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A chinesa BYD fez no México a apresentação mundial da Shark, primeira picape híbrida plug-in da marca e o primeiro BYD lançado mundialmente fora da China. O país norte-americano foi escolhido oara a “avant-première” global porque será o primeiro a comercializar a Shark – inicialmente importada da China, mas há planos de construir uma fábrica no México para abastecer o cobiçado mercado norte-americano. Desenvolvida sobre a plataforma DMO Super Híbrida Off-Road e com um design inspirado em tubarões, a Shark em breve estará disponível em outros países – inclusive no Brasil, onde deve chegar no início do segundo semestre. Aqui, enfrentará a concorrência de picapes médias com prestígio local consolidado, como a Toyota Hilux, a Ford Ranger, a Chevrolet S10, a Mitsubishi L200, a Volkswagen Amarok e a Nissan Frontier, além da recém-lançada Fiat Titano – todas com motorização a diesel. No ano passado, a BYD deu início ao projeto para a construção do Complexo de Camaçari, na Bahia, onde terá sua primeira fábrica de carros fora da Ásia.

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            Desenvolvida para acomodar motores elétricos e a combustão, assim como tanque de combustível e baterias, a plataforma DMO tem proposta de combinar o estilo robusto do off-road com recursos de segurança e o conforto de um SUV. A Shark tem cerca de 5,45 metros de comprimento (a medida exata não foi confirmada) e uma ampla distância de entre-eixos de 3,26 metros – que reforça a disposição de piorizar o espaço interno. A suspensão independente tipo duplo “A” na dianteira e na traseira busca equilibrar agilidade de direção e conforto dos passageiros. Integrada a um chassi de aço de alta resistência pela tecnologia CTC (cell to chassis), a bateria Blade funciona tanto como unidade de energia quanto como parte da estrutura do veículo, proporcionando um aumento na rigidez torsional.

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O design da carroceria mescla traços pretensamente futuristas com demonstrações ostensivas de robustez. Uma luz de leds que atravessa toda a frente, remetendo à boca aberta de um tubarão, reforça o aspecto de agressividade. As laterais têm linhas que, segundo a imaginação dos designers, refletem o movimento de um tubarão em águas profundas. Na traseira, há uma luz inspirada nas nadadeiras do grande peixe predador. Na cabine, destacam-se o painel de instrumentos de LCD com 10,25 polegadas e a tela da multimídia giratória de 12,8 polegadas. Por comandos de voz, é possível gerenciar os modos de condução, ajustar as configurações do ar-condicionado, controlar a reprodução de música e executar outras tarefas. A funcionalidade do “heads-up display” projeta informações para que o motorista não precise olhar para o painel. Uma câmera panorâmica “ultra-wide-angle” de 540 graus permite observar os arredores e a parte inferior do veículo. A chave digital NFC possibilita que o motorista acesse o veículo usando, por exemplo, o smartphone ou outro dispositivo. Por meio de um aplicativo, é possível gerenciar remotamente a ventilação e o aquecimento dos assentos.

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            A picape combina um motor a gasolina 1.5 turbo com duas unidades elétricas e atinge uma potência máxima de mais de 430 cavalos. O torque total não foi revelado no lançamento. A tração das rodas traseiras é entregue por um dos motores elétricos, enquanto a unidade a combustão e segundo elétrico tracionam as rodas dianteiras. A BYD informa que a aceleração de zero a 100 km/h é de 5,7 segundos e que a autonomia combinada é de 840 quilômetros pelo ciclo NEDC e a puramente elétrica, de cem quilômetros. Com o sistema de tração AWD elétrico, a picape da BYD pode ajustar a distribuição de torque entre as rodas dianteiras e traseiras, alinhando-se aos vários tipos de estrada. Segundo a BYD, comparada a outras picapes médias a combustão, a Shark tem uma redução de 40% no consumo de combustível, mesmo quando operando em níveis de bateria baixos. A função VTOL (vehicle-to-load) transforma o veículo em uma “estação de energia móvel” – o conjunto híbrido pode ser utilizado para alimentar aparelhos elétricos, como um gerador estacionário convencional. 

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Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação – Fotos: Divulgação

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