Para tentar animar os negócios em 2024, a Renault do Brasil anuncia uma atualização da gama Duster. A principal novidade são as versões Intense Plus e Iconic Plus, com aprimoramentos em design, equipamentos e mais tecnologias de segurança. Mas toda a linha do utilitário esportivo compacto produzido em São José dos Pinhais (PR) passa a oferecer também mais itens de série. Combinando configurações e motorizações, o Duster agora têm quatro opções: Intense Plus 1.6 manual, com preço de R$ 122.290, Intense Plus 1.6 CVT, a R$ 131.190, Iconic Plus 1.6 CVT, a R$ 139.890, e Iconic Plus 1.3 TCe CVT, a R$ 153.890. Lançado no Brasil em 2011, para encarar o então único SUV compacto do mercado brasileiro – o pioneiro Ford EcoSport –, o Duster teve 26.506 unidades vendidas no ano passado, ficando em um opaco vigésimo sexto lugar entre os carros de passeio e em décimo na sua categoria – atrás praticamente de todos os modelos do segmento feitos no país.
Para a linha 2024, a Renault resolveu caprichar mais nos detalhes de design da carroceria do Duster. Na dianteira, o SUV traz novos faróis em leds acompanhados de uma grade revigorada, com acabamento em preto brilhante. Atrás, as novas lanternas também são em leds. Internamente, todas as versões trazem um console elevado, melhorando o descanso-braço, novo grafismo para o quadro de instrumentos e duas entradas USB adicionais traseiras, totalizando quatro conexões para dispositivos eletrônicos, três do tipo C e uma do A. Outra novidade é a adoção de seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina) de série em todas as variantes. Antes, trazia apenas os frontais obrigatórios.
As versões equipadas com o motor 1.6 SCe têm potência de até 120 cavalos e torque de 16,2 kgfm. De acordo com a Renault, o propulsor traz duplo comando de válvulas variáveis na admissão, injetores posicionados no cabeçote com alta eficiência e bom desempenho desde as baixas rotações. A Intense Plus manual tem câmbio de 5 marchas, enquanto as Intense Plus e Iconic Plus, ambas com o 1.6, são equipadas com a transmissão automática CVT XTronic com 7 marchas. Já a Iconic Plus 1.3 conta com o motor turbo TCe (Turbo Control Efficiency) 1.3 flex, com potência de até 170 cavalos e torque de 27,5 kgfm, combinado ao câmbio automático CVT XTronic de 8 velocidades.
O SUV equipado com o motor turbo acelera de zero a 100 km/h em 9,2 segundos, podendo chegar à máxima de 190 km/h. Ainda conforme a marca francesa, as retomadas são até 36% mais rápidas, permitindo uma condução mais dinâmica e eficiente. O propulsor turbo traz ainda tecnologias que a Renault desenvolveu nas pistas da Fórmula-1 – na qual conquistou 12 títulos mundiais como fornecedora de “powertrains” –, como a injeção direta central com 250 bar de pressão e o turbocompressor com válvula “wastegate” eletrônica e duplo comando de válvulas variáveis com atuadores elétricos. Segundo a fabricante, a tecnologia garante uma combustão mais qualificada com mais desempenho e menos consumo de combustível.
As configurações Iconic Plus foram as mais “presenteadas” pela marca francesa. No design, além das mudanças comuns a todas as versões, trazem novas barras de teto e esquis frontais e traseiros na cor Cinza Megalith, retrovisores externos em preto brilhante, com acabamento em laranja, novas rodas de liga leve de 17 polegada modelo Tergan, com verniz fumê, e novos emblemas “Iconic”, na grade frontal, e “Duster”, nas barras de teto, na cor laranja. Dentro, têm novas padronagens para os bancos e o painel, com detalhes em laranja, e tecnologias inéditas no SUV, como sensor de chuva e carregador de celular por indução.
A linha 2024 do Duster tem um painel de instrumentos repaginado e uma central multimídia Display Link de 8 polegadas. Com conectividade sem fio, possibilita o espelhamento de smartphones por meio das tecnologias Android Auto e Apple CarPlay. O SUV mantém ainda suas características de robustez e conforto para garantir satisfação em terrenos urbanos ou no off-road. A Renault afirma que, por ter os maiores ângulos de entrada (30 graus) e de saída (34,5 graus) e a maior altura em relação ao solo (23,7 centímetros) do segmento, o Duster enfrenta obstáculos com facilidade. No porta-malas na configuração normal, o carro tem uma capacidade de 475 litros.
A Intense Plus 1.6 SCe manual traz de série barras de teto e retrovisores externos elétricos em preto, direção elétrica, ar-condicionado digital e automático, cinto de segurança de três pontos em todas as posições, dois Isofix no banco traseiro, vidros elétricos com função um toque, indicador de temperatura externa, luz de cortesia no porta-luvas e no porta-malas, espelhos nos dois para-sóis, volante com revestimento que simula couro, start&stop, trava elétrica com fechamento automático, banco do motorista com regulação de altura, luz de cortesia traseira, banco traseiro rebatível bipartido, alarme perimétrico, tomada de 12V traseira, rodas de liga leve de 16 polegadas, auxiliares de neblina, sensor de estacionamento traseiro com câmera, controlador e limitador de velocidade e chave tipo canivete. A Intense Plus 1.6 SCe acrescenta o câmbio CVT XTronic.
A Iconic Plus 1.6 SCe CVT XTronic conta com todos os itens da Intense Plus com o mesmo motor e câmbio e adiciona chave cartão hands-free (presencial), rodas de liga leve de 17 polegadas modelo Tergan, com verniz fumê, alargadores de roda, novo interior e bancos com revestimento premium, novas barras de teto e esquis frontais e traseiros na cor Cinza Megalith, retrovisores externos em preto brilhante, com acabamento em laranja, emblema “Iconic” na grade e “Duster” nas barras de teto, sistema Multiview com quatro câmeras, alerta de ponto cego, sensor de luminosidade e de chuva, carregador por indução e faróis com função “Follow Me Home”. E a Iconic Plus turbo 1.3 TCe CVT soma mais o próprio motor turbinado e o câmbio automático CVT XTronic de 8 marchas. A versão “top” do Duster ainda pode ser equipada com o Pack Outsider, que complementa o visual do SUV com faróis auxiliares no para-choque com molduras na cor Cinza Megalith e novos frisos laterais com detalhes em laranja. Custa mais R$ 1.800.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: