Os engarrafamentos expressam claramente a tendência – os utilitários esportivos representam quase a metade das vendas de carros novos no Brasil. Os SUVs viraram sinônimo de carro familiar e já extinguiram um segmento que antigamente era uma das opções preferenciais das famílias – as station wagons. Outro gênero de carro que sempre despertou o interesse das famílias é o dos sedãs, mas esses ainda resistem ao predomínio dos SUVs. Dirigibilidade, conforto, elegância e sobriedade normalmente são as justificativas de compra do segmento, em contraste com o apelo aventureiro, rústico e ostentativo dos SUVs. Este ano, a liderança nacional de vendas entre os sedãs está com o compacto Fiat Cronos, com 29.325 emplacamentos de janeiro a agosto, seguido pelo médio Toyota Corolla (27.840) e pelo compacto Hyundai HB20S (16.605). O sedã da marca sul-coreana, juntamente com o hatch HB20 que lhe deu origem, recebeu um profundo facelift na linha 2023, apresentada em agosto de 2022. As mudanças resolveram as controvérsias estéticas da segunda geração, eliminando a exótica grade trapezoidal cromada que misturava linhas retas e curvas. Além do aprimoramento visual, a linha 2023 do HB20 incorporou tecnologias de segurança, especialmente na versão topo de linha Platinum Plus.
Na linha 2024, a opção mais completa do três volumes fabricado em Piracicaba (SP) parte de R$ 126.590 na cor Preto Onix. O tom Branco Astral encarece R$ 700 e as outras tonalidades disponíveis – Cinza Silk, Azul Sapphire, Prata Sand e Prata Brisk (a do modelo testado) – somam R$ 1.600 à conta. Como ocorre no HB20 hatch, a versão Platinum Plus do sedã é movida pelo motor Kappa 1.0 TGDI, na configuração de três cilindros com 12 válvulas, o mesmo utilizado desde 2019. É uma evolução do aspirado Kappa 1.0 das variantes mais baratas do HB20 – incorpora turbocompressor, injeção direta de combustível e intercooler. Entrega até 120 cavalos a 6 mil rpm e um torque de 17,8 kgfm a 1.500 rpm – os números de torque e potência são iguais com etanol ou gasolina.
No HB20S, a grade é dividida por uma faixa de carroceria e traz uma trama tridimensional. A passagem de ar maior fica no para-choque e é hexagonal, enquanto a superior é retangular e se estende até os faróis. É ladeada pelos faróis com luz de halogênio que se prolongam até a lateral – apenas as luzes diurnas são em leds. O para-choque ficou mais volumoso e abriga as luzes de seta e os auxiliares de neblina. O capô tem frisos que integram visualmente a grade ao para-brisa. Na lateral, maçanetas e base das janelas cromadas sofisticam a aparência, com a ajuda das rodas de 16 polegadas diamantadas. Atrás, as lanternas em leds unificadas por uma imponente faixa horizontal – que lembra modelos como Tucson e Elantra – e a tampa do porta-malas com um estilo “arrebitado” reforçam o aspecto arrojado e tecnológico. A placa voltou para a tampa do porta-malas, que tem abertura por proximidade. Como ocorre no HB20 hatch, as luzes de direção e de ré são separadas das lanternas e ficam mais embaixo, integradas aos para-choque. No interior, as cores claras e os bancos de couro sintético cinza reforçam o requinte. O painel de instrumentos digital Supervision tem 4,2 polegadas e a central multimídia BlueMedia tem 8 polegadas. O “top” de linha conta com “borboletas” para troca de marchas ao comando do motorista no volante e o sistema Stop&Go, que desliga o motor automaticamente em rápidas paradas de trânsito.
O pacote de segurança SmartSense, de série na Platinum Plus, reúne itens de direção autônoma como os assistentes de centralização e permanência em faixa e de tráfego cruzado traseiro, o alerta de saída segura e o assistente de ponto cego. Todas as versões do novo HB20S contam com seis airbags, freios com ABS e EBD, controles de estabilidade e tração, sinalização de frenagem de emergência e assistente de partida em rampa e destravamento automático das portas em caso de acidente, após a parada total do carro.
Experiência a bordo
Elegância tecnológica
Antes mesmo de entrar no carro, o motorista já pode começar a desfrutar das tecnologias do HB20S Platinum Plus. A possibilidade de partida remota do motor confere a conveniência de climatizar o carro à distância usando a chave presencial. Para acionar o motor, o motorista deve pressionar o botão para travar as portas e, em seguida, manter pressionado o botão de partida remota por três segundos. A chave presencial também permite o travamento e abertura das portas por proximidade, com o toque de um botão na maçaneta, e a partida do motor por botão no painel.
