A Nissan está preparando uma série de carros conceituais totalmente elétricos para o Japan Mobility Show, em Tóquio, que será realizado no final deste mês. O principal deles é o Hyper Urban, mostrado no novo salão de design no Centro Técnico da Nissan em Atsugi, Kanagawa, no Japão. Com os dados técnicos do propulsor ainda não divulgados, o estilo do Hyper Urban – de acordo com a marca oriental – contempla os gostos sofisticados do seu público-alvo, profissionais preocupados com a sustentabilidade. O design externo e interno do Hyper Urban é elegante e futurista. O seu estilo, que lembra alguma coisa do crossover Ariya, tem por característica uma estética moderna, com a pretensão de se integrar eficazmente no seu ambiente.
O carro conceitual está integrado no ecossistema EV com a sua função V2H, que pode fornecer energia para casas e prédios, oferecendo também a possibilidade de economia na conta de luz e redução na pressão sobre a rede elétrica urbana. Graças à capacidade V2G do Hyper Urban, os proprietários podem até contribuir com energia excedente para a rede para apoiar a comunidade local e ainda ganhar dinheiro no processo. O sistema de gerenciamento de carregamento tem Inteligência Artificial que pode abastecer outros veículos e alimentar edifícios de forma autônoma.
O conceito também aplica a sustentabilidade à vida útil do veículo. Atualizações de equipamentos e regulares de programas de computador proporcionam uma nova experiência de propriedade ao longo dos anos. Por exemplo, o interior pode ser atualizado com um novo painel de instrumentos que reflete as mais recentes tecnologias e tendências em interfaces gráficas de utilizador. Pela imagem interna divulgada, o conceito não terá um volante convencional. O carro representa o design do futuro e das capacidades tecnológicas das ofertas elétricas da Nissan. A carroceria amarelo-limão muda de cor dependendo do ângulo em que a luz atinge, chamando – a um só tempo – a atenção e se misturando ao ambiente. As portas dianteiras e traseiras “em tesoura” proporcionam uma sensação de abertura e personalidade, enquanto a silhueta esportiva produz uma aerodinâmica mais eficiente. Pneus largos – com medidas também não antecipadas – completam o visual esportivo.
O interior do Hyper Urban foi projetado para combinar com os espaços urbanos. Inspirados em triângulos caleidoscópicos, o painel de instrumentos e o display podem ser personalizados de acordo o gosto do motorista. Os bancos dianteiros podem se dobrar e rebater nos traseiros, criando um espaço de relaxamento semelhante a de um sofá. Nessa configuração, o motorista dirigiria o Hyper Urban na posição dos pilotos da Stock Car brasileira – sentado como estivesse no assento traseiro do veículo. Enfim, o Hyper Urban, no momento, é só uma propaganda que explora o visual do carro. Tóquio, no final do mês, responderá às questões importantes.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: