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Certamente não por acaso, a Fiat escolheu o finalzinho do período do signo zodiacal de Escorpião (de 23 de novembro a 21 de novembro) para apresentar o Pulse Abarth, desenvolvido e produzido no Polo Industrial da Stellantis em Betim (MG). Desde o nascimento da Abarth, há 70 anos, o escorpião é o símbolo da preparadora de modelos esportivos da Fiat – devido ao seu fundador, o italiano Carlo Abarth, ter nascido em novembro, sob o signo do zodíaco. A Fiat já teve dois modelos com a assinatura Abarth vendidos no Brasil. Em 2002, o escorpião esteve atrelado a uma versão mais potente do hatch Stilo, e tornou a aparecer em uma variante do subcompacto 500 em 2014. “Com o Pulse Abarth, mais do que um lançamento de um novo produto, estamos trazendo de volta a marca com toda a força para o Brasil. Chega para agradar a um público que é fã desses atributos e que deseja transformar a experiência de dirigir em uma diversão”, afirma Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat e da Abarth na América do Sul. Em versão única, o Pulse Abarth tem preço de R$ 149.990 – vai a R$ 154.731 para o Estado de São Paulo, que tem tributação diferente do resto do Brasil.

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Para o lançamento do Pulse Abarth, houve investimento em infraestrutura na rede de concessionárias com 60 pontos de vendas (48 já em operação) e serviços especializados no modelo. Elas ostentam não apenas o logotipo do escorpião, mas também toda a identidade visual da marca. Cada uma terá um espaço especial no showroom, o escudo da marca na fachada principal e no totem externo, acessórios e butique Abarth Wear disponíveis para venda e possibilidade de os clientes fazerem um test-drive do novo SUV. 

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O legado de Carlo Abarth, um ex-piloto apaixonado por transformar veículos comuns em esportivos, aparece no Pulse Abarth no design e na performance “envenenada”. O modelo é equipado com o motor Turbo 270, preparado para ter um desempenho diferenciado em comparação ao da linha Pulse. Já adotado em modelos como os Fiat Fastback e Toro e os Jeep Renegade, Compass e Commander, o T270 ganhou a potência de 185 cavalos (ante os 180 cavalos de sua versão “normal”), mantendo os 270 Nm (daí, o seu nome) ou 27,5 kgfm de torque. Trabalha associado ao câmbio automático de 6 marchas, com possibilidades de trocas ao comando do motorista em “paddles shiffters” localizados atrás do volante. Segundo a Fiat, com esse conjunto, o Pulse Abarth é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 7,6 segundos e chegar à velocidade máxima de 215 km/h. Desenvolvido sobre a plataforma MLA, o Abarth traz modificações específicas, como nova calibração do câmbio, com trocas mais rápidas e esportivas. As suspensões têm molas e amortecedores até 13% mais firmes. A suspensão dianteira ganhou nova geometria e barra estabilizadora de maior diâmetro para aumentar a estabilidade. Já a traseira tem eixo com mais rigidez à torção (15% a mais em relação à dos carros da família Pulse). Ainda de acordo com a marca italiana, a rolagem da carroceria ficou 10% menor, ajudando a manter a altura elevada. 

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Equipado com rodas mais largas de 17 polegadas e pneus mais aderentes, o Pulse Abarth recebeu uma nova direção, mais direta e precisa, para poder acompanhar o jeito mais arisco do carro. O sistema de freio foi redimensionado para não perder o “carimbo” da Abarth. Até a sonoridade do motor ficou mais esportiva, com um trabalho feito quase artesanalmente – conforme a engenharia da Fiat –, com uma espécie de “abafamento” no sistema de exaustão. O Pulse Abarth tem três modos de direção: “Normal”, com foco em esportividade e conforto, “Manual”, realçando a versatilidade e a personalidade, e “Poison”, exclusivo da marca, com respostas mais rápidas e “envenenadas”. Com o mapa especial do acelerador no modo “Poison”, segundo os engenheiros da marca, é possível atingir uma mesma velocidade em 60% do tempo quando comparado ao “Normal”. O modo mais divertido pode ser acionado por meio de um botão no volante. Com o “Poison” acionado, os controles de tração e estabilidade se tornam menos intrusivos, oferecendo uma direção mais esportiva, com mais cuidados do motorista, naturalmente.

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O design do Pulse ganhou uma dose extra de esportividade na versão Abarth. Chega com detalhes em vermelho, cor característica da Abarth, com uma faixa lateral na mesma cor que termina em degradê para simbolizar velocidade e dinamismo. As capas dos retrovisores e uma linha no para-choque dianteiro também seguem a mesma estética e cor. Os badges Abarth estão presentes tanto na lateral quanto na dianteira, enquanto a Fiat Flag (bandeira italiana estilizada) está no lado esquerdo da grade. Ainda na parte frontal, há linhas que evidenciam a “musculatura” da versão, como o aplique superior com design de fibra de carbono e a grade flutuante com abertura de ar dedicada para maior eficiência. Traz ainda elementos para melhorar a aerodinâmica, como o “air curtain” e o para-choque frontal mais baixo e largo. Atrás, tem a antena tipo shark (tubarão), a assinatura “Abarth” e um para-choque com escapamento com uma vistosa ponteira dupla cromada de três polegadas.

De fora para dentro

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O interior do Pulse Abarth segue a receita geral do carro, que não conta com opcionais. A central multimídia de 10,1 polegadas vem com o Connect Me, plataforma de serviços com mais de 30 funcionalidades. O usuário pode ter acesso a informações do veículo, como diagnósticos e a localização pelo smartphone ou por meio do assistente pessoal Alexa ou o Google Assistant. O modelo vem equipado com o ADAS (sistemas avançados de assistência à direção), com comutação automática de faróis, alerta de mudança de faixa, frenagem automática de emergência, freio de estacionamento eletrônico automático com Auto Hold – que mantém o freio acionado após a retirado do pé do pedal –, airbags frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiros. 

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O Pulse Abarth também tem o chamado “câmbio borboleta”, que traz mais poder de decisão ao motorista, o wireless charger (carregador por indução) para smartphones, o cluster full-digital de 7 polegadas específico Abarth com informações como pressão do turbo, força G e potência na tela principal, o ar-condicionado automático digital, os faróis e as lanternas full-led, o acendimento automático de faróis, o sensor de chuva com acionamento automático dos limpadores de para-brisa e o Keyless Entry’n Go. Quando o motorista liga o veículo, aparece o “welcome movement Abarth” no cluster e na tela da central multimídia. O interior do Abarth é escurecido, com o símbolo do escorpião presente em 13 pontos, como no encosto dos assentos, centro do volante, badge do painel, em uma etiqueta no câmbio e até na tampa do motor. Os bancos exclusivos são em couro ecológico preto, o apoio de braço e o volante trazem costuras em tom vermelho, assim como a coifa do câmbio. Existe ainda uma faixa vermelha no painel e a letra “E” do nome “Pulse” está destacada no badge traseiro, também em vermelho. 

Ficha técnica

Fiat Pulse Abarth Flex T270 AT6

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Motor: transversal dianteiro, quatro cilindros, diâmetro x curso 70 x 86,5 milímetros, 1.332 cm³, taxa de compressão 10,5:1

Potência: 180 cv (gasolina) / 185 cv (etanol) a 5.750 rpm

Torque: 270 Nm (27,5 kgfm) a 1.750 rpm

Injeção: eletrônica Vitesco, multiponto, direta

Combustível: gasolina e etanol

Transmissão: automática de 6 marchas, com “paddles shiffters” na direção

Tração: dianteira

Direção: elétrica com pinhão e cremalheira

Sistema de freios: comando hidráulico, ABS e ESC de série, dianteiro a disco ventilado com pinça flutuante, traseiro a tambor com regulagem automática e refrigeração

Suspensão: dianteira tipo MacPherson com rodas independentes, traseira tipo eixo de torção com rodas semi-independentes

Rodas e pneus: liga leve de 17 polegadas, pneus 215/50 R17

Peso em ordem de marcha: 1.281 quilos

Porta-malas: 370 litros, 1.238 litros com os bancos traseiros rebatidos

Dimensões: comprimento de 4,11 metros, largura de 1,77 metro (sem os espelhos), altura de 1,54 metro, entre-eixos de 2,53 metros

Altura em relação ao solo: 18,8 centímetros

Tanque de combustível: 47 litros

Preço: R$ 149.990 – R$ 154.731 para o Estado de São Paulo

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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