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A Ford está disposta a acabar com a festa solitária da Ram no segmento de picapes grandes no Brasil. A marca norte-americana do Grupo Stellantis atua, por enquanto, sem concorrentes para sua linha composta pelas picapes Classic, 1500, 2500 Laramie e 3500, que ocupam uma faixa de preços entre R$ 350 mil e R$ 530 mil. Para conquistar uma fatia desse vistoso segmento conhecido como “full size”, a Ford lançou no Brasil a F-150. E o histórico da picape grande da Ford é tão forte como o próprio veículo. A Série F de picapes foi lançada há 75 anos – é de 1948 – e sua décima quarta geração, que chega agora ao Brasil, foi eleita como a picape do ano 2021 na América do Norte. Há 46 anos, a F-150 é a picape mais vendida do mercado norte-americano e, nos últimos 41 anos, lidera também o ranking geral de vendas de veículos automotivos nos Estados Unidos. Agora, a linha de picapes da Ford no Brasil começa com a intermediária Maverick (trazida do México), passa pela média Ranger (da Argentina) e é complementada pela F-150, importada dos Estados Unidos. A picape mais famosa do mundo desembarca em duas versões – a Lariat e a Platinum. Os preços serão anunciados ainda em fevereiro e as pré-vendas já foram iniciadas, com as primeiras entregas previstas para abril e maio.

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A Ford está disposta a acabar com a festa solitária da Ram no segmento de picapes grandes no Brasil. A marca norte-americana do Grupo Stellantis atua, por enquanto, sem concorrentes para sua linha composta pelas picapes Classic, 1500, 2500 Laramie e 3500, que ocupam uma faixa de preços entre R$ 350 mil e R$ 530 mil. Para conquistar uma fatia desse vistoso segmento conhecido como “full size”, a Ford lançou no Brasil a F-150. E o histórico da picape grande da Ford é tão forte como o próprio veículo. A Série F de picapes foi lançada há 75 anos – é de 1948 – e sua décima quarta geração, que chega agora ao Brasil, foi eleita como a picape do ano 2021 na América do Norte. Há 46 anos, a F-150 é a picape mais vendida do mercado norte-americano e, nos últimos 41 anos, lidera também o ranking geral de vendas de veículos automotivos nos Estados Unidos. Agora, a linha de picapes da Ford no Brasil começa com a intermediária Maverick (trazida do México), passa pela média Ranger (da Argentina) e é complementada pela F-150, importada dos Estados Unidos. A picape mais famosa do mundo desembarca em duas versões – a Lariat, que custa R$ 470.000, e a Platinum, que sai por R$ 490.000. As pré-vendas já foram iniciadas, com as primeiras entregas previstas para abril e maio.

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A F-150 tem as dimensões agigantadas típicas do segmento “full size”. São 5,88 metros de comprimento – 53 centímetros a mais que a média Ranger –, 2,09 metros de largura, 1,96 metro de altura e 3,68 metros de entre-eixos, com 23,8 centímetros de vão livre em relação ao solo. A caçamba tem 1,70 metro de comprimento e 1,52 metro de largura, com 53 centímetros de profundidade – permite levar até 1.370 litros e 728 quilos na versão Lariat ou 681 quilos na Platinum. A suspensão é independente “duble wishbone” na dianteira e com eixo rígido com feixes de molas na traseira. 

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A versão esportiva Lariat traz muitas superfícies em preto e a “top” Platinum agrega mais equipamentos e um visual repleto de cromados. Na dianteira, o capô é elevado e a grade encorpada é diferenciada para as duas versões – escurecida na Lariat e cromada na Platinum –, ambas ladeadas pelos mesmos faróis full-led quadráticos, com conversão dinâmica e farol alto automático. A assinatura de leds dos faróis se estende aos auxiliares de neblina instalados nos para-choques “musculosos”. Na lateral, as rodas aro 20 – pretas na Lariat e cromadas na Platinum – são calçadas com pneus Hankook 275/65 A/T, para todo tipo de terreno. Retrovisores e maçanetas são cromados na Platinum e pretos na Lariat. Os estribos pretos da Lariat são fixos, mas a Platinum oferece estribos cromados retráteis de série. Ambas trazem a inscrição “FX4” nas laterais da caçamba, próximo às lanternas. Na traseira, a tampa conta com abertura e fechamento elétrico na chave e um degrau para facilitar o acesso. As caçambas das duas versões são revestidas com o protetor emborrachado Spray-In e contam com iluminação em leds, tomada de 110 V e nichos com trava. A Platinum ostenta um grande aplique aluminizado com o nome da versão atravessando a tampa da caçamba, enquanto a Lariat traz um enorme logo “F-150” em alto relevo. 

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A Lariat é oferecida nas cores Preto Vesúvio, Prata Orvalho, Vermelho Zadar, Cinza Avalanche. Branco Nur e Cinza Torres. Já a Platinum acrescenta duas opções exclusivas: Azul Mônaco e Cinza Glasgow. A rede de concessionárias oferece uma ampla gama de acessórios para a F-150, incluindo capota marítima de lona, extensor de caçamba, santantônio e até uma inusitada barraca de camping, para ser instalada sobre a caçamba. O cliente tem também a possibilidade de blindagem da picape, feita pela Leandrini Blindagens. A empresa, homologada pela Ford, oferece duas opções de proteção, Lightweight e Ultra-lightweight, que preservam a garantia original do veículo.

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A F-150 é movida pelo motor 5.0 V8 Coyote a gasolina de 405 cavalos a 6 mil giros e 56,7 kgfm de torque a 4.250 rpm, associado a uma transmissão automática de 10 marchas com opção de trocas manuais – o mesmo “powertrain” adotado no cupê esportivo Mustang. Como o consumo, segundo a Ford, fica em 6,3 km/l na cidade e em 8,6 km/l na estrada e a capacidade do tanque de combustível é de 136 litros, é possível rodar mais de mil quilômetros com um tanque. De acordo com a Ford, a picape faz de zero a 100 km/h em 7,1 segundos. O modelo oferece oito modos de condução: “Normal”, “Eco”, “Esportivo”, “Escorregadio”, “Neve Intensa/Areia”, “Lama/Terra”, “Rocha/Avanço Lento” e “Rebocar”, que podem ser associados às trações 4×2, 4×4 Low, 4×4 High e 4×4 automática. A capacidade de reboque é de 3.515 quilos. Além dos sistemas de assistência ao motorista do Co-Pilot 360 Assistant, a segurança é reforçada pelos oito airbags – frontais, laterais, de cortina e de joelhos para motorista e carona –, pelo ABS nas quatro rodas, pelos controles de rolagem, de estabilidade, de tração e de descida e pelo bloqueio do diferencial traseiro. 

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Mas não é só a Ford que se mobiliza para entrar nesse segmento de alto valor agregado e elevada lucratividade no Brasil. A linha Ram terá de encarar outros concorrentes em breve. Embora não exista confirmação por parte das marcas, já é dada como certa a vinda da Chevrolet Silverado, ainda em 2023, e a Toyota avalia a possibilidade de importar a Tundra. Assim como os modelos da Ram, ambas são produzidas nos Estados Unidos – e todas já enfrentam (e perdem) a disputa com a F-150 no imenso e cobiçado mercado norte-americano. 

Experiência a bordo

Latifúndio sobre rodas

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Na cabine da F-150, há muito conforto e amplos espaços para motorista e mais quatro passageiros, sensação ampliada pelo teto solar panorâmico, de série nas duas versões. Chamam a atenção os vários nichos – o que fica entre os bancos mais parece um bagageiro de tão grande. Sob o banco traseiro, há outro espaço de 55 litros (com chave) para guardar objetos. Em termos de ajustes elétricos, a F-150 esbanja – há para a altura dos pedais e para altura e profundidade do volante e bancos elétricos com dez posições para o motorista (com memória) e oito para o carona. A versão Platinum traz um inusitado oval Ford prateado no volante. No console central, a manopla de câmbio 100% retrátil permite criar uma mesa de apoio para equipamentos, como laptops.

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LARIAT SuperCrew 4×4 in Rapid Red Metallic Tinted Clearcoat with available Sport Package and available equipment at rock quarry

Roubam a cena” a bordo ainda o generoso cluster totalmente digital com tela multicolorida de 12 polegadas (com mudanças nas cores e grafismos para representar cada modo de condução) e o novo Sync 4 com tela “touchscreen” de 12 polegadas, com conectividade sem fio para Apple CarPlay e Android Auto e reconhecimento de comandos de voz – é a estreia no Brasil da nova geração do multimídia da Ford. O som Bang & Olufsen tem oito alto-falantes e amplificador na versão Lariat e 18 alto-falantes e amplificador na Platinum. Ambas as configurações da F-150 oferecem acesso por meio do aplicativo Fordpass Connect, que disponibiliza funções como fechamento e destravamento remoto, partida remota com climatização, pressão dos pneus e sistema de localização.

Ficha Técnica

Ford F-150

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Motor: Coyote 5,0 litros V8 a gasolina

Potência: 405 cavalos a 6 mil rpm

Torque: 56,7 kgfm a 4.250 rpm

Transmissão: automática de 10 velocidades

Tração: integral de duas velocidades AWD com travamento mecânico 4WD. Diferencial traseiro blocante eletrônico e modos de condução selecionáveis

Carroceria: picape grande de cabine dupla com cinco lugares e quatro portas

Dimensões: comprimento de 5,88 metros de comprimento, largura de 2,43 metros (com espelhos) e 2,09 (espelhos dobrados), altura de 1,96 (até a base da antena) e entre-eixos de 3,69 metros

Peso em ordem de marcha: 2.470 quilos (Lariat) e 2.517 (Platinum) 

Capacidade da caçamba: 1.370 litros

Capacidade de carga: 728 quilos (Lariat) e 681 quilos (Platinum)

Capacidade de reboque: 3.515 quilos

Tanque de combustível: 136 litros

Preços: R$ 470.000 (Lariat) e R$ 490.000 (Platinum)

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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