Caminhão meio milhão
Uma promoção via Scania Consórcio, com 200 cotas, sorteará para um dos compradores o caminhão número 500 mil fabricado pela marca no Brasil. Quem adquirir uma das cotas poderá levar para casa o chamado “Caminhão 500k”. O sorteio será no dia 2 de julho de 2024, data em que a Scania celebrará seus 67 anos de presença no Brasil, chegou em 1957, dentro da programação da “Semana da Paixão Scania”, alusiva ao aniversário e que contará com atividades especiais. O veículo, que tambémrepresentará os 42 anos do Scania Consórcio, será fabricado em abril na unidade de São Bernardo do Campo (SP). O “Caminhão 500k” será um modelo 460 R Super 6×2, com pintura exclusiva e personalizada em grafismos especiais, pacote de itens de conforto, defletor, faróis de led, auxiliares de milha inferiores e de longo alcance na grade e no teto, saias laterais e rodas de alumínio. No interior da cabine Highline, há geladeira, climatizador e central multimídia de tela colorida de 7 polegadas. Nas tecnologias embarcadas estão o Actcruise (piloto automático com previsão ativa), o acelerador inteligente (ou controle de aceleração) e o freio de cabeçote CRB, de série na gama Super, que garante melhor desempenho de frenagem auxiliar (350 kW). No pacote de soluções de serviços, o cliente ganhará o Scania Pro Control por três anos, mais conectividade. O ganhador do sorteio receberá o veículo com documentação e IPVA 2024 já pagos. Os interessados podem procurar uma concessionária da marca ou obter informações no site https://www.consorcioscania.com.br.
Tomada no caminho da escola
A Caio produziu os primeiros ônibus elétricos escolares do Brasil. São do modelo eMillennium, 100% brasileiros, com tecnologia de tração Eletra, motor e baterias Weg. Os dois modelos, um com chassi Mercedes-Benz e outro com chassi Volkswagen, foram apresentados pela primeira vez ao público no evento C-Move, em Brasília (DF) no final de março, chamando a atenção de autoridades, empresários, especialistas em transporte de matriz energética sustentável e participantes do evento. O modelo eMillennium, de 9,69 metros, com chassi Volkswagen 17230 “full-air”, tem capacidade para 39 passageiros sentados, uma vaga para cadeirante e uma para acompanhante. Oferece autonomia de até 140 quilômetros, utilizando também recarga regenerativa das frenagens. Já o eMillennium sobre chassi Mercedes-Benz OF-1721 tem o comprimento de 11,38 metros, capacidade de lotação para 51 passageiros sentados, uma vaga para cadeirante e uma para acompanhante. O modelo tem autonomia de 110 a 120 quilômetros e recarga em movimento. Ambos contam com ar-condicionado, poltronas estofadas, equipadas com porta-cadernos na parte traseira, guarda-mochila em aço e vedação especial contra poeira.
Nos pontos de Ribeirão
Já estão em circulação os 76 novos Volksbus adquiridos pela Transcorp Transportes Coletivos, empresa do grupo Weipar, que atua na cidade de Ribeirão Preto (SP). Com investimento de cerca de R$ 27 milhões na aquisição dos chassis, a frota passa a contar com 55 unidades do modelo 17.230 com suspensão pneumática e outras 21 do 15.210 com suspensão metálica, fabricados na cidade fluminense de Resende, ambos com a nova tecnologia Euro 6. Os novos ônibus, encarroçados pela Caio, se juntarão a operação da empresa que atende 52 linhas na cidade e transporta mais de 75 mil passageiros por dia. É um dos maiores lotes de veículos vendidos pela Volkswagen Caminhões e Ônibus com a tecnologia Euro 6.
Versão casca grossa
A Ford Pro exibe uma Ranger XLS V6 3.0 preparada para força tática e a Transit Chassi equipada como centro de comando móvel na LAAD Defence & Security 2024, maior feira de defesa e segurança da América Latina. O evento, realizado na primeira semana de abril no Transamérica Expo Center, na cidade de São Paulo, foi restrito às forças policiais, Forças Armadas, autoridades e profissionais dos setores de segurança e defesa, incluindo visitantes do Brasil e de mais de 30 países. A Ranger de força tática mostrada na LAAD 2024 era da nova versão XLS, com motor V6 3.0 de 250 cavalos e torque de 61,1 kgfm, transmissão automática de 10 velocidades e tração 4WD. Além de suspensão reforçada e para-choque de impulsão com guincho integrado, ela tem blindagem 30% mais leve. Conta também com cela humanizada, canil com ar-condicionado e umidificador, sistema de reconhecimento facial e de placas, sinalização de leds e luzes 360 graus com comando remoto. Vem equipada ainda com snorkel e base para drone. Já a Transit Chassi equipada como centro de comando móvel reúne toda a estrutura de uma unidade de inteligência para suporte da polícia e operações especiais. Ela tem um mastro telescópico com faróis de leds e câmera móvel, com recursos de visão 360 graus, zoom de 42 vezes, visão noturna e estabilização de imagem. Conta também com três câmeras nas laterais e na frente, sistema de reconhecimento facial e de placas. O seu baú, totalmente em alumínio, tem interior do tipo escritório, com mesas, quatro cadeiras, duas telas de 43 polegadas, ar-condicionado, área de café, frigobar, armários e tomadas de 110/220 V, equipada como base de operação ou monitoramento local. O acesso é feito por reconhecimento facial, digital, código ou cartão.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação – Fotos: Divulgação
Veja Também: