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2023 tinha tudo para ser um ano difícil para a indústria de caminhões e ônibus. E realmente foi. A antecipação das compras no final de 2022 por conta da implantação do padrão Euro 6 de emissões a partir de janeiro de 2023, que encareceu em cerca de 20% os preços dos novos caminhões, se refletiu em uma retração nas vendas de 16,39% em 2023 em relação ao ano anterior. Contudo, a retomada das vendas a partir do segundo semestre do ano passado fez com que muitas empresas do setor tenham atualmente perspectivas bastante otimista. É o caso da sueca Volvo. Depois de queda de 9% em seu faturamento em 2023, a empresa projeta para este ano um crescimento de 10% a 15%.     

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            Dedicada a atender a todos os países da América Latina abaixo do México, a fábrica de Curitiba, no Paraná, exportou no ano passado 16% do volume produzido, com 84% consumido no Brasil. Ao todo, a Volvo entregou 19.647 caminhões no mercado brasileiro em 2023. Desse total, 14.020 unidades foram de veículos Euro 6, tecnologia de emissões que passou a ser obrigatória em caminhões produzidos no país no ano passado. Com 10.296 unidades Euro 6 licenciadas dos modelos FH, FM e FMX, a marca conquistou 30,7% de participação em caminhões pesados equipados com essa tecnologia de emissões. Na linha VM, as entregas da marca em veículos Euro 6 também foram expressivas, com 3.724 unidades e 27% de “share”, considerando semipesados e pesados. “Foi mais um ano de grandes conquistas. O mercado teve grande aceitação de nossos modelos Euro 6, garantindo mais uma vez nossa liderança nos segmentos acima de 16 toneladas”, comemora Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina. 

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            Na América Latina, foram 23.652 caminhões Volvo entregues. Além do Brasil, outros mercados de destaque foram o Peru (2.007 unidades) e Chile (1.351). Para este ano, a Volvo prefere não arriscar um percentual da produção que deverá ser exportado. “Dependerá de uma série de fatores, principalmente da economia. A queda nos juros, a redução do desemprego, o aumento da renda e do consumo e a continuidade da valorização das ‘commodities’ anima. Contudo, as questões climáticas, que podem abalar as safras agrícolas, e as incertezas econômicas geradas pelas tensões geopolíticas são pontos de alerta”, explica Lirmann. Segundo a Volvo Financial Services, a inadimplência vem diminuindo e o início do processo de redução de juros já provocou uma inversão no perfil do financiamento. 

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            Com 7.200 unidades emplacadas, o FH 540 foi novamente o caminhão mais vendido do Brasil, entre todas as classes, uma posição alcançada pela quinta vez seguida. Além da liderança geral, o FH 540 foi o caminhão Euro 6 mais emplacado no mercado brasileiro, com 5.803 unidades licenciadas nessa especificação. Outro destaque foi o modelo FH 460, com 3.783 emplacamentos, sendo 3.167 com motor Euro 6. Já a nova geração VM, na linha Euro 6, passou a ser equipada com motor de fabricação própria da Volvo, com potências maiores (290 cavalos e 360 cavalos) e até 10% mais econômico. A Volvo manteve sua boa posição entre os veículos para atender desde o setor de construção leve, como o VMX, e nos dedicados ao transporte muito severo, como o FMX 540 cavalos para 250 toneladas. A marca também ficou na liderança em modelos para a cana-de-açúcar, com 34% de “market share”, e em caminhões para a indústria florestal, com 36% de participação. 

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O ano de 2023 foi marcado ainda como bom para exportações de componentes da unidade brasileira da Volvo para outras fábricas da marca. Foram enviadas 2.781 caixas de câmbio eletrônicas I-Shift para os Estados Unidos, a Austrália e África do Sul, 2.953 cabines de caminhão para a linha de montagem da Bélgica e 8.595 blocos de motor para a matriz da Volvo, na Suécia. De quebra, 2023 também foi um ano de celebração para a Volvo em vendas de caminhões seminovos. Foram 1.799 unidades comercializadas, totalizando mais de 20 mil veículos entregues pela marca em 25 anos de atuação nesse negócio. A Volvo é líder entre as fabricantes que atuam com seminovos.

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            Se entre os caminhões, 2023 foi complicado, a operação de ônibus da Volvo no Brasil registrou crescimento. Foram 700 chassis entregues no país, uma evolução de 6,4% na comparação com o período anterior. No segmento de rodoviários, a marca mais uma vez mostrou sua força, com uma expansão de 60% nos licenciamentos. Um dos grandes destaques da Volvo em 2023 foi o início das entregas dos novos rodoviários B380R, B420R, B460R e B510R, o último, o ônibus mais potente do mercado brasileiro. A Volvo também reforçou seu compromisso com a redução de CO2, com o fortalecimento de sua oferta de eletromobilidade no mercado nacional. O modelo BZL elétrico fez uma demonstração bem-sucedida em Curitiba (PR) e iniciou testes em São Paulo (SP). O Brasil representou 55% das vendas de ônibus da Volvo na América Latina, com Chile e Peru participando juntos de 30% das 1.275 entregas no continente. Outro lançamento da Volvo em 2023 foi o chassi B320R, modelo versátil com versões para aplicações urbana, rodoviária e de fretamento. Com o novo motor D8K Euro 6, mais potente e econômico do que o da geração anterior, o chassi traz ainda a transmissão I-Shift de sétima geração, nas opções para uso rodoviário e de fretamento.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação – Fotos: Divulgação

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