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Após ter dominado o mercado brasileiro de carros eletrificados, principalmente com os modelos Dolphin e Dolphin Mini, e ter ingressado no seleto grupo das dez maiores vendedoras de veículos no Brasil, a chinesa BYD anuncia seu próximo voo. Com lançamento mundial previsto para os próximos meses e com grandes possibilidades de entrar para o portfólio da marca no Brasil, a picape híbrida plug-in – ainda sem nome definido – promete revolucionar o segmento de picapes médias no país, atualmente liderado pela Toyota Hilux. Aliás, de acordo com a BYD, sua picape terá um porte um pouco maior que a Hilux. Basicamente, a nova picape será montada sobre a DMO (Dual-Mode Off-Road), sua nova plataforma exclusiva para veículos híbridos com foco no fora-de-estrada, sistema de tração elétrica nas quatro rodas, suspensão ativa – que “” o terreno à frente por meio de sensores computadorizados para corrigir-se no asfalto e no off-road –, 5,45 metros de comprimento, 1,97 metro de largura e 3,26 metros de distância de entre-eixos. A altura não foi divulgada.

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Nos veículos que estão rodando pela China no período de desenvolvimento, é possível de se observar alguns detalhes externos e internos da nova picape. A grade frontal é dominada por um enorme logotipo “BYD”, de ponta a ponta da peça, embora isso esteja escondido nas imagens divulgadas pela marca chinesa, com o veículo “camuflado” em várias partes da carroceria. O interior lembra o do Leopard 5, da Fang Cheng Bao, uma submarca da BYD. O Leopard 5 é um SUV que ambiciona reprisar os feitos do Land Rover Defender, com um seletor de marchas robusto, muitos botões físicos e monitores bem grandes. Não foi surpresa que a BYD tenha projetado seu novo modelo principalmente para o mercado global, pois as picapes ainda enfrentam algumas restrições na China. A picape da BYD deve ter uma autonomia mista de mais de mil quilômetros, com aproximadamente cem quilômetros de alcance no modo 100% elétrico.

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A picape híbrida plug-in da BYD terá um conjunto de motor a combustão – provavelmente, um 1,5 litro turbo – associado a dois elétricos, um acoplado a cada eixo, transformando a picape em um 4×4, com potência em torno de 480 cavalos – o equivalente à força de um 4.0 V8, de acordo com a marca chinesa. Nos recursos tecnológicos, será equipada com câmeras com visão de 540 graus, que somam os 360 graus ao redor do veículo aos 180 graus da parte de baixo, especialmente sob a área escondida sob o cofre do motor, em uma função similar ao “capô transparente” de modelos da Land Rover. Essa função é muito importante no off-road com trechos muito acidentados ou alagados em que o motorista não consegue enxergar. Ainda na frente, a picape da BYD terá faróis de leds ligados por uma barra – parecida com a da Ford F-150 Lightning, a versão 100% elétrica do veículo mais vendido nos Estados Unidos há quase 45 anos ininterruptamente.

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A picape da BYD virá de fábrica com a bateria Blade, que aproveita as vantagens de segurança inerentes aos materiais de fosfato de ferro e lítio. Ela emprega uma tecnologia de revestimento em pontos críticos de segurança e aumenta a utilização do espaço em 50%, resultando em maior densidade de energia e maior alcance. A picape será também equipada com a função VTOL, com o veículo assumindo os ares de uma estação de energia móvel. Com isso, o carro se transforma em praticamente um trailer para campista quando estacionado, com os usuários podendo desfrutar de várias atividades ao ar livre, como assistir a filmes, utilizar uma churrasqueira, preparar café da manhã e participar de recreações em torno dela.

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A nova picape terá a Tecnologia Cell to Chassis (CTC), integrando a bateria Blade a uma estrutura de aço de alta resistência, aumentando a segurança da bateria mesmo nas condições de off-road mais exigente e elevando a segurança geral do veículo. Esse aprimoramento da rigidez torcional pode atenuar as vibrações da carroceria e aumentar sua estabilidade em terrenos mais complicados. Como o piso interno da picape é plano, os passageiros do banco traseiro terão mais espaço. Ainda conforme a BYD, a picape eleva a dinâmica de direção com sua suspensão independente de braço duplo tanto na frente quanto atrás, proporcionando um nível de conforto e agilidade encontrados nos SUVs de luxo convencionais.

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Para o desenvolvimento de sua picape, a BYD se valeu muito do levantamento do “Car Industry Analysis”, um site de dados reconhecido mundialmente. Segundo o estudo, as picapes foram o veículo mais vendido em 39 países em 2023. No México, por exemplo, no ano passado, as picapes foram responsáveis por 17,2% do total de vendas – de 1,3 milhão de unidades –, com o emplacamento de 233.601 novas picapes, em um crescimento de 25% em comparação a 2022. No Brasil, dos 2,3 milhões de veículos vendidos no ano passado, 458,5 mil foram de picapes de todos os tipos, uma alta de 20,4% ante 2022. No segmento de picapes médias e grandes, houve 236,2 mil emplacamentos no país, com crescimento de 24,9% em relação ao ano anterior. Um fator determinante por trás desse panorama é a crescente demanda por versatilidade. Como as picapes mais modernas podem transportar cargas sem abrir mão de atender com conforto às necessidades de deslocamento urbano no dia a dia das pessoas, e funcionam, a um só tempo, como um veículo comercial e como um transporte de uso cotidiano.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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