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A Jeep acaba de apresentar seu primeiro veículo 100% elétrico de produção em série, o Wagoneer S Launch Edition. O modelo será lançado inicialmente nos Estados Unidos e no Canadá no segundo semestre deste ano e, mais tarde, estará disponível em outros mercados – não há definição sobre a vinda do SUV ao Brasil. Oferecido exclusivamente como um BEV (“veículo elétrico a bateria”), o Wagoneer S terá autonomia de 480 quilômetros, com 600 cavalos de potência e 83,7 kgfm de torque. De acordo com a marca norte-americana, a aceleração de zero a 100 km/h é de 3,4 segundos. O Wagoneer S tem uma bateria de 400 Volts e 100 kWh, permitindo o reabastecimento de 20% a 80% em 23 minutos, com carregador rápido DC. Acompanha o modelo um carregador doméstico de 48 amperes de nível 2 ou créditos de carregamento público pelo aplicativo Free2move Charge, o ecossistema de carregamento da Stellantis.  

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Com 4,88 metros de comprimento, 2,12 metros de largura (com os retrovisores), 1,90 metro de altura e 2,87 metros de distância de entre-eixos, o Wagoneer S foi desenvolvido sobre a plataforma STLA Large, redimensionada para os BEVs. Os designers e engenheiros da Jeep adaptaram a plataforma para ajustar as dimensões do carro, a suspensão e as configurações do “powertrain” para o modelo ter respostas mais rápidas e ganhos no desempenho. Conforme a Jeep, o sistema de tração integral totalmente elétrico oferece uma dinâmica de condução consistente em uma variedade de condições de estrada e terreno. Os módulos de tração elétrica desenvolvidos pela Stellantis possibilitam o acionamento independente das rodas dianteiras e traseiras, garantindo uma resposta instantânea de torque. O Selec-Terrain – sistema de seleção de terreno da Jeep – oferece cinco modos de condução: “Auto”, “Sport”, “Eco”, “Snow” (neve) e “Sand” (areia).

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Segundo a Jeep, visualmente, o Wagoneer S segue a tendência atual da série de modelos mais sofisticados da marca, combinando as proporções harmoniosas, a capacidade 4xe e a eficiência aerodinâmica. A grade frontal mantém as tradicionais sete fendas mas acrescenta a função de iluminar a linha de visão do motorista quando o carro se aproxima de outro veículo. O Wagoneer S tem rodas de 20 polegadas, detalhes externos Gloss Black e cinzento-escuro, acabamentos de realce acetinados e teto panorâmico de dois painéis. O interior tem um conjunto de telas interligadas de 45 polegadas de alta definição, incluindo uma interativa de 10,25 polegadas para o passageiro da frente. O motorista conta com um novo painel de instrumentos de 12,3 polegadas com um conjunto de menus, com informações específicas de veículos elétricos, como nível de carga e  estado da bateria e a potência disponível. A tela central de 12,3 polegadas é equipada com o sistema Uconnect 5 e tem acabamento em metal cruzado com um padrão lacado-vidrado.

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A cabine do Wagoneer elétrico tem vários detalhes novos, como um volante esportivo com costura em vermelho-vinho, base reta e raios duplos e novo revestimento interno de superfície antimicrobiano em Vinil Cabo, para facilitar a manutenção e a limpeza do veículo. Pelo menos no modelo de apresentação, os bancos, as forrações das portas e do console onde está localizado o seletor de funções do carro contam com acabamento em couro vermelho-escuro muito sofisticado. O Wagoneer S conta ainda com os serviços Jeep Connect, que ajuda os proprietários a acessar detalhes, como a carga restante disponível no veículo. Com a funcionalidade Dynamic Range Mapping, quando um destino é introduzido na navegação, os algoritmos de software calculam a autonomia que pode ser percorrida com base no estado de carga do veículo.

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O Wagoneer S incorpora elementos de segurança e proteção para auxiliar a tornar a instrumentação mais fácil de ser visualizada e a evitar colisões com tecnologia avançada de assistência ao condutor. O primeiro Jeep elétrico de produção tem funcionalidades como a condução assistida, a frenagem de emergência ativa com detecção de pedestres e ciclistas, os sistemas de observação de fadiga do condutor e de reconhecimento de sinais de trânsito e a câmera de 360 graus. Com uma arquitetura flexível e uma plataforma aberta definida por software, o Wagoneer S pode receber funcionalidades e serviços, incluindo a condução autônoma adicional, o desempenho e outras tecnologias por meio de atualizações over-the-air (OTA).

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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