Os bancos são em couro sintético cinza claro – mesmo tom adotado no volante, manopla, apoio de braço no console central e acabamento das portas. O do condutor tem regulagem de altura, com a coluna de direção regulável em altura e distância. O Supervision Cluster é um painel de instrumentos com 4,2 polegadas totalmente digital, colorido e interativo, que disponibiliza três opções de cor de fundo para escolha do motorista e a configuração personalizada de itens de segurança e conforto. O ar-condicionado digital é automático, com três níveis de intensidade, mas não tem saídas para trás. A central multimídia BlueMedia traz tela de 8 polegadas em estilo “flutuante” e oferece reconhecimento de voz e possibilidade de conectar Google Android Auto e Apple CarPlay, sem fio. São três entradas USB, uma disponível para os passageiros traseiros. Há opção de carregamento por indução (sem fio) da bateria do celular no console central.
Impressões ao dirigir
Convivência com a evolução
A configuração “top” do sedã compacto da Hyundai é produto bem acertado em termos dinâmicos. Preserva a conhecida (desde 2019) parceria do motor 1.0 Turbo GDI e o câmbio automático de 6 velocidades, com desempenho convincente. Como o bom torque máximo de 17,8 kgfm está disponível desde os baixos giros, o conjunto esbanja agilidade. O sedã se move com um reconfortante vigor, que se reflete em ultrapassagens seguras. Mesmo em subidas íngremes, nunca falta fôlego. As trocas de marchas do câmbio automático são precisas, e o compacto ganha velocidade rápida e progressivamente – há a possibilidade de mudanças manuais no volante. A suspensão busca um equilíbrio entre conforto e esportividade, sem quicar demais nos pavimentos irregulares nem oscilar em curvas velozes – em termos de equilíbrio dinâmico, os sedãs normalmente dão “banho” nos SUVs, que têm altura mais elevada. A velocidade máxima do sedã é 191 km/h e a aceleração da imobilidade até 100 km/h leva 10,7 segundos, com qualquer combustível, segundo a Hyundai. O sistema Stop&Go de parada e partida automática do motor auxilia na economia de combustível. Pelo levantamento de 2023 do Inmetro, o HB20S Platinum Plus faz 12,2 km/l com gasolina e 8,9 km/l com etanol na cidade e 14,3 km/l com gasolina e 12,2 km/l com etanol em percursos rodoviários.
O pacote de segurança SmartSense do HB20S Platinum Plus pode causar alguma estranheza em motoristas mais conservadores – para eles, há o recurso de desativar os sistemas. O assistente de centralização em faixa, que monitora a posição do carro em relação à sinalização horizontal de trânsito e ao veículo à frente, atua de forma autônoma no volante para devolver o sedã à faixa de rodagem, quando o veículo a cruza sem que o motorista ative a seta. O sistema de alerta e frenagem autônomo freia o carro sozinho para evitar impactos – levar um “fino” de um motociclista, situação corriqueira no trânsito das grandes metrópoles, pode causar uma freada não planejada, além de alertas visuais e sonoros. O assistente de ponto cego usa sensores para indicar a existência de veículos fora do alcance visual do motorista, feitas diretamente nos espelhos externos. Também pode controlar automaticamente o carro para reduzir o risco de uma colisão ao mudar de faixa. O assistente de tráfego cruzado traseiro evita colisões ao sair de uma vaga em ré, usando radares e avisos sonoros quando um veículo se aproxima ou até parando o carro, se necessário. Já o alerta de saída segura apenas emite avisos se um veículo for detectado no momento em que um ocupante abre a porta para sair. Há ainda alerta de objetos no banco traseiro, detector de fadiga, farol alto adaptativo e monitoramento de pressão dos pneus, que se juntam aos controles de tração e estabilidade. Tantas intervenções tecnológicas podem até gerar algum estresse inicial. Contudo, com algum tempo ao volante do sedã, é normal que o motorista se acostume às assistências – e até sinta falta delas, quando não estão disponíveis.
Ficha Técnica
Hyundai HB20S Platinum Plus
Motor: dianteiro, transversal, Kappa 1.0 TGDI, trilíndrico flex com turbocompressor, 12 válvulas, comando duplo variável, injeção direta de combustível e intercooler
Potência: 120 cavalos a 6 mil rpm
Torque: 17,8 kgfm a 1.500 rpm
Câmbio: automático de 6 marchas com modo manual
Tração: dianteira
Direção: elétrica
Carroceria: sedã compacto de quatro portas e cinco lugares
Dimensões: 4,26 metros de comprimento, 1,72 metro de largura, 1,47 metro de altura, 2,53 metros de entre-eixos
Peso: 1.137 quilos
Suspensão: dianteira tipo MacPherson com barra estabilizadora e molas helicoidais e traseira tipo eixo de torção, semi-independente e molas helicoidais.
Rodas: 16 polegadas com pneus 195/55
Tanque: 50 litros
Porta-malas: 475 litros
Preço: R$ 126.590 (mais R$ 1.600 da cor Prata Brisk do modelo testado, totalizando R$ 128.190)
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Luiza Kreitlon
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