Menos de três meses depois de ter sido apresentado aos brasileiros, o novo Sentra produzido no México ganhou uma reestilização. O sedã médio da Nissan começará a ser vendido com as mudanças no Hemisfério Norte a partir da primeira quinzena de agosto. A oitava geração do Sentra foi lançada há mais de três anos no mercado norte-americano e, desde então, o sedã ficou fora catálogo da Nissan para o mercado brasileiro – até março deste ano, quando foi apresentado por aqui. O “facelift” da versão 2024 provavelmente chegará ao mercado brasileiro também no segundo semestre, pois a fábrica mexicana de Aguascalientes não deve manter por muito tempo a produção de uma configuração do sedã sem as mudanças apresentadas agora na América do Norte. Contudo, a Nissan do Brasil ainda não confirma a vinda do modelo reestilizado. “O novo Sentra chegou recentemente ao Brasil e é um sucesso, superando as nossas previsões. É um sedã muito competitivo, com um conjunto que integra design, tecnologia e dirigibilidade e atende muito bem aos consumidores. Por isso, não há previsão de alterações nesse modelo no mercado nacional”, afirma Mila Poli, gerente Sênior de Comunicação Corporativa da Nissan do Brasil.
Como se trata de um “facelift”, o Sentra 2024 mantém as dimensões externas, com 4,76 metros de comprimento, 1,81 metro de largura, 1,50 metro de altura e 2,77 metros de distância de entre-eixos, com porta-malas com capacidade para 466 litros. O modelo foi aprimorado com um estilo externo mais esportivo, avanços na economia de combustível e com mais recursos premium já na versão de entrada SV. A aparência atualizada do carro que começa a ser vendido nos Estados Unidos e no México em agosto inclui um novo painel frontal e faróis redesenhados em todos as variantes, além de novos designs de rodas de liga leve de 16 e 18 polegadas. A topo de linha SR – oferecida no Brasil como Exclusive – adiciona uma traseira reestilizada e uma nova cor de costura interna. As atualizações visuais no Sentra 2024 se iniciam com uma nova interpretação da grade V-Motion da Nissan, com acabamento cromado brilhante. Dentro, o painel inferior tem uma aparência mais limpa, com elementos semelhantes a “respiradouros” movidos para as bordas externas do carro. Todas as versões têm faróis com elementos de moldura interna preta. Segundo a marca japonesa, um novo câmbio Xtronic CVT e a adição do Idle Stop Start, juntamente com um motor 2.0 de quatro cilindros mais suave e responsivo, proporcionam maior eficiência de combustível. O freio de estacionamento acionado por pedal foi mantido.
Em termos de mecânica, a Nissan manteve o “powertrain” no Sentra 2024, apostando na nova tecnologia de economia de combustível. Assim, o sedã reestilizado é empurrado pelo motor 2.0 aspirado com 151 cavalos de potência a 6 mil rotações por minuto e 20 kgfm de torque a 4 mil giros, acoplado ao Xtronic CVT projetado para reduzir o consumo de combustível, proporcionando intervalos de trocas mais longos e suaves. Já o Idle Stop Start, de série, desliga o motor quando o veículo está parado para ajudar a economizar combustível, religando quando o motorista volta a acionar o pedal do acelerador. No quesito segurança, o Sentra 2024 mantém o Nissan Safety Shield 360 Graus, um conjunto de seis sistemas avançados de assistência ao motorista, com frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, aviso de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, aviso de saída de faixa, assistência de farol alto e frenagem automática traseira.
Na configuração de entrada nos Estados Unidos, a SV – aqui, Advance –, o carro recebeu mais tecnologias para melhorar a experiência de condução. A versão recebe o SV Premium, contendo o Intelligent Around View Monitor, um sistema de áudio Bose Premium de oito alto-falantes e espelhos externos com indicadores de direção. Enquanto isso, o Sentra SR adiciona bancos dianteiros aquecidos de série. O Aviso de Colisão Dianteiro Inteligente, de fábrica na topo de linha e opcional na SV, inclui o alerta inteligente ao motorista, o Monitor Intelligent Around View, o controle de cruzeiro inteligente e o sistema Easy-Fill Tire Alert (de pressão individual para cada pneu).
A aparência esportiva do Sentra SR é elevada com um novo design de roda de 18 polegadas, o cromado escuro para a grade V-Motion, os elementos de acabamento externo cromado no painel frontal e uma faixa inferior na cor da carroceria abaixo da grade. Emblemas “SR” vermelhos foram acrescentados na frente e atrás do carro. Na parte traseira, um novo design inferior ajuda a tornar o Sentra mais baixo e mais largo. A cor de costuras internas na versão foi atualizada para um vermelho-laranja, que se aproxima do Altima SR e da Frontier Pro-X e Pro-4X. A variante topo de linha se destaca também pela pintura em dois tons, com a opção de combinar um teto preto com Aspen White Tricoat, Monarch Orange Metallic, Electric Blue Metallic e a nova Atlantic Grey.
O interior do Sentra 2024 traz elementos funcionais que incluem um volante em forma de “D”, saídas de ar redondas inspiradas no carro esportivo Nissan Z e várias opções de armazenamento de objetos, incluindo bolsas nas quatro portas e console central com apoio de braço, que se estende para o banco traseiro, com porta-copos. Os bancos dianteiros preservam a já conhecida tecnologia Zero Gravity. Detalhes interiores cromados acetinados e as costuras contrastantes dos bancos elevam o ambiente da cabine. Até três dispositivos podem ser recarregados ao mesmo tempo em entradas USB.
O reestilizado Sentra de entrada conecta o motorista e demais ocupantes do carro ao sistema de infoentretenimento com tela sensível ao toque de 7 polegadas com Bluetooth, assistente de mensagens de texto, espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto, Siri Eyes-Free, Google Assistant de Reconhecimento de Voz e uma porta USB frontal. O sistema de áudio conta com quatro alto-falantes. Nas variantes SV e SR, a tela de multimídia cresce para 8 polegadas com seis alto-falantes, uma porta USB Tipo-C frontal adicional e outra Tipo-A somente para recarga no console central e rádio via satélite SiriusXM. O Sentra 2024 fornece ainda um display multifuncional de 4,2 polegadas, atualizado para um Advanced Drive-Assist Display de 7 polegadas nas duas configurações mais caras.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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