A primeira geração do Prius, modelo que associa um motor a combustão a um elétrico, foi lançada no Japão em 1997, sendo expandida para outros países a partir de 2001. Com um nome que significa “ir antes”, do latim, o Prius liderou a expansão dos híbridos por 25 anos, com vendas acumuladas de cerca de 5 milhões de unidades no mundo. A segunda geração veio em 2004, a terceira, em 2009 e a quarta, em 2015. Agora, chegou a vez da quinta geração que, finalmente, é um carro bonito. O novo Prius será lançado na versão HEV – híbrida simples – e na PHEV – híbrida plug-in, que também pode ser recarregada em uma tomada externa. Para criar um novo Prius, a equipe de desenvolvimento decidiu começar tudo do zero. Com base no desejo de renovar completamente o modelo e passar o apelo dos carros híbridos a um público mais amplo, foi criado o conceito Hybrid Reborn. Depois do Japão, o novo Prius será lançado na América do Norte, Europa e em outros países, incluindo o Brasil, onde deve chegar em 2023. No seu país de origem, será oferecido o serviço de assinatura (sistema de aluguel programado) Kinto – disponível também no Brasil.
No estilo, o novo Prius tem uma linha contínua unindo o capô, o para-brisa, terminando na traseira truncada. Até as maçanetas das portas de trás estão integradas na coluna para facilitar o fluxo de ar em volta do carro. Comparado à geração anterior, o novo Prius é cinco centímetros mais baixo, 2,5 centímetros mais largo e tem cinco centímetros a mais na distância de entre-eixos. O comprimento total foi reduzido em 4,6 centímetros, ficando em 4,45 metros. As rodas seguem o estilo mais esportivo do carro, com aro de 19 polegadas. No interior, tudo é inteiramente novo. O painel tem desenho reestilizado e uma tela grande na central de informação e entretenimento, de 12,3 polegadas, com o sistema Toyota Audio Multimedia com possibilidade de receber atualizações remotas Over-the-Air. A posição do motorista é privilegiada para ele se concentrar nas informações em uma tela de LCD/TFT de 7 polegadas posicionada no alto, diretamente no seu campo de visão, capaz de enviar alertas com alterações de iluminação e cor ligados a notificações do Toyota Safety Sense.
O mais novo Toyota traz o primeiro sistema híbrido plug-in de 2,0 litros da marca japonesa. A combinação de um Dynamic Force Engine de alta eficiência e baterias de íons de lítio permite uma potência combinada de 164 kW (223 cavalos). Segundo a Toyota, essa versão tem aceleração de zero a 100 km/h em 6,7 segundos. A autonomia de condução 100% elétrica cresceu 50% em relação à da geração anterior, subindo de 40 para 60 quilômetros. Vem ainda com um modo “My Room”, que liga os sistemas de ar-condicionado e de áudio por meio de um interruptor durante o carregamento. A bateria foi deslocada do porta-malas para baixo do banco traseiro para dar ao Prius um centro de gravidade mais baixo e maior capacidade de carga. Essa variante tem o sistema E-Four, que, com a ajuda de um motor de alta potência e outros recursos, oferece melhor desempenho em superfícies de baixa aderência, como em estradas cobertas de neve, e maior estabilidade nas curvas.
O Toyota Safety Sense, o mais recente pacote de segurança ativa com funções avançadas e aprimoradas da marca, é padrão nas novas versões do Prius. O carro vem com o Advanced Park (com função remota), um sistema de apoio à condução, que executa a manobra de estacionamento automaticamente, encontra vagas e pode entrar e sair de uma garagem remotamente, via smartphone. Também está equipado com uma câmera monocular na frente, uma traseira para o Digital Inner Mirror e um gravador de direção no veículo. Os dados são armazenados na ECU para evitar confusão de informações e outros problemas associados a cartões SD e gerenciar adequadamente dados importantes das câmeras. A plataforma TNGA de segunda geração foi criada especialmente para o desenvolvimento do novo Prius. De acordo com a Toyota, o reforço adicional em todo o corpo do carro aumentou a rigidez e melhorou o nível de ruídos no interior da cabine. Ainda conforme a marca oriental, usando suportes MacPherson na frente e uma configuração de braço duplo na traseira, o sistema de suspensão oferece mais estabilidade em linha reta e mais capacidade de respostas nas curvas.
O novo Prius está equipado com duas tomadas acessórias de 1.500 Watts, uma na parte de trás do console central e outra no porta-malas. Os usuários podem selecionar o modo de fonte de alimentação externa, que usa energia da bateria sem precisar ligar o motor. Traz ainda um acessório de fonte de alimentação elétrica externa como padrão para que a fonte seja feita com as janelas das portas fechadas para evitar a invasão de chuva e insetos durante seu uso. O novo Prius tem teto solar panorâmico que pode ser totalmente aberto para criar uma sensação de liberdade e mais espaço dentro da cabine. Os modelos plug-in serão equipados com um sistema de carregamento solar, gerando energia equivalente para rodar até 1.250 quilômetros por ano. A energia elétrica gerada durante o recarregamento é usada para abastecer a bateria de tração, com o sistema fornecendo eletricidade para a direção, o ar-condicionado e outras funções. A energia gerada durante a condução – especialmente nas frenagens – é utilizada para complementar o sistema de bateria auxiliar.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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