A Peugeot se notabilizou por nomear seus carros com números. Atualmente, são justamente dois modelos com os algarismos das extremidades iguais os mais vendidos da Peugeot no Brasil e que acabam de ter anunciada uma série especial. O hatch 208 e SUV 2008, ambos compactos, acrescentam aos seus números a versão Roadtrip, que incorpora detalhes de design para reforçar e valorizar o visual esportivo dos dois carros. Incorporado ao portfólio da marca francesa do leão em 2013 no Brasil, para substituir o 207, o 208 desde a chegada da atual geração é produzido em Palomar, na Argentina. Desde sua estreia, o modelo logo se tornou o preferido dos clientes da Peugeot no mercado brasileiro, trazendo o volante pequeno como característica principal. Este ano, o 208 mantém a honra de ser o veículo mais emplacado da fabricante no país, com 28.132 unidades comercializadas de janeiro a novembro e a vigésima posição entre os carros de passeio.
Lançada no Brasil em 2020, a atual geração do 208 atrai os mais variados tipos de clientes, graças ao amplo leque de opções disponíveis em sua gama, incluindo uma versão 100% elétrica. O lançamento da série especial Roadtrip do hatch compacto – com preço de R$ 99.990 – amplia as possibilidades de aquisição do carro no país. A nova variante tem como base a Active, da qual herda também o motor 1.6, de 120 cavalos de potência e 15,3 kgfm de torque, e o câmbio automático AT6, além do inconfundível “olhar felino”, remetendo aos dentes de sabre das luzes de circulação diurna. Na série, o conjunto óptico é realçado pela iluminação dos faróis em full-led. A versão tem ainda o i-Cockpit 3D, o teto panorâmico, o Visiopark 180 Graus, o interior Dark (ambientação escura), os bancos em couro, tecido e alcântara com pesponto laranja e etiqueta “Roadtrip”, os adesivos com o nome da série nas laterais, nas colunas “C” e no teto, o aerofólio em Black Piano e as rodas Kanobi de 16 polegadas Black Diamond.
Na conectividade, o 208 Roadtrip tem multimídia Peugeot Connect de 10 polegadas integrada ao painel, espelhamento sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, atalho para reconhecimento de voz no volante, seis alto-falantes, dois tweeters, duas entradas USB e carregamento de celular no console central. As cores da versão são as metálicas Azul Quasar, Cinza Artense e Preto Perla Nera e a perolizada Branco Nacré.
Já o 2008 foi apresentado ao público mundial no Salão do Automóvel de Genebra de 2013, sendo lançado no Brasil dois anos depois, ainda importado da França. No mercado brasileiro, o SUV compacto é vendido em três versões, a Allure, a Griffe e a Griffe THP (turbo). Este ano, o 2008 – fabricado em Porto Real (RJ) – ocupa a quadragésima terceira posição entre os carros de passeio e a vice-liderança na Peugeot. Na série Roadtrip – com preço de R$ 106.990 –, o 2008 tem como base a versão Style 1.6 automática, assumindo uma posição intermediária entre as configurações equipadas com motor 1.6 flex de 120 cavalos de potência e 15,5 kgfm de torque e câmbio mecânico e as com o turbo THP de 173 cavalos de potência. O mesmo “powertrain” do 208 tem calibração especial para o 2008.
Nos itens de série, o 2008 Roadtrip traz grade cromada, faróis com máscara negra, teto biton, bancos em couro com a etiqueta “Roadtrip”, volante Sport Drive revestido em couro, câmera de ré, adesivos com o nome da série nas laterais e na traseira, rodas Aquila de 16 polegadas Black Diamond, skid plate pintado, lanternas em leds, luzes de circulação diurna sobre os faróis principais e tapetes com bordado “Roadtrip”. O sistema de multimídia tem o Peugeot Connect e tela “touschscreen” de 7 polegadas, espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto, entradas USB, comandos no volante seis alto-falantes e dois tweeters, conexão Bluetooth para celular e streaming para áudio. As cores disponíveis no 2008 Roadtrip são as metálicas Cinza Artense, Vermelho Rubi e Preto Perla Nera e a perolizada Branco Nacré. A série especial Roadtrip do 208 e do 2008 tem três anos de garantia.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: