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Na carona do otimismo

De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o primeiro mês do ano começou com a produção no Brasil de 152,6 mil unidades entre carros de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus, representando uma queda de apenas 0,1% sobre janeiro de 2023 e uma maior, de 11,1%, em comparação ao último mês do ano passado. Já as exportações iniciaram 2024 em ritmo muito tímido, com 18,8 mil unidades embarcadas. É o pior resultado mensal desde o auge da pandemia, com retração em todos os mercados vizinhos, à exceção do Uruguai. O encontro mensal da Anfavea com a imprensa do setor teve a participação de Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Em pauta, estiveram os recentes anúncios de grandes investimentos de fabricantes de veículos. São aportes que já somam quase R$ 100 bilhões. Esse valor, que deve crescer em breve com novos anúncios, leva em conta investimentos em curso de montadoras instaladas no país, de novos entrantes e do setor de autopeças. “Temos tudo para crescer ainda mais, por isso, contamos com a longa cadeia automotiva para bater essa marca de R$ 100 bilhões de investimentos em fábricas, produtos, tecnologia e P&D até o final da década, gerando empregos e renda para o país”, afirmou Alckmin. Encerrando sua fala, o vice-presidente ressaltou a importância de o Brasil promover um novo evento automotivo em substituição ao Salão do Automóvel de São Paulo, que deixou de ser realizado com a chegada da Covid-19. 

Na briga dos elétricos “sub-cem” 

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A Renault acaba de baixar o preço do Kwid E-Tech, veículo 100% elétrico e o mais acessível da gama “verde” da marca francesa, para R$ 99.990, tornando o compacto fabricado na França como o elétrico mais barato do Brasil. O modelo foi lançado no Brasil em 2022 com preço de R$ 146.990. A Renault oferece ainda ao mercado brasileiro os elétricos Megane E-Tech e Kangoo E-Tech. O Kwid E-Tech é equipado com motor de 65 cavalos de potência e 11,5 kgfm de torque e pode acelerar de zero a 100 km/h em 14,6 segundos, com velocidade máxima de 130 km/h. Segundo o Inmetro, a pequena bateria de 26,8 kWh fornece uma autonomia de 185 quilômetros ao subcompacto elétrico da Renault. A ofensiva da marca francesa já é uma resposta para o BYD Dolphin Mini – versão mais acessível do carro elétrico mais vendido do Brasil, o Dolphin EV –, que deve chegar ao Brasil com preço de R$ 99.800.

 “Verde” abre alas 

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A nova geração do BMW Série 5 já tem data para chegar ao Brasil. O modelo será lançado no início de março, primeiramente na versão 100% elétrica i5 M60. Em seguida, virá a 530e, com trem de força híbrido. Produzido em Dingolfing, na Alemanha, a nova geração do Série 5 está mais dinâmica, tecnológica e disponível na inédita variante 100% elétrica. Primeiro modelo a desembarcar no Brasil, o novo i5 M60 é equipado com dois motores, um em cada eixo, com um total de 601 cavalos de potência e até 82,5 kgfm de torque, instantâneo, como em todo o elétrico. Com esses números, o sedã elétrico acelera de zero a 100 km/h em 3,8 segundos. De acordo com a marca alemã, recheado de tecnologias para o bem-estar dos passageiros, o novo i5 foi eleito por avaliadores globais como um dos carros mais seguros do planeta, obtendo nota máxima em todos os testes de colisão. Mais detalhes técnicos sobre o modelo serão revelados em breve, assim como seu preço no Brasil. 

Rápida e exibida 

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Considerada pela Audi como o ápice de seus modelos a combustão, a RS6 Avant teve revelada na Inglaterra sua edição especial GT. A perua – a mais rápida do mundo – realmente impressiona, repleta de detalhes externos e internos exclusivos. Um imponente aerofólio integrado à parte de cima da traseira, um difusor redefinido e rodas de 22 polegadas projetadas só para a variante marcam a presença da série especial da RS6 Avant GT. O motor 4.0 V8 TFSI V8 biturbo tem 630 cavalos de potência e estonteantes 85,5 kgfm de torque de 2.300 a 4.500 rotações por minuto, associado à tração integral “Quattro” permanente e à transmissão Tiptronic de 8 marchas. A “bichinha” acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,3 segundos e pode chegar a 305 km/h. Para pará-la, o sistema de freio tem discos de cerâmica. Com um preço de 176.975 libras esterlinas (cerca de R$ 1,11 milhão), as primeiras entregas das 60 unidades reservadas para a Inglaterra se iniciarão no segundo trimestre deste ano.

