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SETE LAGOAS / MINAS GERAIS / BRASIL (05.10.2023) - Iveco - Teste Drive. Foto: Pedro Vilela / Agencia i7

 De olho no segmento de pesados, que representa quase a metade do mercado total de caminhões no Brasil, a Iveco apresentou o S-Way há um ano. Lançado em 2019 na Europa e eleito como o caminhão mais belo do mundo pelo iF Design Award 2020 – um dos mais renomados prêmios do design automotivo –, o modelo começou a ser produzido este ano na fábrica da Iveco na cidade mineira de Sete Lagoas para encarar grandes nomes do mercado, como o Volvo FH 540 e o Scania 560R. 

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SETE LAGOAS / MINAS GERAIS / BRASIL (05.10.2023) – Iveco – Teste Drive. Foto: Pedro Vilela / Agencia i7

            No design italiano do S-Way, com aerodinâmica otimizada, destaca-se a grade detalhada que ostenta o grande logo “Iveco” cromado, ladeada por faróis afilados, em um conjunto com superfícies e proporções equilibradas. O S-Way chegou às estradas brasileiras com dois modelos de cabine: a AS, com 2,5 metros de largura, e a AT, com 2,3 metros. Em um segmento de caminhões no qual a cabine serve muitas vezes de casa e de escritório para o motorista, a do S-Way incorpora uma nova cama com material visco elástico, banco estilo “assento de cinema”, mais de 15 porta-objetos, ar-condicionado digital, banco e volante em couro com comandos integrados, geladeira, iluminação interna personalizável em cor e intensidade, painel de comando e cortina na cama e no banco e entradas USB.

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            Para que o S-Way possa atender às expectativas do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve P8), um dos principais destaques é o motor FPT Cursor 13 com injeção Common-Rail e novo turbocompressor e-VGT. A alta performance do propulsor, nas versões 450 cavalos (4×2), 480 cavalos (6×2) e 540 cavalos (6×4), é peça-chave para o S-Way. O FPT Cursor 13 Common Rail e-VGT também apresenta uma nova estratégia de funcionamento do freio-motor com quatro estágios, capaz de fazer o veículo obter uma parada total. Além de maior segurança na frenagem, o sistema traz redução do custo operacional ao diminuir a necessidade do uso do freio de serviço. A potência máxima do freio-motor no quarto estágio é de 610 cavalos.

Primeiras Impressões

Força com inteligência

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SETE LAGOAS / MINAS GERAIS / BRASIL (05.10.2023) – Iveco – Teste Drive. Foto: Pedro Vilela / Agencia i7

Sete Lagoas/MG – O Iveco S-Way 540 6×4, com 540 cavalos e brutais 260 kgfm de torque, é o mais poderoso dos extrapesados produzidos pela marca italiana na fábrica mineira de Sete Lagoas. No circuito do Campo de Provas da Iveco, localizado junto à fábrica, foi possível testar seu desempenho em condições corriqueiras de viagens pelas estradas brasileiras. A carreta com quarto eixo estava carregada de minério, com um PBTC de 54 toneladas (38 toneladas de carga líquida). No modelo, o motor Cursor 13 e a transmissão ZF Traxon de 12 velocidades formam um conjunto bem entrosado para alcançar um patamar diferenciado de desempenho e consumo. Como se costuma dizer, “sobra motor” – mas o motorzão trabalha o tempo todo em baixos giros, privilegiando a economia. Quando é necessário colocar a potência e o torque em ação, basta dar um “kick down” (pisar o acelerador até o fundo) para o giro subir rapidamente. São três modos de condução: “Eco”, “Standard” e “Perf” (performance). O freio-motor tem quatro estágios distintos, com até 610 cavalos de potência. O sistema Driver Style Evaluation fornece informações em tempo real para o motorista e o frotista sobre sua condução e como atingir eficiência e performance máxima. 

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            A configuração “top” do S-Way é equipada com o pacote Safety, o mais completo, que inclui DRL incorporado e ativo na função seta, LDWS (leitor de faixa que avisa em caso de mudança inadvertida), controle de cruzeiro automático adaptativo (ACC) – acelera e freia o veículo de maneira autônoma em função do tráfego –, sistema de freio emergencial autônomo AEBS – freia o veículo automaticamente em caso de situações de emergência –, assistente de partida em rampa Hill Holder e controle de tração e estabilidade. Todos esses recursos e assistências tornam e experiência de conduzir o caminhão nem tão distante de dirigir uma picape grande. As marchas são trocadas automaticamente de forma suave, sem trancos. E o conforto acústico é incomum para veículos de carga. 

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            O painel do S-Way é voltado ao motorista, com fácil acesso às informações, e o volante multifuncional traz todos os recursos e facilidades dos carros de passeio. A versão mais “forçuda” do S-Way vem com central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto, volante multifuncional, sistema keyless, basculamento elétrico da cabine, cybersecurity – módulo que protege o veículo contra ataques cibernéticos –, cluster de TFT colorido, check de luzes remoto com acionamento simples pela chave e lanternas e faróis full-leds direcionais com luzes de rodagem diurna (DRL). Outra “mordomia tecnológica” do S-Way é o Way App, um aplicativo para smartphone que permite ao motorista ter controle a uma série de funções do veículo de forma remota, tais como abertura e tratamento das portas, abertura e fechamento das janelas, regulagem do som e central multimídia e controle sobre toda a iluminação interna da cabine.

Por: Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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