O SUV-cupê Fastback acaba de ganhar uma nova picada do escorpião. O modelo embarca de vez na tendência deflagrada no Brasil pelo Pulse, lançado em novembro do ano passado sob o signo do fundador da marca italiana, o austríaco Carlo Abarth. Não por coincidência, o Fastback Abarth foi apresentado também em novembro – ou seja, sob o signo de escorpião – e já está nas concessionárias. Com a chegada da nova versão, houve um reposicionamento de preços na gama. O da Limited Edition Powered by Abarth foi reduzido em R$ 8 mil (para R$ 154.590), abrindo espaço para a nova variante como a “top” da família, com preço de R$ 159.990. Abaixo das duas, o Fastback custa R$ 121.990 na configuração de entrada, R$ 138.990 na Audace e R$ 150.990 na Impetus, as três com motor T200 turbo. As duas versões ajustadas pela Abarth conviverão temporariamente – a Limited Edition Powered by Abarth já deixou de ser produzida e ficará no mercado somente até que as unidades se esgotem nas concessionárias. O Fastback está bem colocado no ranking de vendas, na vigésima posição entre os carros de passeio no Brasil, com 29.106 unidades emplacadas de janeiro a setembro deste ano.
Equipado com o motor T270 turbo da Stellantis, o mesmo da Limited Edition Powered by Abarth, o SUV-cupê preparado tem 185 cavalos com etanol e um torque de 27,5 kgfm. Segundo a Fiat, o Fastback Abarth acelera de zero a 100 km/h em 7,6 segundos, com velocidade máxima de 220 km/h (etanol). O novo Fastback Abarth teve ajustes específicos, como a calibração do motor e do câmbio. Ainda de acordo com a marca italiana, em relação à Limited Edition Powered by Abarth, o novo carro tem uma dinâmica mais precisa, direção mais direta, rodas mais largas e mais leves e pneus mais aderentes. Também houve alterações no sistema de exaustão, com escape duplo e ronco mais esportivo. As suspensões, igualmente recalibradas, garantem mais estabilidade e dirigibilidade, com menos rolagem da carroceria. A nova configuração envenenada tem molas mais rígidas e amortecedores até 21% mais estáveis.
O Fastback Abarth tem um vão livre em relação ao solo de 21,5 centímetros, 20 graus de ângulo de entrada e 23 graus de saída. Conforme a Fiat, comparado às variantes com motor T200, o Abarth tem um tempo de resposta até 49% mais rápido. O câmbio é automático de 6 marchas e conta com três modos de condução, “Normal”, “Manual” e o “Poison”, esta última exclusividade das versões com a assinatura do escorpião. O “Poison” é acionado em um botão vermelho no volante, firmando a direção. Entra em ação ainda uma vetorização dinâmica de torque, deixando o veículo mais provocante e insinuante nas manobras e calibração esportiva do câmbio, com trocas mais rápidas e redução automática das marchas em frenagem para auxiliar o freio-motor. Os controles de tração e estabilidade se tornam menos intrusivos, deixando o carro mais na mão do motorista.
A exclusividade da Abarth se estende ao visual do modelo, a começar pelos detalhes em vermelho – cor característica da marca – presente nas rodas e em parte do spoiler dianteiro. As capas dos retrovisores são em preto, independentemente da cor do veículo. Os badges Abarth estão na lateral e na dianteira do carro, enquanto a Fiat Flag – bandeira da Itália estilizada – está afixada no canto esquerdo da grade. O SUV-cupê traz dupla saída de escapamento, aerofólio traseiro, teto pintado na cor preta, rodas exclusivas de 18 polegadas e o “wide blade”(friso logo acima dos faróis) com revestimento em fibra de carbono. O modelo está disponível nas cores Branco Banchisa, Cinza Strato, Preto Volcano e Vermelho Montecarlo.
O interior do Fastback é todo escurecido, inclusive o teto, com detalhes em vermelho, revestimento do painel simulando fibra de carbono, volante em couro perfurado e bancos em couro ecológico com costura vermelha. Como curiosidade, existem 13 escorpiões (do símbolo da Abarth, naturalmente) espalhados pelo exterior e na cabine. Encontrá-los é uma diversão à parte. A plataforma de serviços ConnectMe tem mais de 30 funcionalidades, seguindo com os “paddles shifters” localizados atrás do volante para trocas sequenciais ao comando do motorista. O cluster digital de 7 polegadas é específico da Abarth, com informações como pressão do turbo, força G e potência na tela principal. A nova configuração esportiva traz ainda uma central multimídia de 10,1 polegadas com várias possibilidades de entretenimento e conectividade, com espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay, carregador de celular por indução e entradas USB-A e USB-C.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: