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Meio milhão

            Presente no Brasil desde 1957, a Scania bateu o marco histórico de 500 mil caminhões fabricados no país. A montadora sueca conta com uma unidade de produção em São Bernardo do Campo (SP), a primeira fábrica da Scania fora da Europa, atualmente com capacidade anual de 30 mil veículos e quase seis mil empregados. O caminhão de número 500 mil é um modelo 460 R Super 6×2, com pintura exclusiva e personalizada em grafismos especiais, pacote de itens de conforto, defletor, faróis de leds, auxiliares de milha inferiores e de longo alcance na grade e no teto, saias laterais e rodas de alumínio. No interior da Cabine Highline, o acabamento é de alto luxo com geladeira, climatizador e central multimídia de tela colorida de 7 polegadas. Nas tecnologias embarcadas estão o Actcruise (piloto-automático com previsão ativa), o acelerador inteligente (ou controle de aceleração) e freio de cabeçote CRB, de série na gama Super, que garante melhor desempenho de frenagem auxiliar (350 kW). No pacote de soluções de serviços, o cliente ganhará o Scania Pro Control por três anos, possibilitando mais conectividade. “Escolhemos uma forma especial de premiar um cliente com um caminhão histórico: uma promoção via Scania Consórcio, com 200 cotas, em que um dos compradores ganhará em um sorteio, simplesmente, o caminhão 500 mil”, afirma Martin Sörensson, presidente da Scania Serviços Financeiros Brasil. O sorteio será no dia 2 de julho, data em que a Scania celebrará seus 67 anos de presença no Brasil.

Validação dos elétricos

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       A Volvo iniciou o programa de validação de ônibus biarticulados 100% elétricos na América Latina. A atividade ocorrerá em Curitiba (PR), onde fica a sede das operações da marca no continente. Em seguida, veículos circularão também em Bogotá (Colômbia) e na Cidade do México. Com zero emissão de CO2, os biarticulados elétricos são veículos ideais para metrópoles que têm ou pretendem implantar sistemas BRT (Bus Rapid Transit) e desejam avançar na eficiência e descarbonização do transporte de passageiros. O chassi biarticulado é o maior veículo do portfólio de elétricos da Volvo no mundo, projetado para conferir alta eficiência no transporte de massa. “Um BRT com estes veículos é capaz de transportar a mesma quantidade de passageiros que um sistema de metrô, mas com custos de implantação e operação infinitamente menores e com zero emissões”, assegura André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina. No momento de seu lançamento comercial, o chassi será produzido no complexo industrial da Volvo em Curitiba e poderá ser exportado para vários países onde há cidades com BRT. Em carrocerias de 28 metros, a capacidade de transporte é de até 250 passageiros. O biarticulado elétrico está equipado com dois motores de 200 kW cada, totalizando 400 kW, equivalente a 540 cavalos. Tem também uma caixa automatizada de duas velocidades, com base na transmissão Volvo I-Shift. 

Segurança de série

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       A Mercedes-Benz ampliou o pacote de segurança de série para o ônibus rodoviário O 500 RSD 2445 de 450 cavalos e transmissão automatizada. Itens até então disponíveis opcionalmente, como sistema de frenagem de emergência, piloto automático adaptativo (ACC), controle inteligente de farol alto e sistema de leitura de faixa, agora fazem parte da composição básica do veículo. “Os avanços constantes em tecnologia de segurança ativa para os ônibus rodoviários O 500 reafirmam o compromisso da marca com os motoristas e os passageiros, com o tráfego nas estradas e com todo o ecossistema do transporte responsável”, explica Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. 

Aposta sustentável

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       A Amaggi, empresa multinacional brasileira do agronegócio com sede no Mato Grosso, recebeu os primeiros caminhões movidos a B100 da fábrica da Scania em São Bernardo do Campo (SP). Trata-se da principal venda de caminhões B100 da Scania na América Latina e uma das mais representativas globalmente para um único cliente. A Amaggi passa a ter a maior frota rodoviária do agro abastecida exclusivamente com o combustível sustentável. A incorporação dos primeiros caminhões preparados para trafegar com o biocombustível, que é produzido pela própria Amaggi a partir de óleo de soja, integra a estratégia de negócios e de sustentabilidade da empresa com o objetivo de reduzir suas emissões de CO2, compromisso assumido pela companhia contra as mudanças climáticas. O biodiesel é uma alternativa viável à matriz de combustíveis fósseis, que são mais poluentes. Seu uso traz ganhos diretos ao ambiente por diminuir a pegada de carbono. A troca do diesel para o biodiesel deve trazer uma redução de 99% nas emissões de CO2, de acordo com o GHG Protocol. Ao todo, são 101 veículos Euro 6 movidos a B100, sendo cem do modelo 500 R 6×4 Super e um do 500 R 6×2 Super – este para o transporte do biocombustível para os pontos de abastecimento. Os caminhões têm motores que atendem à nova lei de redução de emissões de poluentes, em vigor desde janeiro de 2023.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação – Fotos: Divulgação

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