Coube ao 100% elétrico i5 estrear a nova geração do Série 5 no Brasil. O modelo totalmente “verde” chega ao mercado brasileiro na configuração “top” M60, com preço de R$ 759.950. Em um segundo momento, virá uma versão híbrida plug-in do sedã grande da BMW, com visual inteiramente renovado. Em comparação com o modelo antecessor, a nova geração do Série 5 cresceu 9,7 centímetros – totalizando 5,06 metros –, 3,2 centímetros em largura (1,90 metro), 3,6 centímetros na altura (1,51 metro) e dois centímetros na distância de entre-eixos, chegando a generosos 2,99 metros. Visualmente, o elétrico tem o estilo externo idêntico ao resto da família do sedã. Inédito no Série 5, o i5 M60 está equipado com a tecnologia BMW eDrive de quinta geração, com dois motores elétricos, um em cada eixo, tornando o carro com tração integral, com 601 cavalos de potência e 82,5 de torque instantâneo. Com esse sistema, o i5 acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,8 segundos, com velocidade máxima limitada a 230 km/h para preservação da bateria.
Localizada na parte inferior da carroceria, a bateria de alta tensão tem capacidade energética utilizável de 81,2 kWh. De acordo com o ciclo PBVE, do Inmetro, o i5 M60 tem autonomia de até 391 quilômetros. O modelo conta ainda uma a nova função chamada de Max Range, que pode aumentar a autonomia em até 25%, limitando a potência, a velocidade e desativando as funções de conforto. O i5 M60 chega ao Brasil em dez opções de cores externas – Branco Alpino, Preto Safira, Preto Carbono, Cinza Sophisto, Branco Mineral, Azul Phytonic, Cinza Oxide, Cinza Brooklyn, Verde Cape York e Vermelho Fire – e três de acabamento interno em couro Merino – Preto, Cooper e Silverstone.
O i5 permite o carregamento AC com uma potência de até 22 kW. Se a opção for pelo carregamento em casa, com a BMW Wallbox configurada para oferecer 22 kW de potência, a recarga completa leva quatro horas e 15 minutos. Em redes DC, a bateria pode ser reabastecida com potência de até 205 kW. Dessa forma é possível, por exemplo, recarrega-la de 10% a 80% em meia hora. O i5 será entregue aos seus proprietários com dois carregadores de cortesia, uma BMW Wallbox (22 kW) e um Flex Charger (11 kW), possibilitando que o cliente opte pela instalação na residência principal e utilize o cabo para recargas em outros locais.
A aparência frontal do i5 M60 é caracterizada por uma interpretação mais moderna dos faróis e da grade de “duplo rim”. Elementos em leds no interior dos faróis, dispostos quase verticalmente, servem como indicadores de direção e DRL. Equipado com o BMW Iconic Glow, o i5 – a exemplo de outros carros da marca alemã – tem o contorno da grade iluminado. Na vista lateral, apresenta linha de cintura elevada e vários elementos de design reforçando o caráter esportivo do sedã elétrico. As saias laterais pintadas em preto, as maçanetas das portas embutidas e o número 5 em alto relevo na base da coluna “C” são destaques, com as lanternas, também em leds.
Dentro, o cockpit do i5 tem um número bem reduzido de botões em comparação aos modelos anteriores da Série 5 a combustão. Com design “clean” e futurista, o conceito Shy Tech, que estreou no iX, possibilita controlar as funções do carro por comandos de voz, gestos, tato ou da forma mais tradicional, por meio de botões no console central. O painel de instrumentos e a central multimídia são compostos pelo BMW Curved Display, uma tela curva formada por uma de 12,3 polegadas atrás do volante e outra de 14,9 polegadas que faz o papel de central multimídia. A menor, programável em design e itens de controle do veículo, fica responsável por exibir informações técnicas e comandos do elétrico no painel de instrumentos, enquanto a maior faz a função de sistema de entretenimento, com compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto sem fio.
Herdeiro das tecnologias aplicadas no i7, o i5 M60 é equipado com os mais recentes assistentes de direção do BMW Group, como o autônomo nível 3 em países que autorizam esse tipo de assistência. O i5 vem com o sistema Driving Assistant Professional, que engloba uma série de assistentes, como controle adaptativo de velocidade em viagens e o Lane Keeping Assistant, capaz de manter o carro na estrada sem interferências do motorista, mesmo em situações de para e anda de congestionamentos. Com o Parking Assistant Professional, o i5 estaciona 100% sozinho, sem necessidade de o condutor sequer acelerar ou frear. Há ainda alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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