O mundo da mobilidade sustentável não tem um caminho único. Quando algumas marcas pensam em apostar nos modelos elétricos, outras procuram soluções diferentes. Um desses casos é o da Iveco, que não só terá veículos elétricos como está desenvolvendo estratégias multi-energéticas para uma mobilidade com baixas e zero emissões. Dos veículos leves aos pesados, a empresa busca aprimorar seu trabalho na produção – nas fábricas de Córdoba, na Argentina, e de Sete Lagoas, em Minas Gerais – e de comercialização de equipamentos movidos a energias alternativas.
Na Argentina, a Iveco se tornou a primeira montadora a obter homologação para a fabricação local de caminhões a gás natural. Assim, em 2019, nasceu a gama Natural Power. Pouco depois, em 2020, teve início a produção do Tector movido a GNV na fábrica da empresa em Córdoba. Atualmente, é o caminhão mais vendido naquele país na versão a gás natural comprimido. “A Iveco é uma marca inovadora por natureza, e a criação da Natural Power é um pequeno exemplo disso. A gama teve um crescimento significativo nos últimos anos, não só no que diz respeito à incorporação de novos equipamentos à linha, como também na sua recepção pelos transportadores, o que se traduz em uma maior circulação de veículos nas ruas e percursos do país para um alcance cada vez mais sustentável. Estamos muito satisfeitos com essa evolução e convencidos da importância de continuarmos nesse caminho”, explica Francisco Spasaro, diretor de Vendas e Marketing da Iveco Argentina.
Com vista à criação de novas soluções multi-energéticas para o transporte de cargas e passageiros, a Iveco avança na apresentação do projeto S-Way NG. O caminhão na versão a diesel é fabricado no Brasil e a configuração a gás natural em breve sairá da unidade de Sete Lagoas. Um protótipo foi apresentado na Fenatran, em novembro de 2022, já há unidades em teste e o lançamento está previsto para meados deste ano. O S-Way 460 NG 6×2 aumenta as vantagens de um combustível mais ecológico para melhorar a qualidade do ar – reduzindo o nível de partículas e emissões de NOx – e contribui para criar um ambiente mais silencioso ao trabalhar no modo “Piek Quiet Truck”. Além do gás natural, o caminhão também pode funcionar com biometano, uma energia renovável que gera uma menor pegada de carbono. O biometano já é produzido no Brasil, a partir de resíduos agrícolas e urbanos.
Dentro dessas diretrizes, em 2022, a Iveco Bus apresentou o chassi 170G21 movido a GNV e anunciou sua fabricação em Córdoba. O veículo já percorre as ruas da Argentina participando de vários tipos de testes tanto para clientes particulares quanto para municípios. Por outro lado, algumas unidades já estão em processo de exportação e, em pouco tempo, estarão em outros mercados sul-americanos. Outra novidade “ecologicamente correta” da Iveco na América do Sul para os próximos meses será o furgão eDaily. É um produto com versatilidade idêntica à do modelo a combustão, mas na sua versão elétrica. O utilitário tem autonomia de até 400 quilômetros, com a mesma carga útil e agilidade. No futuro, a Iveco pretende trabalhar com ferramentas de assistência ao motorista e condução autônoma. Na Europa, a marca desenvolve um caminhão autônomo previsto para ser lançado até 2027, em parceria com a startup californiana de tecnologia de caminhões autônomos Plus.
A fábricas da Iveco em Córdoba e em Sete Lagoas trabalham na sustentabilidade há muitos anos. Com foco na redução de resíduos e atividades poluentes nos processos produtivos, avança na utilização de um modelo de economia circular, no qual os resíduos são convertidos em recursos. É um projeto que inclui atividades e espaços voltados à preservação do ambiente, como marcenaria para reaproveitamento e reciclagem de materiais, viveiro de plantas nativas para reflorestamento, tanque para coleta de água da chuva e composteiras para resíduos orgânicos, entre outros projetos de economia circular realizados com materiais típicos da atividade industrial. (colaborou Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix)
Por Santiago Di Pardo, do “Minuto Motor”/Argentina, especial para a AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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