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O próximo ano marcará o início de uma nova era na indústria brasileira de veículos comerciais. A partir do dia 1º de janeiro, os novos caminhões, ônibus, furgões e vans comercializados no Brasil passarão a ter de obedecer aos padrões de emissões de gases poluentes da norma nacional Proconve 8. Equivalente à norma europeia Euro 6, a Proconve P8 exige uma expressiva redução na liberação de monóxido de carbono, hidrocarbonetos e material particulado pelos veículos automotores. Na Fenatran 2022 – evento latino-americano de transporte rodoviário de cargas, que acontece de 7 a 11 de novembro no São Paulo Expo, na capital paulista –, todas as empresas da cadeia produtiva do setor exibirão suas novidades. E elas começarão a chegar às ruas e estradas brasileiras de janeiro em diante. É estimado o comparecimento de cerca de 70 mil pessoas ao evento, incluindo frotistas de todo o Brasil, com expectativa de geração de negócios na ordem de R$ 9 bilhões.

A sustentabilidade no transporte de cargas é uma demanda crescente de muitas empresas que dependem dos caminhões e furgões para levar seus produtos. Além dos benefícios gerados pela adoção do Proconve 8 nos veículos movidos a diesel, tal demanda fez com que a utilização da eletromobilidade ganhasse destaque em muitos estandes da Fenatran. Atualmente, a Volkswagen Caminhões e Ônibus já comercializa no Brasil o caminhão leve elétrico eDelivery, produzido na cidade fluminense de Resende, e a Jac Motors e a BYD importam da China caminhões leves e furgões elétricos. Na Fenatran, a Ford lançou o furgão elétrico eTransit e a Volvo, a Mercedes-Benz, a Daf e a Iveco exibiram modelos elétricos que já comercializam na Europa, para avaliar a receptividade no mercado local. O uso do gás natural e do biogás é outra alternativa para redução das emissões e apareceu com destaque nos estandes da Scania e da Iveco, que já vendem modelos movidos por esses combustíveis no Brasil.  

Principais novidades da Fenatran 2022

Mercedes-Benz

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A marca da estrela de três pontas apresenta no Brasil a tecnologia BlueTec 6 para atendimento à nova legislação de emissões, que estará nos caminhões Accelo, Atego, Actros e Arocs. Trata-se de uma solução de pós-tratamento de emissões formada por quatro módulos: DOC (catalisador de oxidação), DPF (filtro de partículas), SCR (redução catalítica seletiva) e ASC (catalisador de amônia). Os veículos com tecnologia BlueTec 6 são equipados ainda com o sistema de controle de emissões On Board Diagnostics (OBD). “As linhas 2023 de caminhões com tecnologia BlueTec 6 asseguram redução de 80% nas emissões de óxidos de nitrogênio e de 50% nas de material particulado em relação ao Proconve P7 (Euro 5). O novo motor OM 471 do Actros reduz ainda o consumo de combustível em até 8% na comparação com o motor Euro 5”, destaca Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. 

O desempenho dos novos motores é potencializado com a nova transmissão automatizada PowerShift Advanced, com comando de embreagem otimizado. Outros destaques da Mercedes-Benz são o Atego 1730 autônomo, primeiro caminhão com Nível 4 de automação em operação no país, em parceria com a startup Lume Robotics, responsável pela tecnologia de automação agregada ao veículo, e o pesado elétrico eActros, lançado na Europa no ano passado. A Mercedes-Benz já comercializa no Brasil o chassi de ônibus urbano eO500U a bateria e “prepara terreno” para a transição para a eletromobilidade chegar em breve aos caminhões da marca. 

Volkswagen

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As linhas 2023 dos caminhões Delivery, Constellation e Meteor receberam evoluções, que incluem motores Euro 6/Proconve 8 e aprimoramentos tecnológicos. Conforme a Volkswagen, o novo portfólio entrega em média 10% mais de eficiência, com inovações em conforto, segurança e tecnologia. Os extrapesados Meteor 28.480 e 29.530 saem de fábrica com transmissão automatizada ZF Traxon de 12 ou 16 marchas e estreiam a nova geração do motor MAN D26 de 13,0 litros. Com novas potências de 480 e 530 cavalos, o D26 conta com o novo sistema de emissões SCR e EGR para atender às novas legislações. Lançados há pouco mais de um ano, os caminhões elétricos e-Delivery terão um ganho de capacidade de carga útil de até 10%. “São 30 novos modelos focados em eficiência, conforto, tecnologia e segurança, que já estarão disponíveis a nossos clientes a partir de janeiro de 2023. De olho no futuro, apresentamos em primeira mão o caminhão-conceito Meteor Optimus”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da montadora. Baseado no cavalo mecânico 6×4 Volkswagen Meteor 29.530 com nova motorização Euro 6 que pode rodar com diesel ou HVO – combustível feito de óleo vegetal hidrogenado –, o Optimus é a nova versão de topo da linha Meteor, com preço em torno de R$ 1 milhão. Inicialmente, será vendida por encomenda. O modelo agrega retrovisores externos substituídos por câmeras, defletores para melhorar a aerodinâmica, faróis com máscara negra, câmara frontal de monitoramento, quadro de instrumentos digital e ajuste elétrico do banco do motorista.

