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O Chevrolet Spin 2025 chega às concessionárias no final deste mês com mudanças no design e com novos equipamentos de segurança e tecnologia. A marca norte-americana ainda não divulgou os preços da nova linha do crossover de até sete lugares – o modelo atual custa R$ 106.670 na versão LS manual e chega a R$ 139.470 na Activ7. Lançado em 2012 como um monovolume-minivan para substituir de uma só vez a Meriva e a Zafira, o atualmente reposicionado como crossover Spin sempre buscou ser reconhecido pela versatilidade, robustez, pelo espaço interno e pela boa relação custo-benefício, servindo como uma opção para as famílias, o público PcD e os motoristas de taxi e de aplicativos. 

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Na linha 2025, o carro está ligeiramente mais alto, com o capô mais elevado e os faróis e as lanternas passando a ser em full-leds, com novos desenhos. Sob o para-choque frontal, há uma espécie de deflator nas duas extremidades. O desenho das rodas faz referência ao universo aventureiro em todas as versões. Aliás, o Spin 2025 estreia em três variantes – LT, LTZ e Premier – e duas opções de transmissão – manual ou automática –, as duas com 6 marchas. No primeiro bimestre deste ano, o Spin teve somente 1.856 unidades vendidas no mercado brasileiro, ocupando a trigésima quinta colocação entre os carros de passeio.

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O crossover continua sendo equipado com o veteraníssimo motor 1.8 bicombustível aspirado de apenas 111 cavalos de potência e 17,7 kgfm de torque. Apesar disso, a engenharia da General Motors afirma que o carro está mais “esperto” nas acelerações e manobras de ultrapassagens e até 11% mais econômico, com adoção de um novo modelo de gerenciamento eletrônico com o dobro da capacidade de processamento – o mesmo utilizado no SUV compacto Tracker. Nas configurações automáticas, a aceleração de zero a 100 km/h é feita em 11 segundos com etanol e em 11,8 segundos com gasolina. De acordo com o Inmetro, o consumo de combustível é de 10,5 km/l (gasolina) e de 7,4 km/l (etanol) na cidade e de 13,4 km/l (gasolina) e de 9,3 km/l (etanol) na estrada, considerado razoável para um veículo de 5,42 metros de comprimento, 1,2 tonelada e mais de 500 quilos de capacidade de carga. Esses números estão associados ao uso com o câmbio automático. O sistema de suspensão e a direção elétrica tiveram ajustes, a altura em relação ao solo aumentou, os amortecedores foram recalibrados para privilegiar a estabilidade e ter uma melhor capacidade para absorver as imperfeições do chão e as respostas do volante ficaram mais diretas. Também houve um leve aumento das bitolas (distância entre o centro do carro e as extremidades dos pneus).

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No pacote segurança, o crossover tem seis airbags de série com extensão das bolsas infláveis até a terceira fileira de bancos e sistemas como alertas de colisão frontal com detector de pedestres e de ponto cego, frenagem automática de emergência, assistência de frenagem de urgência, carregador de celular por indução e serviço de resposta automática em caso de acidente mais grave disponibilizado pelo OnStar. O Spin mantém as configurações para cinco ou sete lugares, com o recurso de trilhos corrediços para a segunda fileira de bancos permitindo uma melhor distribuição do espaço entre os passageiros e a acomodação de bagagens de grande volume. Na versão de cinco lugares, o Spin dispõe do maior porta-malas entre os carros de passeio de produção nacional, com até 756 litros, volume similar ao de algumas picapes.

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O modelo ganhou ar-condicionado digital e saída dedicada para a segunda fileira de assentos com fluxo de ar individualizado, enquanto o novo volante conta com base reta facilita a entrada e a saída do motorista do carro. Foram incluídos novos nichos, como um apoio para smartphones próximo da maçaneta da porta e um segundo porta-luvas emborrachado. A partida do motor pode ser feita por botão, há Wi-Fi nativo, entradas USB dos tipos A e C e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O Spin 2025 é o primeiro Chevrolet nacional a receber o Virtual Cockpit System, caracterizado pelo painel de instrumentos totalmente digital de 8 polegadas integrado à nova geração do MyLink, com tela de 11 polegadas configurável e Bluetooth. O motorista pode escolher entre seis tipos de layouts, desde um visual mais minimalista até um mais completo, exibindo informações como a tensão da bateria ou a vida útil do óleo. Na configuração para sete lugares, a terceira fileira de bancos é fixada à carroceria, podendo ser rebatida quando não estiver sendo utilizada. Além de oferecer mais espaço para as penas do pessoal da última fileira, o Spin 2025 leva vantagem sobre os concorrentes por oferecer uma maior área envidraçada.

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Todas as versões do Spin 2025 contam com pacote de dados de 20 GB nos seis meses de gratuidade do OnStar. Elas saem de fábrica equipadas com o tag “Sem Parar”, dando direito a seis meses de mensalidades de graça, para ser usado em pedágios, estacionamentos e postos de combustíveis. Quanto aos acessórios, são mais de 60 itens, como o Chevy Link, que dá acesso a projetar sites, aplicativos e serviços de streaming na tela da multimídia, incluindo Google, Instagram, YouTube, Netflix e Uber Drive. O aparelho é compatível com outros modelos e segue todos os protocolos de segurança veicular. Outro acessório é a estreia da fita luminosa em leds para a cabine, com sete opções de cores.

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Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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