Para popularizar 

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A liderança disparada do Dolphin nos carros 100% elétricos no Brasil parece não ter deixado a BYD completamente satisfeita. Agora, ao lado da 99 e do Santander, a marca chinesa anuncia uma parceria para incentivar a adoção de carros elétricos por motoristas de aplicativo. Até o fim de fevereiro (ou enquanto durarem os estoques), os interessados têm descontos exclusivos oferecidos pelas três empresas, que integram a Aliança pela Mobilidade Sustentável, na compra do Dolphin. A iniciativa oferece condições de pagamento especiais para a aquisição do modelo, à vista ou financiado pelo banco Santander, com desconto de 15% na taxa de financiamento, caso o motorista opte pelo pagamento sem entrada. Por seu lado, a BYD oferece um desconto de 6% (R$ 8.988) sobre o valor de lista do Dolphin, avaliado em R$ 149.800. Já a 99, líder da Aliança pela Mobilidade Sustentável, apoiará os motoristas parceiros que comprarem o Dolphin com um subsídio mensal de até R$ 1 mil e isenção do custo de instalação de um carregador residencial (wallbox de 7 kWh). Lançado no Brasil na metade do ano passado, o Dolphin EV tem 95 cavalos de potência e 18,3 kgfm de torque. Conforme o Inmetro, o carro tem autonomia de 285 quilômetros. 

Reajuste no aluguel

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A Volkswagen baixou os preços do 100% elétrico ID.4 no programa de assinatura Sign&Drive, partindo da mensalidade de R$ 6.990 com contrato de 24 meses e franquia de 1.500 quilômetros. A mensalidade anterior partia de R$ 10 mil. Os futuros locatários do SUV continuarão com o pacote de benefícios do programa, como assistência vinte e quatro horas, todas as documentações, proteção completa, gestão de multas e manutenção preventiva. Os clientes que já têm a assinatura terão os contratos atualizados e a mensalidade reduzida. O valor pago a mais nas faturas anteriores será abatido a partir de abril.O ID.4 tem motor acoplado ao eixo traseiro com 150 kW (204 cavalos) de potência e 31,6 kgfm de torque. A bateria de 77 kW oferece sistema de recarga rápida capaz de completar até 80% da bateria em aproximadamente 40 minutos, considerando um carregador DC (150 kW). A autonomia do ID.4 é de 550 quilômetros pelo ciclo WLTP. 

As “bandalhas” favoritas 

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O período de Carnaval é um dos maiores desafios para a Polícia Rodoviária Federal. Mas não é o único, pois o “vai e vem” frenético de veículos nas estradas e nas praias e cidades litorâneas em todos os finais de semana no verão é uma constante. Com isso, a fintech Zapay ajudou a fazer um levantamento das principais irregularidades cometidas pelos motoristas:

1 – Excesso de velocidade – As multas variam conforme a gravidade da infração. Quanto maior for o percentual além do limite permitido, mais pesada será a punição. Assim, é considerada infração média até 20% acima do limite, com quatro pontos na CNH e multa de R$ 130,16, grave, de 20% a 50% (cinco pontos e multa de R$ 195,23) e gravíssima, superior a 50% (sete pontos e multa de R$ 293,47).
2 – Avançar o sinal vermelho – Considerada infração gravíssima, com sete pontos na CNH e multa de R$ 293,47.

3 – Transitar na faixa exclusiva de transporte coletivo – Infração grave,com o motorista podendo ter o veículo apreendido, receber sete pontos na CNH e multa de R$ 293,47.

4 – Não usar o cinto de segurança – Infração média, com cinco pontos na CNH e multa de R$ 195,23.

5 – Estacionar em local proibido – Considerada infração gravíssima, com sete pontos na CNH e multa de R$ 293,47.

6 – Uso de bebida alcóolica ao volante – Considerada infração gravíssima, é uma das mais cometidas no Brasil. Aplicação de multa de R$ 2.934,70 e suspensão da CNH por um período de 12 meses, com o veículo sendo retido até a apresentação de um condutor habilitado e obviamente sóbrio para retirá-lo.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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