Volvo

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Os novos pesados FH, FM e FMX e semipesado VM vêm com motores padrão Euro 6 e prometem um consumo de combustível até 8% menor em relação à geração atual. Oferecido nas potências de 380, 420, 460, 500 e 540 cavalos, o novo motor D13K Euro 6 dos FH, FM e FMX é um dos protagonistas. No semipesado VM, todas as versões agora estão equipadas com um novo motor de 8,0 litros, de fabricação própria da Volvo. A caixa de câmbio I-Shift chega a sua sétima geração com aprimoramentos e trocas de marcha até 30% mais rápidas. Mas é o caminhão FM 100% elétrico que mais chama a atenção no estande. O FM Eletric serve na Europa às operações urbanas e regionais, com seis baterias, autonomia para até 300 quilômetros e PBTC (peso bruto total combinado) de 44 toneladas. “A intenção é avaliar as primeiras unidades. Logo, anunciaremos o plano comercial”, avisa Wilson Lirmann, presidente da Volvo do Brasil.

Iveco

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A marca italiana está lançando no Brasil o S-Way, um pesado apesentado na Europa em 2019. Vem com um motor FPT Cursor 13 com injeção Common-Rail e novo turbocompressor e-VGT. Será oferecido nas versões com 450 (4×2), 480 (6×2) e 540 cavalos (6×4). Vem com central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto, volante multifuncional, sistema keyless, basculamento elétrico da cabine, cybersecurity – módulo que protege o veículo contra ataques cibernéticos –, cluster de TFT colorido e Driver Style Evaluation – fornece informações em tempo real para eficiência e performance máximas. No estande, haviam várias configurações do S-Way, inclusive uma NG, com motor a gás – combustível que é uma das apostas para a marca italiana no Brasil. Outra novidade para a Fenatran foi a exibição do eDaily, uma versão elétrica do furgão Daily apresentada recentemente no mercado europeu, ainda sem data definida para a comercialização no mercado nacional.

Scania

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A Scania terá duas famílias de motores – as recalibradas das versões anteriores e a nova Super, apresentada há um ano na Europa. Elas serão utilizadas nas cabines P, G, R e S da Nova Geração, lançada em 2019. A nova gama de caminhões Super chega alinhada aos padrões Proconve P8/Euro para motores de 13 litros, com 420, 460, 500 e 560 cavalos. Os já conhecidos motores de 7, 9, 13 e 16 litros foram aprimorados para atender aos novos padrões de emissões e passam a contar com bomba hidráulica de refrigeração variável, coletores do turbo e de escape aperfeiçoados e maiores taxas de compressão, com combustão a diesel e a gás. Os motores V8 de 16 litros adotam as mesmas potências usadas na Europa, 660 e 770 cavalos – este, o motor de combustão interna para caminhões mais potente do mundo. Em relação ao torque, os motores V8 desenvolvem 335 kgfm (no de 660 cavalos) e 375 kgfm (no de 770 cavalos).

Daf

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A DAF apresentou linhas de caminhões CF e XF preparadas para cumprir os novos limites de emissões do Proconve P8. De acordo com a montadora, o custo operacional tem uma economia de 8%, enquanto na de semipesados é de 6%, tornado possível graças à combinação de uma nova calibração de injeção. Houve ainda a instalação de uma nova bomba d’água variável, sistema EGR, que reduz o consumo de Arla 32, e o Controle de Cruzeiro Preditivo. A marca holandesa exibiu também o LF Electric, comercializado na Europa para distribuição ou aplicações vocacionais. O elétrico da Daf tem motor de 260 kW, bateria de 282 kWh e autonomia de 280 quilômetros.

Ford

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A grande novidade do estande da Ford na Fenatran era a E-Transit 100% elétrica. Ela tem tração traseira e tecnologia embarcada de série para reduzir os riscos de paradas imprevistas e aumentar a produtividade. A sua bateria de íons de lítio tem 68 quilowatts e proporciona uma autonomia máxima de 317 quilômetros (método WLTP) dependendo da versão, ambiente e modo de uso. Ela pode ser carregada tanto em corrente contínua, de modo rápido, como em corrente alternada. Já a Transit Chassi chega no segundo semestre de 2023 em duas versões, com 3.500 kg e 4.700 kg de PBT. Ela tem capacidade de carga de até 2.600 kg e pode ser usada em diferentes aplicações, como guincho-plataforma, ambulância, carga seca, baú refrigerado, baú carga seca e transporte volumétrico e de animais.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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