáculo”, explica Hugo Domingues, vice-presidente da Jeep para a América do Sul.

Ligados à tomada

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A GWM apresenta pela primeira vez no Brasil os SUVs de luxo Tank 300 e Wey 07. Equipado com um motor a gasolina 2.0 turbo associado a dois elétricos, um em cada eixo, com tecnologia híbrida plug-in, o Tank tem 408 cavalos de potência e 70,4 kgfm de torque, acoplado à transmissão automática de 9 marchas, podendo acelerar de zero a 100 km/h em 6,8 segundos. De acordo com a marca chinesa, o SUV está preparado para o asfalto e para aventuras mais radicais de off-road. As vendas do Tank 300 estão prevista para serem iniciadas no Brasil no primeiro semestre do próximo ano. Já o Wey 07 não teve maiores detalhes técnicos divulgados. A GWM adianta apenas que o SUV tem um motor 1.5 turbo e três elétricos com tração integral e também com tecnologia híbrida plug-in. O carro pode ter potência combinada de até 500 cavalos dependendo da versão escolhida. O Wey chegará ao mercado brasileiro no segundo semestre de 2025.

Lógica fria

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A Nissan está testando uma pintura automotiva com o objetivo de diminuir a temperatura ambiente do veículo e, assim, reduzir o consumo de energia do sistema de ar-condicionado. Desenvolvida em parceria com a Radi-Cool, também do Japão, especializada em produtos de resfriamento radiativo, a tinta incorpora metamateriais, compostos sintéticos com estruturas com propriedades normalmente não encontradas na natureza e que se comportam de acordo com suas estruturas e não em função de suas composições materiais. Em novembro de 2023, a Nissan iniciou um teste de viabilidade de um ano no aeroporto de Haneda, em Tóquio. A “tinta fria” foi aplicada ao veículo de serviço NV100 operado pela equipe aeroportuária da companhia aérea ANA em parceria com a administração do aeroporto e a Radi-Cool Japan. Em comparação a um veículo com pintura comum estacionado ao lado e sob o sol, o NV100 teve redução de até 12ºC na superfície externa e de 5ºC em seu interior.

Para alto desempenho

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A Pirelli lança no Brasil o P Zero Trofeo RS, pneu projetado para veículos de alto desempenho, visando aumentar a performance em pista seca. O novo produto é caracterizado por um perfil ultrabaixo e por um novo desenho assimétrico de banda de rodagem, que garante alta aderência aliada a uma boa capacidade de frenagem e à durabilidade. Homologado para uso especialmente no asfalto, o novo pneu é uma evolução técnica do P Zero Trofeo R e projetado como equipamento original de superesportivos, sendo um composto semi-slick. Uma série de novas tecnologias foram aplicadas no desenvolvimento do P Zero Trofeo RS graças à longa experiência da Pirelli em competição. Atualmente, o P Zero é o composto utilizado nos carros da Fórmula-1.

Picape radical

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A Ram confirmou a chegada ao mercado da série especial Rebel Ignition da picape intermediária Rampage, produzida no Polo Automotivo Stellantis de Goiana (PE), com preço de R$ 286.990. A Rampage Rebel Ignition tem a cor exclusiva Laranja Ignition, teto, rodas, maçanetas e retrovisores pintados em preto brilhante e adesivos sobre o capô e nas laterais da caçamba. No compartimento de carga, a série especial traz capota marítima e o Rambar (santantônio) preto. O modelo tem bancos em couro preto e suede com costuras laranjas, acabamento presente também nos painéis de porta e de instrumentos. O badge “Rebel” é bordado no encosto dos bancos dianteiros, enquanto tapetes pretos de borracha com bordas elevadas compõem o design e facilitam a limpeza. A Rampage Rebel Ignition é equipada com o motor 2.0 Hurricane 4 turbo a gasolina de quatro cilindros, com 272 cavalos de potência e 40,8 kgfm de torque, acoplado à transmissão automática de 9 marchas. A tração 4×4 Auto distribui automaticamente a força entre os eixos e conta com reduzida.

Os SUVs vão para as pistas

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Como reflexo da expansão das vendas de utilitários esportivos e da retração do emplacamento dos sedãs, a Chevrolet revelou o Tracker Stock Car, novo carro que a Stock Car utilizará na próxima temporada. A principal categoria do automobilismo brasileiro trocará o “powertrain” e o visual da carroceria dos sedãs usados atualmente por modelos SUVs. O carro da marca norte-americana, precursora da Stock Car, em 1979, com os antigos Opalões preparados para a competição, usará a “bolha” do Tracker. Homologado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), o projeto do Tracker Stock Car foi comandado pela Audacetech em parceria com a ArcelorMittal, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e o Senai. O desenvolvimento utilizou simulação computacional da Siemens e do IPT. Fabricada pela canadense Magna, a carroceria em material compósito inclui fibra de carbono, aramida e kevlar. A Stock Car entrará em uma nova fase a partir de 2025. A categoria usará motores 2.1 turbo de quatro cilindros com 500 cavalos de potência, em substituição aos V8 aspirados (de 555 cavalos) vindos da Nascar, dos Estados Unidos. Já está confirmado que a Toyota trocará a “bolha” do sedã Corolla pela do SUV Corolla Cross. A Mitsubishi está estudando sua participação na Stock Car a partir de 2025 com o visual da carroceria do utilitário esportivo Eclipse Cross.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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