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A nova versão do SUV Citroën C4 Cactus produzido em Porto Real (RJ) chegará em breve às concessionárias com preços de R$ 106.990 na Live, de R$ 110.990 na Feel e de R$ 115.990 na Feel Pack, as três equipadas com motor 1.6 aspirado, enquanto a topo de linha Shine Pack com propulsor THP (turbo) custará R$ 129.990. Todas as versões contam com câmbio automático de 6 marchas da Aisin. O C4 Cactus tem opções de rodas de 16 e 17 polegadas. Uma das mudanças feitas na linha 2024 é a introdução de elementos na cor Orange Pearl (laranja) ao redor dos faróis de neblina e nos Airbumps laterais, que complementam os adesivos nas colunas “C” (as de trás) com novos grafismos. A mesma cor estreia também nos logotipos que identificam o modelo e configuração na tampa do porta-malas. Nas vendas do primeiro semestre deste ano, o C4 Cactus teve um desempenho modesto, com 1.831 emplacamentos e a média mensal de pouco mais de 300 unidades, bem distante do carro-chefe da marca no Brasil, o novo C3, que vendeu 11.338 exemplares no mesmo período.

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No interior, o C4 Cactus linha 2024 tem bancos com novos tecidos. Na conectividade, o SUV conta com o Citroën Connect Touchscreen de 10 polegadas com espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay sem fio. A central multimídia reúne as principais funções de conforto, entretenimento e segurança do veículo em uma tela intuitiva. O carro recebeu três novas entradas USB, uma abaixo da tela central, a segunda à frente do novo porta-objetos entre os bancos dianteiros e a outra voltada para o banco traseiro. Este último conector fica próximo a um organizador de cabos, para evitar tropeços nos fios enquanto os celulares dos passageiros traseiros estiverem sendo carregados.

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O porta-objetos entre os bancos dianteiros recebeu uma cobertura regulável, que corre sobre seu suporte para dar mais conforto aos braços do motorista e do passageiro da frente, independentemente da estatura dos dois. O C4 Cactus 2024 ganhou um inédito carregador de celulares sem fio, à frente do câmbio automático e ao lado do novo porta-copos. O SUV traz de série em todas as versões ar-condicionado digital com controle automático de temperatura, sistema de abertura de portas e partida do motor por botão com sistema keyless, que elimina a necessidade de o condutor tirar a chave do bolso. O bem-estar a bordo é contemplado ainda com novos acabamentos na cor Black Piano nas portas, com as maçanetas em tom prateado Chrome Satin.

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A linha 2024 do C4 Cactus mantém as opções de motorização. Com exceção da “top” Shine, o SUV compacto é equipado com o motor 1.6 16V aspirado EC5 de quatro cilindros, que com etanol tem a potência de 120 cavalos e um torque de 15,7 kgfm, suficientes para levar o carro de zero a 100 km/h em 12 segundos e à velocidade final de 190 km/h, tudo com o combustível vegetal. Na versão Shine, o C4 Cactus tem o propulsor 1.6 turbo de até 173 cavalos e 24,5 kgfm de torque, que acelera da inércia até os 100 km/h em 7,7 segundos, com velocidade máxima de 212 km/h. Essa performance é complementada com um pacote de equipamentos. A variante “top” tem de série freio a disco nas quatro rodas, seis airbags e o exclusivo Grip Control, que adapta as rodas dianteiras ao terreno. Por meio de um comando giratório, o motorista pode selecionar programas especiais para diferentes tipos de piso, permitindo que, segundo a Citroën, o C4 Cactus THP entregue a melhor performance mesmo em ruas e estradas enlameadas, molhadas ou com pedras soltas. No quesito consumo, a versão com o motor turbo – com tanque de 55 litros – tem uma autonomia de 730 quilômetros, conforme dados do Inmetro, suficiente, por exemplo, para de ir de Florianópolis (SC) à cidade de São Paulo sem precisar reabastecer.

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O C4 Cactus sai de fábrica na versão Live com luzes de circulação diurna (DRL) de leds, controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, ar-condicionado digital com controle automático de temperatura, alarme perimétrico, vidros, travas e retrovisores elétricos, abertura das portas e partida do motor por chave presencial, controlador e limitador de velocidade, Citroën Connect Touchscreen de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, três conectores USB tipo A e barras de teto. Como opcional, a variante de entrada pode ter pintura metálica. A Feel acrescenta faróis de neblina, rodas de liga leve de 16 polegadas diamantadas e câmera de ré. A Feel Pack adiciona airbags laterais, carregador de celular por indução (sem fio), bancos e volante revestidos com TEP, barras de teto tipo “Flottant” (longitudinais e funcionais), rodas de liga leve de 17 polegadas diamantadas, sensor de pressão dos pneus, faróis com acendimento automático e limpador do para-brisa com acionamento automático. Como opção, a configuração pode ter pintura metálica ou perolizada. Já a topo de linha Shine Pack soma airbags de cortina, Grip Control, alerta de saída de faixa, indicador de descanso, alerta de colisão, frenagem automática de emergência e rodas de liga leve de 17 polegadas diamantadas “Cross”. A variante tem como opcionais pintura metálica ou perolizada e o teto biton. 

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Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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