O novo topo de linha do X1 foi apresentado na Europa. Trata-se do BMW X1 M35i xDrive, produzido na Alemanha, com lançamento previsto para outubro nos Estados Unidos e novembro no Velho Continente. O carro com a marca M (de Motorsport) virá no próximo ano para o Brasil, para enriquecer a família X1 fabricada em Araquari (SC). O motor de quatro cilindros do X1 M35i faz parte da nova geração modular de propulsores BMW Group Efficient Dynamics, utilizando a tecnologia M TwinPower Turbo de 221 kW (300 cavalos) de potência na Europa e de 233 kW (317 cavalos) nos Estados Unidos e outros mercados selecionados. A nova versão do SUV acelera de zero a 100 km/h em 5,4 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h. O principal local de produção do novo X1 M35i será a fábrica de Regensburg, na Baviera, juntamente com todas as outras variantes do X1 vendidas no Exterior, inclusive a totalmente elétrica.
A tecnologia de chassi M – incluindo a opção de freios M Compound pela primeira vez em um modelo de desempenho – se une à tração integral inteligente BMW xDrive para oferecer características de desempenho de pista. O novo modelo vem com design exclusivo e recursos de equipamento originalmente reservados para carros de alto desempenho da BMW M, com dois pares de saídas de escape e bancos esportivos M opcionais com logotipo da marca esportiva da BMW “iluminado”. A nova versão do utilitário esportivo também abre caminho quando o assunto é tecnologia digital, estando entre os primeiros modelos a apresentar os novos BMW iDrive com QuickSelect e BMW Operating System 9.
A “encarnação” mais forte da unidade a gasolina de quatro cilindros oferece a potência bruta que o novo X1 M35i xDrive transforma em desempenho. Várias inovações diferenciam esses novos motores da geração anterior, como a adoção do ciclo Miller, as portas de admissão e as câmaras de combustão redesenhadas e mudanças no comando de válvulas, injeção, sistema de ignição e roteamento dos gases de escape. Entre os destaques específicos da unidade de 2,0 litros M estão um novo acionamento do virabrequim, um sistema de suprimento de óleo para os pistões com canais de resfriamento e bronzinas principais e capas herdadas do motor de seis cilindros de última geração da BMW. Sua tecnologia M TwinPower Turbo foi atualizada, aumentando o desempenho do sistema de turbo-alimentação e resfriamento do ar de carga indireta. É equipado ainda com comando de válvulas variável Vanos com suprimento de óleo aumentado para o atuador e comando de válvula totalmente variável Valvetronic. O motor gera seu pico de potência de 5.750 a 6.500 rotações por minuto, com o torque máximo de 40,5 kgfm estando disponível de 2 mil a 4.500 rpm.
A transmissão Steptronic de 7 marchas do novo X1 M35i se destaca com sua ação de mudança ultrarrápida. Os “paddles shifters” localizados no volante permitem intervenções manuais mais ágeis no processo de seleção de marcha, com a função M Sport Boost disponível para uma recuperação de velocidade encorpada. O sistema BMW xDrive garante que a potência de tração seja distribuída entre as rodas dianteiras e traseiras conforme necessário em qualquer situação. O sistema está sempre interligado com a tecnologia de controle do chassi, enquanto uma embreagem de suspensão com controle eletro-hidráulico permite que o torque seja direcionado para as rodas traseiras em questão de alguns milissegundos, proporcionando tração significativamente maior, estabilidade direcional e características de competição. O sistema de tração nas quatro rodas é auxiliado pelo diferencial mecânico de deslizamento limitado embutido na transmissão Steptronic.
A especificação de série do novo X1 M35i xDrive inclui suspensão adaptativa M, cujos amortecedores ajustáveis e seletivos de frequência controlados mecanicamente beneficiam tanto a agilidade quanto o conforto em longas distâncias. Os picos de pressão dentro dos amortecedores são suavizados com a ajuda de válvulas adicionais ativas no lado de retorno. Como resultado, o sistema oferece uma resposta confortável ao absorver pequenas saliências na superfície da estrada, combinada com características de amortecimento esportivas em situações de direção dinâmica. A tecnologia de chassi tem uma redução de 15 milímetros na altura do carro em relação ao solo em comparação com outras variantes do modelo. A direção esportiva, também de série, combina a assistência servotronic sensível à velocidade com uma relação de cremalheira direta. As rodas de liga leve M em design de raios duplos com 19 polegadas completam a especificação de chassi. As rodas no X1 M25i estão equipadas com pneus 20 milímetros mais largos em relação à versão anterior. Rodas de 20 polegadas com design exclusivo de raios duplos e pneus esportivos estão na lista de opcionais.
O interior do novo X1 M35i oferece um ambiente esportivo atraente já em sua especificação de série, podendo ser aprimorada com opções exclusivas opcionais, como bancos M Sport. O conteúdo da cabine traz o BMW Curved Display – um agrupamento de telas totalmente digital formado pelo display de informações de 10,25 polegadas e o de controle com tela de 10,7 polegadas. O X1 M35i traz a versão atualizada do sistema de controle/operação BMW iDrive com QuickSelect e BMW Operating System 9. Para tornar a seleção e operação de várias funções e serviços digitais mais intuitivas e confortáveis, a última geração do BMW iDrive oferece uma tela inicial recém-projetada e funcionalidade QuickSelect. Já o BMW Operating System 9 soma uma ampla oferta de conteúdo digital para informação e entretenimento, ciclos de atualização de funções mais curtos e acesso aprimorado a uma série de serviços online.
O novo X1 M35i é dotado de uma série de auxílio à condução, como o sistema de aviso de colisão frontal, o Cruise Control com função de frenagem e o assistente de estacionamento com câmara de assistência de ré. A lista de recursos privilegia o assistente de direção e controle de faixa, o controle de cruzeiro ativo com função stop&go, a navegação ativa, a função de aviso de saída, as funções Surround View, Remote 3D View, BMW Drive Recorder e Remote Theft Recorder. Todas podem ser atualizadas por meio do recurso Remote Software Upgrades, que permite adicionar novas funções, com a disponibilidade dependendo do hardware instalado no veículo e das condições de mercado.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: