Divulgação
Der neue Mercedes-Benz eSprinter The new Mercedes-Benz eSprinter

Versatilidade na tomada

Uma variante do eSprinter com maior autonomia será lançada nos Estados Unidos e no Canadá no segundo semestre de 2023, com lançamento no mercado europeu até o final deste ano. O renovado furgão elétrico da Mercedes-Benz terá uma ampliação da rede de produção – além da fábrica da marca alemã, em Düsseldorf, na Alemanha, o novo eSprinter será produzido brevemente em Ludwigsfelde, também na Alemanha, e em Charleston, no Estado norte-americano da Carolina do Sul. O novo eSprinter agrega várias inovações técnicas e tem como base um novo conceito composto por três módulos. Isso permite mais liberdade no desenvolvimento e design de várias conversões e superestruturas anteriormente conhecidas apenas do Sprinter com motor convencional. O módulo frontal, uma seção de design uniforme, inclui todos os componentes de alta tensão. O módulo para a bateria de alta tensão integrada está localizado na parte inferior da carroceria para economizar espaço e ter um baixo centro de gravidade, tendo uma influência positiva no manuseio e aumentando a segurança na direção. O terceiro pilar do design modular é o motor elétrico compacto e potente, também integrado no módulo traseiro. O conceito modular do novo eSprinter permite sinergias máximas na produção e, por consequência, economias de escala correspondentes.

Negócio grande

Divulgação

O Grupo Imediato, empresa de logística com sede em Ribeirão Preto (SP), acaba de efetivar uma ampliação em sua frota: colocou em operação 290 novos caminhões Volkswagen, o maior lote único adquirido desde sua fundação, em 1977. Entre os veículos escolhidos estão os Delivery 13.180 (193 unidades), Constellation 17.230 (15), Constellation 30.280 (quatro) e Meteor 28.460 (cinco). Além disso, a companhia alugou mais 42 caminhões elétricos e-Delivery. O investimento faz parte da estratégia de ampliação do Grupo Imediato, que está fortalecendo suas atividades na distribuição urbana de bebidas em toda a Região Sudeste do Brasil. Em média, os caminhões da transportadora rodam 2 mil quilômetros por mês. “Nosso papel é oferecer produtos versáteis, adaptados para as necessidades operacionais daqueles que adquirem nossos caminhões. Tudo isso, claro, sem abrir mão do melhor custo operacional. O Grupo Imediato é mais um exemplo dessa premissa adotada por nós”, comemora Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Elétrico no Pacífico

Divulgação

A gaúcha Marcopolo, líder no Brasil na produção de carrocerias de ônibus, iniciou este mês a operação do 100% elétrico Attivi em Santiago do Chile. A iniciativa está alinhada com a estratégia de eletromobilidade da companhia para ampliar sua presença nos mercados mais avançados na eletrificação, com a formação de parcerias estratégias para o fornecimento de chassi. O ônibus circulará por várias áreas urbanas da capital Santiago para que os operadores possam avaliar o seu desempenho em trajetos utilizados normalmente pelos ônibus convencionais movidos a diesel. O modelo Attivi desenvolvido para o Chile tem 12 metros de comprimento e chassi Low Entry equipado com motor de potência máxima de 350 kW (473 cavalos) e torque de 350,5 kgfm, eixo dianteiro ZF RL82A, eixo traseiro motriz ZF A132, suspensão a ar ZF, sistema de freios Knorr e baterias CATL com capacidade de 350 kwh e autonomia de 230 a 280 quilômetros (dependendo das condições de utilização). Tem capacidade para 91 passageiros (sendo 34 sentados em poltronas City com encosto de cabeça). Para maior conforto e segurança dos passageiros, conta com ar-condicionado Valeo Revo. A Marcopolo tem mais de 350 ônibus elétricos e híbridos rodando em países como a Argentina, Colômbia, Austrália e Índia, além do Brasil, com chassis de parceiros. 

Destaque de um belo ano

Divulgação

Em 2022, a Iveco teve um dos melhores anos de sua trajetória no Brasil. Enquanto o mercado caiu 3%, a montadora ampliou em 11% o emplacamento de caminhões na comparação com 2021. Um dos grandes destaques, durante esse período, foi o segmento de leves (chassi-cabine), que ficou na liderança no transporte de cargas. A linha Daily registrou “market share” de 40,4%, o melhor resultado dos últimos oito anos. O Daily 35 chassi-cabine foi o veículo leve mais vendido no país. No ano passado, a montadora apresentou a linha Euro 6 da gama Daily equipada com o novo motor FPT F1C MAX, uma evolução do antigo F1C, com a maior potência e torque da categoria, em configurações de 160 a 180 cavalos. “O nosso ‘market share’ deixa claro a boa aceitação da linha no mercado nacional. O foco agora é manter essa liderança”, avisa Ricardo Barion, diretor Comercial da Iveco.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA