Divulgação

Depois do recente lançamento da Fiat Titano, o segmento de picapes médias continua a render novidades no Brasil. A Chevrolet divulgou as primeiras imagens da nova S10, que já está em pré-venda com preços a partir de R$ 281.900. A nova versão da picape média começará a ser exibida publicamente em feiras agropecuárias, como a ExpoLondrina, a Tecnoshow e a Agrishow, que ocorrem ao longo deste mês, no Paraná, em Goiás e São Paulo, respectivamente. As mudanças na S10 começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico e ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema de multimídia MyLink combinado com o painel de instrumentos digital. Conforme a marca norte-americana, o propósito da empresa foi criar um produto que fosse além do esperado para um veículo do patamar da S10, para tentar superar as demandas dos clientes e surpreender o mercado. “O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil. Um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba”, lembra Paula Saiani, diretora de Marketing de Produto da GM América do Sul.

Divulgação

Com sua produção mantida em São José dos Campos (SP), a nova S10 tem um design em linha com a atual identidade global da marca, com detalhes alusivos a modelos históricos da montadora e a outras gerações da própria picape média, prestes a completar 30 anos de Brasil. A maior diferenciação em relação à versão atual está principalmente na dianteira, com novos capô e para-lamas, com linhas esculpidas para harmonizar com os novos faróis, grade e para-choque. As superfícies procuram evidenciar a robustez da picape, com apliques e o conjunto óptico – agora, em full-led – tornando o veículo mais imponente. Na lateral, muda o acabamento inferior das portas, o desenho das rodas e os emblemas, com a traseira tendo novas lanternas em leds e a tampa da caçamba evidenciando o nome “Chevrolet” gravado em baixo relevo. No caso da variante Z71, a grade, os retrovisores e as maçanetas são em preto, com lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto. Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com desenho exclusivo. Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e pelos cromados bem ao estilo norte-americano.

Divulgação

A S10 traz a nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel com gerenciamento por inteligência artificial (IA), potencializando o desempenho do veículo. “A inteligência artificial é capaz de processar centenas de simulações por microssegundos, considerando também a condição de componentes do motor para encontrar o parâmetro de calibração mais próximo do ideal. Isso traz uma vantagem por conseguir combinar performance, consumo de combustível, dirigibilidade e emissões”, explica Fabio Daumichen, engenheiro-chefe da nova S10. O motor, que agora entrega 207 cavalos de potência e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de 8 marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo da Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso nas condições de dia a dia e de pavimentos do Brasil. Conforme a marca, a nova S10 acelera de zero a 100 km/h abaixo de dez segundos, mais precisamente, em 9,4 segundos. Pelo o Inmetro, a picape é capaz de fazer 9,5 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada.

Divulgação

Por dentro, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado, com regulagem de altura e de profundidade. A nova S10 utiliza o conceito de cockpit virtual, presente em outros lançamentos globais da General Motors, mas com recursos exclusivos para a picape nacional. A Chevrolet garante que a redução do nível de ruído interno e de vibração são marcantes, devido a placas acústicas adicionais nas portas, nas colunas e no teto, ao lado do motor turbodiesel ser mais silencioso. A S10 tem bitolas mais largas, capacidade de carga acima de uma tonelada e tração 4×4 com reduzida.

Divulgação

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA