Início agridoce
De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o primeiro mês de 2023 foi positivo nas vendas de carros de passeio e de comerciais leves no Brasil em comparação a janeiro do ano passado, com 130.460 unidades emplacadas agora e alta de 11,8%. Por outro lado, foi bem inferior ao registrado no último mês de 2022, com queda considerável de 35,4%. Entre os modelos, o hatch compacto Chevrolet Onix arrancou na frente, recuperando a liderança nacional, com 7.162 unidades vendidas em janeiro, ficando à frente da picape compacta Fiat Strada (líder do ranking desde 2021), que teve exatamente 7 mil emplacamentos no primeiro mês do ano. A dupla produzida em Gravataí (RS) fez dobradinha nos carros de passeio, pois o sedã compacto Onis Plus ficou na segunda posição no segmento, com 6.164 vendas. Na sequência, vieram os SUVs compactos Chevrolet Tracker (4.969) e Hyundai Creta (5.296), o hatch compacto Hyundai HB20 (4.840), o utilitário esportivo compacto Volkswagen T-Cross (4.454), o hatch compacto Fiat Argo (4.282), o subcompacto Fiat Mobi (4.208) e o SUV médio Jeep Compass (4.139).
Firme no topo
A Fenabrave confirmou a liderança da Fiat nos segmentos de carros de passeio e de comerciais leves em janeiro, com a venda de 28.588 unidades no mês e a participação de mercado de 21,9%. A marca italiana pertencente à Stellantis teve três modelos entre os dez mais vendidos em janeiro (Strada, Argo e Mobi). Na segunda posição entre as montadoras com fabricação nacional ficou a norte-americana General Motors, com 22.688 emplacamentos e “market share” de 17,3%, seguida da alemã Volkswagen (20.044 e 15,3%), da japonesa Toyota (12.423 e 9,5%), da sul-coreana Hyundai (11.521 e 8,8%), da norte-americana Jeep (8.522 e 6,5%), da francesa Renault (6.987 e 5,3%), das japonesas Nissan (4.044 e 3,1%) e Honda (3.273 e 2,5%) e da francesa Citroën (1.915 e 1,4%).
Em busca da popularidade
Para tentar incrementar as vendas do Polo, o sucessor do Gol, a Volkswagen lança a Track 1st Edition, versão numerada e limitada a mil unidades, ofertadas ao Brasil e à América Latina, com itens exclusivos de design e produzido na fábrica de Taubaté (SP). O projeto foi desenvolvido especialmente pela equipe de design da marca no Brasil. A edição especial custa R$ 88.990 e chega às concessionárias depois do Carnaval. O Vermelho Sunset, presente nas linhas Polo, Nivus e T-Cross, foi a cor escolhida para a Track 1st Edition. Ela contrasta com o teto pintado em Preto Ninja, mesma cor da capa dos espelhos externos e das maçanetas das portas. Para a versão, as calotas das rodas aro 15 foram pintadas em preto brilhante. Projetado a partir da plataforma MQB, o Polo Track 1st Edition é equipado com o motor 1.0 MPI flex, com potência de até 84 cavalos e 10,3 kgfm de torque, acoplado ao câmbio manual de 5 marchas.
Ambições bávaras
O BMW Group acelera seu crescimento em mobilidade elétrica e se prepara para ganhar mais representatividade com sua próxima geração de veículos, a Neue Klasse. A marca bávara tem como meta atingir 50% das vendas mundiais de veículos totalmente elétricos até 2030. Para isso, a empresa está investindo na expansão de sua rede de produção internacional. A fábrica de San Luis Potosí, no México, produzirá 100% elétricos para a Neue Klasse e está estabelecendo sua própria unidade de montagem de baterias de alta voltagem para essa finalidade. “Estamos sistematicamente direcionando a nossa rede de produção para a eletromobilidade. No México, investimos 800 milhões de euros em nossa fábrica, criando cerca de mil novos empregos”, explicou Milan Nedeljković, integrante do Conselho de Administração da BMW.
Veteranos em campo
Os fãs do antigomobilismo se prepararam para o som dos motores e o brilho das relíquias no quarto “Encontro e Exposição de Carros Antigos Campo de Marte”, previsto para acontecer no próximo fim de semana na cidade de São Paulo, com entrada gratuita para o público. A expectativa é de que mais de 1,8 mil automóveis dos mais variados modelos, entre clássicos, “hot rods” e caminhões, participem da exposição, montada no hangar 1 do Aeroporto Campo de Marte, localizado na Zona Norte, no bairro de Santana. O evento estima reunir de 20 mil a 25 mil pessoas, famílias, amigos, apaixonados e colecionadores de veículos. O encontro terá ainda música ao vivo, praça de alimentação, área de venda de automóveis e feiras de peças, de antiguidades e de miniaturas. O evento oferecerá também orientação jurídica de várias áreas e feira de saúde com medição de pressão, teste de glicemia e outros procedimentos.
Filas nas tomadas?
Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétricos (ABVE), o mercado nacional já conta com mais de 100 mil veículos eletrificados (híbridos e 100% elétricos). Esse número certamente aumentará considerando o apelo pela energia renovável e sustentável. Ainda conforme a associação, apenas no ano passado, esse mercado registrou um total de 49.245 unidades comercializadas, 41% a mais do que em 2021. Atualmente, 40 fabricantes disponibilizam 119 modelos de veículos leves eletrificados no Brasil. Além disso, a infraestrutura de recarga vem aumentando sua área de atuação, com novos postos sendo instalados no país. A ABVE destaca também que as vendas de veículos leves eletrificados no Brasil tiveram, em novembro do ano passado, o segundo melhor mês da série histórica, com quase 5 mil unidades emplacadas, só superadas por setembro (6.391).
Precauções praianas
Com a proximidade do Carnaval, muitas pessoas planejam fazer uma viagem para a praia e aproveitar os dias de folia com a família e os amigos. Porém, antes, durante e depois de pegar a estrada, o motorista deve tomar algumas precauções fundamentais com o veículo. Conforme Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK do Brasil, antes de pegar estrada, o motorista precisa verificar o funcionamento dos itens de segurança, como pneus (estado e pressão), iluminação e documentação do condutor e do veículo. “Durante a viagem, é fundamental examinar as lâmpadas de alerta. Na maioria dos veículos, elas têm duas cores: amarela ou âmbar, que indicam ser necessária uma verificação mas não impedem o funcionamento do automóvel, e vermelhas, que ordenam interromper imediatamente o passeio para checagem”, ensina Mori.
Cinco recomendações para quem viaja de carro para a praia
1) Fazer uma boa lavagem no veículo logo ao retornar do litoral, incluindo a parte inferior do carro.
2) Não aplicar óleo ou vaselina na parte inferior do automóvel porque, além de agredir as borrachas, os produtos permitem que a sujeira e as partículas grudem no veículo.
3) Evitar a utilização de querosene, óleo em spray e óleo diesel no motor, pois se trata de uma área muito quente do carro. E, como são produtos inflamáveis, podem provocar um incêndio.
4) Fugir de combustível com preço muito baixo e solicitar sempre a nota fiscal de abastecimento.
5) No retorno da viagem, observar se o veículo apresenta falhas ou aumento do consumo de combustível. Em caso positivo, pedir ao mecânico de confiança para fazer uma avaliação do carro.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: