Divulgação

O Discovery Sport é montado na fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia, no Rio de Janeiro, e a linha 2024 do modelo já está disponível em toda a rede de concessionárias JLR, com preços a partir de R$ 434.490. Com opção para até sete pessoas, o modelo 2024 do utilitário esportivo tem atualizações externas sutis, com novas soleiras na cor da carroceria, uma nova grade contrastante em preto brilhante com hexágono Discovery. As rodas de liga leve de 20 polegadas de série têm acabamento diamantado e a nova cor Varesine Blue foi adicionada à paleta de opções de pintura externa. 

O Discovery Sport 2024 disponibiliza as opções de motorização P250 2.0 turboflex de 250 cavalos de potência e D200 2.0 turbodiesel de 204 cavalos, esta última com tecnologia híbrida leve (MHEV) com funcionamento suave da função start-stop. Usando um motor de arranque acionado por correia e um conjunto de baterias, a energia normalmente perdida nas desacelerações é coletada, retro-alimentando uma bateria de 48 volts para aumentar o desempenho e a economia de combustível.

Divulgação

Dentro, o Discovery Sport 2024 conta com um painel de instrumentos digital e “paddles shifts” para trocas sequenciais no volante, enquanto o console central foi redesenhado e simplificado. A conveniência a bordo é aprimorada com conexão ao Apple CarPlay e Android Auto. Com sistema de infoentretenimento Pivi Pro 2, integrado a uma nova tela de 11,4 polegadas “touchscreen” de vidro curvado, o Discovery Sport Dynamic SE tem interior com duas opções de cores. Os clientes podem optar pelo revestimento dos bancos em couro na cor preta com costuras em cinza ou combinando o preto com a cor clara Light Oyster. A segunda fileira de bancos desliza e reclina com uma divisão de 40:20:40, abrindo uma área de carga de até 1.794 litros com os bancos traseiros rebatidos. A tampa do porta-malas tem abertura motorizada.

Divulgação

Distante dos seus melhores dias no Brasil – quando, no início da década passada, o então recém-lançado Evoque tornou-se um sucesso nacional e puxava as vendas da marca –, a Land Rover enfrenta os reflexos do plano estratégico Reimagine, revelado globalmente pela Jaguar Land Rover há um ano. Desde então, a sigla JLR tornou-se a marca oficial dos modelos da fabricante de automóveis inglesa, controlada desde 2008 pela indiana Tata Motors. As tradicionais linhas de produtos da Land Rover foram transformadas em submarcas – Discovery, Defender e Range Rover. Com o novo planejamento, a Jaguar ficou posicionada como marca de esportivos de luxo focada em design, enquanto a Range Rover segue com a proposta de vender SUVs de luxo. Já os Defender preservam o posicionamento de jipe para off-road mais severo, característica que o modelo sempre teve. À submarca Discovery, coube o papel de “porta de entrada” para o portfólio da JLR, incluindo modelos como Discovery Sport, Evoque e Velar.

Divulgação

Na fábrica brasileira da JLR, que completará oito anos em junho, além do Discovery Sport é montado o Evoque. Contudo, a produção atual está em torno de 10% da capacidade da unidade industrial, por conta da retração do mercado local e da queda específica de demanda das marcas Jaguar e Land Rover. Em 2013, as vendas da Land Rover superaram 10 mil unidades no Brasil. No ano passado, somadas, Jaguar e Land Rover emplacaram pouco mais de 5 mil carros no mercado nacional.

Por Daniel Dias/Agência AutoMotrix – Fotos: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA