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Tanto a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), representante das montadoras com fabricação local, quanto a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), responsável pelas concessionárias no Brasil, convergem para um mesmo ponto: 2023 deve marcar um novo recomeço para o mercado automotivo nacional. O otimismo sobre a expansão nas vendas automotivas é embalado também pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), entidade representante do mercado de carros híbridos e 100% elétricos. 

Além da previsível expansão da frota eletrificada, 2023 será palco de uma dura batalha pelo mercado brasileiro de picapes, em seus três segmentos – de compactas, de derivadas de SUVs e de médias. A picape grande Ford F-150, o veículo mais vendido dos Estados Unidos há mais de quatro décadas, finalmente será importada para o Brasil de forma regular. Mas a Chevrolet já mostrou no final deste ano seu grande trunfo para lutar pela liderança das compactas-médias contra a Fiat Toro – a nova Montana, agora “esticada” e originária do utilitário esportivo Tracker. A marca italiana reforçará a “velocidade de cruzeiro” da Strada com uma versão movida com motor turbo e aponta os olhos em direção às médias com um novo modelo, ainda sem nome definido. Também no segmento de médias, a Renault mantém no radar a Alaskan, produzida na Argentina.

Dez promessas automotivas

Nova Chevrolet Montana

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Depois de um longo período de desenvolvimento, a nova picape Montana foi revelada em dezembro deste ano, com previsão de chegada às concessionárias para fevereiro de 2023. A nova Montana trocará de segmento, subindo do compacto para o intermediário. Assim, baterá de frente com a líder da categoria das picapes derivadas de utilitários esportivos, a Fiat Toro. A Chevrolet confirmou duas versões da nova Montana, a LTZ, a R$ 134.490, e a topo de linha Premier, a R$ 140.490, com motor 1.2 turboflex com 133 cavalos de potência e 21,4 kgfm de torque, acoplado à transmissão automática de 6 marchas, o mesmo “powertrain” das versões mais caras da Tracker.

Ford F-150

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As Ram trazidas para o Brasil pela Stellantis terão uma concorrente de muito peso em 2023. Trata-se da Ford F-150, que finalmente será importada para o mercado brasileiro. Ainda não se sabe qual será a configuração que virá para cá. Nos Estados Unidos, a picape tem oito opções de acabamento e cinco de motor a combustão: 3.3 V6 de 290 cavalos, 2.5 V6 EcoBoost de 325 cavalos, 3.5 V6 Ecoboost de 375 ou 450 cavalos e 5.0 V8 de 395 cavalos, além de uma variante híbrida e até uma elétrica. Mas eletrificada para o Brasil virá no próximo ano apenas uma opção híbrida da picape Maverick, acompanhada dos elétricos Mustang Mach-E e da Transit.

Volkswagen ID.3 e ID.4

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Já circulando pelas ruas brasileiras de forma experimental, os elétricos ID. 3 e ID.4 chegarão de maneira oficial ao mercado brasileiro em 2023. O ID. Buzz, a Kombi elétrica, ainda não tem data para desembarcar no Brasil. Os ID. 3 e ID.4 têm motor de 204 cavalos e torque de 31,5 kgfm, alimentados pelo conjunto de baterias de 58 kWh e 77 kWh, respectivamente, com autonomia de até 426 quilômetros no primeiro e de até 522 quilômetros no segundo. As baterias ficam posicionadas no assoalho dos dois modelos, permitindo um melhor aproveitamento do habitáculo.

Nova picape média da Fiat

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Ainda sem nome definido, a Fiat terá uma representante no segmento de picapes médias no Brasil em 2023. Algumas certezas e outras dúvidas cercam a chegada da nova picape. De certo, ela será lançada no segundo semestre do próximo ano, além de ter a maior capacidade de carga do segmento. A maior interrogação do novo modelo – que deve ser uma “versão Fiat” da picape Peugeot Landtrek produzida na China – diz respeito à motorização. No mercado chinês, a picape da marca francesa utiliza um 1.9 turbodiesel de 150 cavalos de potência e 35,7 kgfm de torque – o que pode ser pouco para lutar contra Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Franger e Nissan Frontier, todas mais “forçudas”. Uma proposta da Peugeot, parceira da Fiat no grupo Stellantis, seria adotar o 2.0 BlueHDI usado pelo furgão Boxer, montado no Uruguai. Mas a dúvida persiste. 

Honda Civic e:HEV

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Não mais produzido no Brasil, o sedã médio Civic terá em 2023 uma versão híbrida, chamada pela Honda de e:HEV. O Civic eletrificado terá um motor 2.0 aspirado de quatro cilindros de ciclo Atkinson e dois elétricos combinados à transmissão. O carro terá três modos de operação: no “EV”, apenas os motores elétricos funcionarão, quando a carga fica baixa, entra o modo “Hybrid”, ligando o propulsor a combustão para servir apenas de gerador de energia. No modo “Engine”, só o motor térmico moverá o carro. O Civic e:HEV deve ter um total de 184 cavalos e 32,1 kgfm de torque.

Renault Alaskan

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Lançada pela Renault na Argentina este ano, a picape média Alaskan deve desembarcar no Brasil em 2023. Produzida na fábrica de Santa Isabel, em Córdoba, a Alaskan foi projetada em conjunto com a Nissan Frontier e a descontinuada Mercedes-Benz Classe X. A nova picape da Renault foi apresentada na Argentina em oito versões. Compartilha não apenas a aparência robusta como também os motores com a Frontier. Um deles é o 2.3 turbodiesel com 160 cavalos e 41 kgfm de torque, associado ao câmbio manual de 6 marchas. O outro é um 2.3 biturbodiesel com 190 cavalos e 45,9 kgfm, que pode ser acoplado a uma transmissão manual 7 velocidades.

Peugeot 208 turbo

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Carro-chefe de vendas da Peugeot no Brasil, o hatch compacto 208 terá uma versão com motor 1.0 turboflex T200, já usado pelos Fiat Pulse e Fastback e que também equipará uma variante da Strada. O motor turbo não terá alterações no 208, mantendo os 125 cavalos de potência a gasolina e 130 cavalos com etanol, com torque de 20,5 kgfm com os dois combustíveis. O câmbio será um tipo CVT com 7 marchas simuladas. O 208 turbo não terá mudanças visuais, mantendo o estilo totalmente reestilizado em 2019.

Haval H6

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O primeiro modelo da Great Wall Company Limited (GWM) – a maior montadora de carros privada da China – no Brasil será o Haval H6, vendido no mercado brasileiro a partir do primeiro semestre de 2023. Sucesso mundial de vendas, o H6 é um projeto global disponível em mais de 60 países. A versão que será vendida no Brasil foi desenvolvida especialmente para o país, a começar pelo “powertrain”. O SUV produzido na China terá potência combinada de 430 cavalos e torque de 77,7 kgfm e promete ser o híbrido plug-in com a maior autonomia elétrica do mundo, de até 200 quilômetros.

Citroën C3 de sete lugares

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Possivelmente chamado de Grand C3, o modelo totalmente reestilizado este ano será esticado em 2023 para levar até sete pessoas, para combater o Chevrolet Spin. O Grand C3, ou C3 Aircross, deve ter a mesma mecânica de seu “irmão” menor e demais elementos estéticos e funcionais, como o para-brisa, as colunas “A” e “B” (as da frente e do meio do carro), as laterais, as caixas de roda, o capô e a distância entre-eixos. O carro deve ser esticado na parte de trás para abrigar mais duas pessoas, forçando a ter mudanças nas colunas “C” (as traseiras), no teto, no assoalho e na tampa do porta-malas.

Jeep Grand Cherokee 4xe

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Depois do Renegade, do Compass e do Wrangler no mercado global, o Grand Cherokee também estará disponível com propulsão híbrida plug-in em 2023, devendo vir para o mercado brasileiro. O sistema de propulsão do Grand Cherokee combina um motor 2.0 turbo a gasolina com um elétrico para produzir uma potência total de 380 cavalos, acoplado a uma transmissão automática de 8 marchas naturalmente com tração integral. A bateria de 17 kWh permite uma autonomia de até 50 quilômetros no modo 100% elétrico. Como já foi anunciado este ano, a Jeep terá novidades ainda em modelos totalmente elétricos. 

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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