A Daimler Truck demonstrou que a tecnologia de célula de combustível de hidrogênio pode ser a solução para descarbonizar o transporte rodoviário de longa distância. Um protótipo aprovado para rodovias públicas do caminhão Mercedes-Benz GenH2 completou a “Hydrogen Record Run” da Daimler Truck, percorrendo 1.047 quilômetros com apenas um abastecimento de hidrogênio líquido. A Daimler Truck optou pelo hidrogênio líquido no desenvolvimento dos seus veículos por ter uma densidade de energia maior em comparação com o hidrogênio gasoso. Como resultado, é possível transportar mais hidrogênio, o que aumenta a autonomia e permite um desempenho comparável ao de um veículo a diesel convencional. “O ponto ideal para caminhões com célula de combustível está nas tarefas de transporte de longa distância. O hidrogênio utilizado em caminhões é tudo menos uma conversa fiada: provamos isso de forma impressionante, ao ultrapassar mil quilômetros com um abastecimento”, comemora Andreas Gorbach, integrante do Conselho de Administração da Daimler Truck AG e chefe de Tecnologia de Caminhões, que fez questão de dirigir o GenH2 no trecho final da prova.
Com um caminhão alimentado por um sistema de célula de combustível equipado com tanque de hidrogênio líquido, a corrida teve início na segunda-feira, 25 de setembro, à tarde, no Centro de Atendimento a Clientes da Mercedes-Benz Trucks em Wörth am Rhein, terminando na terça-feira pela manhã na capital da Alemanha, Berlim. O caminhão saiu totalmente abastecido, com peso bruto total combinado de 40 toneladas, sob condições reais de circulação, e completou a viagem sem emissões de CO2. A distância percorrida foi inspecionada pelo TÜV Rheinland, órgão alemão de certificação de veículos e tecnologias.
Antes da viagem, o caminhão GenH2 foi abastecido com hidrogênio líquido na área de protótipos da Daimler Truck, no Centro de Testes e Desenvolvimento da empresa em Wörth. O hidrogênio fornecido pela Air Liquide é de origem renovável e foi produzido com biometano com garantia de origem. O hidrogênio líquido criogênico, a 253°C negativos, foi abastecido em dois tanques de 40 quilos instalados em ambos os lados do chassi do caminhão. Graças ao isolamento dos tanques, o hidrogênio pode ser mantido na temperatura ideal para um tempo suficientemente longo, sem resfriamento ativo.
Como um dos maiores fabricantes mundiais de veículos comerciais do mundo, a Daimler Truck comprometeu-se com o Acordo Climático de Paris, assinado em dezembro de 2015. O objetivo é oferecer novos veículos neutros em CO2 em seus principais mercados globais (Europa, Estados Unidos e Japão) até 2039. Os caminhões elétricos a bateria são a escolha recomendável para distribuição urbana, bem como para transporte em longas distâncias com rotas planejáveis e opções de carga adequadas. No entanto, as unidades a base de hidrogênio podem ser uma solução ainda melhor, especialmente para implementações muito flexíveis e particularmente exigentes em transportes pesados e de longas distâncias. A disponibilidade de infraestruturas adequadas e de eletricidade e de hidrogênio verdes suficientes são cruciais para uma transição bem-sucedida para tecnologias isentas de emissões. A Daimler Truck está convencida de que a cobertura rápida e econômica dessa demanda de energia só pode ser alcançada com ambas as tecnologias.
Há três anos, a Daimler Truck anunciou em Berlim o compromisso de investir em grande escala na tecnologia do hidrogênio, quando o conceito do caminhão GenH2 surgiu para sublinhar a estratégia tecnológica da companhia. Posteriormente, foi criada a Cellcentric, uma joint-venture com o Grupo Volvo, que construirá uma das maiores instalações de produção de células de combustível da Europa. Desde 2021, os protótipos do GenH2 estão sendo submetidos a testes rigorosos e, mais recentemente, demonstraram as suas capacidades no Passo do Brenner, uma das rotas de trânsito mais movimentadas e desafiantes da Europa. A “Hydrogen Record Run” foi um marco adicional na corrida para o transporte sustentável. Espera-se que os primeiros caminhões movidos a células de combustível sejam testados nas mãos dos clientes nos próximos anos. O objetivo é lançar a versão de série do GenH2 na segunda metade desta década.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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