Sem petróleo no tanque
A principal atração da Scania na Expodireto Cotrijal 2024, realizada de 4 a 8 de março na cidade gaúcha de Não-Me-Toque, foi o primeiro caminhão 100% movido a biodiesel na tração 6×2 do mercado, o modelo 460 R 6×2 Super. A parceria envolve a Catto Transportes, empresa gaúcha de transporte frigorificado, em conjunto com a 3tentos, do setor de agronegócio e também do Rio Grande do Sul, que abastecerá o caminhão B100 da transportadora. O veículo movido exclusivamente por biocombustível formado por óleos de origem vegetal ou animal começará sua operação a partir de maio. Foi a segunda venda de veículos B100 da Scania e do mercado. A pioneira foi para a Amaggi, em um lote de cem unidades (todos na tração 6×4 e motor de 500 cavalos), em novembro de 2023. “Essa segunda venda de um produto B100 mostra que temos alternativas ao diesel para contribuir com a descarbonização do transporte. Dessa vez, vendemos o primeiro na tração 6×2. Com mais essa opção, haverá uma diversidade de aplicações e de segmentos, juntamente com as versões 6×4, para atender às necessidades de vários perfis de clientes”, comemora Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.
Decisão pesada
Após uma extensa pesquisa, a Giovanella Transportes, da cidade de Estrela, no Rio Grande do Sul, acaba de adquirir 50 unidades do caminhão pesado Iveco S-Way para reforçar sua frota. “Com o S-Way, temos um caminhão robusto, que se destaca pela potência e performance. Esse é o pacote perfeito para a nossa operação se tornar cada vez mais rentável”, justifica Jeancarlo Giovanella, diretor da Giovanella Transportes. Para que o caminhão pesado produzido desde janeiro de 2023 na cidade mineira de Sete Lagoas atenda às exigências de redução de emissões de poluentes do Proconve P8, em vigor no Brasil desde janeiro de 2023, um dos destaques é o motor FPT Cursor 13 com injeção Common-Rail e novo turbocompressor e-VGT, disponível nas versões 450 cavalos (4×2), 480 cavalos (6×2) e 540 cavalos (6×4). “Estamos transformando o cenário brasileiro do transporte de cargas por meio da inovação e conectividade. O S-Way é um pesado de alta qualidade e baixo consumo de combustível, que tem como principais características a versatilidade e a durabilidade”, afirma Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina.
Leve elétrico
A BYD está importando da China para o mercado brasileiro um novo caminhão leve elétrico, com distância de entre-eixos de 3,36 metros e com foco em operações urbanas, sobretudo as de última milha –o último trecho das entregas urbanas. Trata-se do eT5 7.200, que custa R$ 589 mil e foi apresentado na Intermodal, evento do ramo logístico ocorrido em São Paulo na primeira semana de março. O caminhão tem peso bruto total (PBT) de 6,7 toneladas e capacidade de carga líquida de 3,9 toneladas. A autonomia é de até 185 quilômetros com carga completa da bateria. O motor tem 197 cavalos de potência e 33,7 kgfm de torque. Trabalha acoplado a um conjunto de baterias com 99 kWh, que permite recarga em cerca de uma hora e meia em carregadores de alta potência. A marca chinesa deu início às negociações com locadoras, pois há preferência de várias empresas de transporte pelo aluguel de caminhões elétricos, para experimentar a nova tecnologia.
Parada certa
Garantir a segurança dos veículos pesados nas estradas é uma medida que tem um componente crucial, embora pouco conhecido por sua importância: o filtro desumidificador. A principal função dele é eliminar a umidade presente no sistema de ar comprimido do sistema de freios em veículos pesados. Existe o modelo convencional, que tem a capacidade de reter a umidade do sistema pneumático, e o modelo coalescente, cuja função é absorver e remover a água do sistema pneumático e reter as partículas de óleo do compressor. Quando o filtro desumidificador perde sua capacidade filtrante, os danos ao veículo podem ser bastante caros. Para evitar esses problemas, é importante observar alguns sinais de que chegou a hora de trocar o filtro. “Redução na eficiência dos freios, aumento no tempo de resposta, ocorrência de ruídos anormais durante a frenagem e falhas na alimentação de ar em todo o sistema são indicadores comuns de que o filtro pode estar comprometido”, alerta Roberto Rualonga, gerente de Suporte Técnico e Pós-Vendas da Tecfil, maior fabricante de filtros da América Latina.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação – Fotos: Divulgação
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