Com a atualização da Frontier, em abril deste ano, a Nissan incorporou a versão Pro 4X como topo de gama da sua picape argentina. Com uma imagem distinta que destaca as características off-road, a versão Pro 4X posiciona-se como um veículo capaz de ultrapassar qualquer obstáculo na condução todo-terreno e oferece uma condução confortável em estradas e ruas. No Brasil, o preço da Nissan Frontier Pro 4X parte de R$ 323.890 – o mesmo da versão Platinum, a outra topo de linha da Frontier, que investe em características mais luxuosas e menos off-road.
A imagem da Pro 4X não passa despercebida. A grade imponente, na cor preta, abriga o logotipo da marca obscurecido com letras vermelhas. Tal código estético é repetido em outras partes do veículo, como nos para-lamas e na caçamba. Isso, combinado com apliques pretos e vermelhos, cria uma estética cativante. As luzes têm um novo design e agora contam com quatro unidades de tecnologia de leds. Os faróis de neblina, também de leds, estão integrados ao novo para-choque que, por ser maior, dá uma sensação mais robusta. Na lateral, destacam-se as rodas pretas, assim como os estribos e a barra santantonio. Na traseira, novos faróis com leds e a palavra “Frontier” gravada na tampa do porta-malas. Dentro da caçamba, há uma barra divisória de plástico resistente e novos ganchos, localizados na parte inferior. A caçamba é 4,8 centímetros mais alta que a da versão anterior.
Na cabine, não houve mudanças significativas em relação ao modelo anterior, embora vários itens tenham sido aprimorados. Os instrumentos têm um novo design com tela de 7 polegadas. O volante multifuncional, que só é regulável em altura e não em profundidade, também foi redesenhado, com mais comandos. O torpedo é o mesmo da versão de saída e o sistema multimídia não tem mais navegador. Uma tendência que está crescendo em veículos compatíveis com Apple Car Play e Android Auto.
Por não ser uma nova geração, a Frontier não apresentou alterações estruturais significativas, apesar de adicionar elementos e modificações que melhoraram seu desempenho e segurança. E é exatamente nos equipamentos e segurança que a Frontier Pro 4X se diferencia. Vem com seis airbags, ganchos Isofix, sistema de freios ABS com EBD, câmera 360 graus e assistência à frenagem, controles de estabilidade e tração e o pacote de auxílios à condução – que inclui frenagem autônoma de emergência, aviso de saída involuntária de faixa com correção de direção, aviso de ângulo cego com correção de trajetória, detector de tráfego cruzado traseiro e farol alto automático. Outros elementos incorporados a esta reestilização são a recalibração da suspensão traseira e dez reforços no chassi para aumentar a rigidez.
Primeiras Impressões
Boa de trilha
Buenos Aires/Argentina – A cabine da Frontier Pro 4X é ampla e a posição de dirigir é alta e confortável. Mas poderia ser melhor se a coluna de direção fosse ajustável em profundidade. A versão topo de gama mantém o motor das demais configurações da Frontier, mas com desempenho otimizado. É o 2.3 biturbo a diesel com potência de 190 cavalos a 3.750 rpm e torque de 45,9 kgfm, disponível de 1.500 a 2.500 giros. O fato de o torque máximo estar operacional em rotações tão baixas torna a picape ágil e poderosa. Essa é uma vantagem que melhora seu desempenho para uso duplo, pois na condução off-road, na qual sua tração integral tem bom desempenho, ganha força. E na condução em estrada obtém mais resposta para ultrapassagens e manobras bruscas.
O motor está associado a um câmbio automático de 7 velocidades, com função D-mode. Com esse sistema, é possível selecionar entre quatro modos de condução (“Standard”, “Off-Road”, “Sport” e “Trailer”), com mudanças na transmissão para cada tipo de direção. Por outro lado, a Frontier Pro 4X tem melhores ângulos de entrada e de saída. Outra mudança está no diferencial traseiro, originalmente presente na versão feita no México, depois suprimido da picape que começou a ser fabricada em Córdoba e agora novamente adicionado à reestilização de 2022. A Frontier Pro 4X se revela um veículo versátil e potente que se presta notavelmente à dupla utilização. Potente em terrenos exigentes e confortável no asfalto.
Por Martín Echaide, do “Minuto Motor”/Argentina, especial para a AutoMotrix– Fotos: Divulgação
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