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A Jeep anunciou um plano para sua próxima geração de veículos totalmente elétricos para tentar se tornar a marca líder de SUVs sustentáveis do mundo. O plano prevê a introdução de quatro modelos elétricos na América do Norte e na Europa até o final de 2025. Faz parte da meta que metade das vendas da Jeep nos Estados Unidos sejam de 100% “verdes” até 2030, enquanto na Europa o compromisso é ter todos os emplacamentos de elétricos até o fim desta década. O primeiro passo da Jeep em direção à eletrificação no Brasil e na região foi dado com o lançamento do Compass 4xe híbrido plug-in em abril deste ano. O modelo foi o primeiro de uma estratégia de eletrificados para a América do Sul, em linha com o plano global da marca. Um segundo modelo 4xe chegará em breve ao país, o Wrangler 4xe, o híbrido plug-in mais vendido atualmente nos Estados Unidos. A Jeep afirma que segue atenta às demandas do mercado de elétricos no Brasil e na América do Sul, tendo tecnologias para responder às necessidades dos clientes atualmente e no futuro.

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A marca Jeep mostrou as primeiras imagens de dois SUVs totalmente elétricos – o Recon e o Wagoneer S – que chegarão à América do Norte e outras regiões. E confirmou que o Avenger 100% elétrico estreará no Salão do Automóvel de Paris, em outubro. “Impulsionados pelo sucesso de nosso portfólio 4xe eletrificado na América do Norte e na Europa, estamos projetando e desenvolvendo os SUVs mais capazes e sustentáveis, buscando tornar a marca líder do segmento com emissão zero no mundo. Essa é uma estratégia com visão de futuro para ajudar a garantir que milhões de fãs da Jeep continuem a ter um planeta para explorar, abraçar e proteger”, comemorou Christian Meunier, CEO da Jeep.

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Um dos primeiros SUVs elétricos será o Recon, projetado desde o início para ser um jipe com emissão zero.O modelo será oferecido exclusivamente como um BEV (“Battery Electric Vehicle” ou veículo elétrico a bateria), buscando aprimorar o off-road com sistema de tração Jeep Selec-Terrain, tecnologia de eixo e-locker, proteção sob a carroceria, ganchos de reboque e pneus off-road radicais. “O novíssimo Recon conseguirá atravessar a poderosa Rubicon Trail, uma das trilhas mais desafiadoras dos Estados Unidos, e chegar ao final do percurso com autonomia suficiente para voltar à cidade para recarregar”, prometeu Meunier. O veículo global da Jeep será apresentado ao público no próximo ano, com a produção se iniciando em 2024 na América do Norte. Os clientes nos Estados Unidos poderão fazer reserva para o Recon a partir do começo de 2023. O veículo será vendido nos principais mercados, incluindo a Europa.

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A família Wagoneer também terá sua versão totalmente elétrica. Com o nome de Wagoneer S, o modelo é anunciado pela marca como tendo um design único, elegante e aerodinâmico e capacidade 4×4 como padrão, preparado para todos os tipos de terreno. Ele terá uma autonomia de 400 milhas (644 quilômetros) com uma única carga, 600 cavalos de potência e uma aceleração de zero a 100 km/h em cerca de 3,5 segundos. Com um design externo marcado por uma grade iluminada por leds, a nova versão foi desenvolvida para ter eficiência aerodinâmica, combinada com a icônica visão lateral vertical do Wagoneer. “Encantaremos os clientes com um SUV premium e altamente eficiente, carregado de tecnologia e projeto de alta qualidade, oferecendo capacidade 4×4, alto desempenho, aceleração rápida e um alcance de 400 milhas”, antecipa Meunier. O novo Wagoneer BEV também será apresentado ao público no próximo ano, com o início da produção em 2024 na América do Norte. As reservas nos Estados Unidos para o Wagoneer S poderão ser feitas no começo de 2023, com vendas para os mesmos mercados do Recon.

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Na Europa, a Jeep já fez uma grande mudança ao oferecer apenas SUVs eletrificados em países como Alemanha e França. Até o final deste ano, 100% do portfólio da marca norte-americana estará eletrificado em quase todos os mercados europeus. O modelo inteiramente “verde” para o Velho Continente será o Avenger, um SUV compacto apresentado durante o plano estratégico de longo prazo “Stellantis Dare Forward” este ano. O Avenger, que será lançado na Europa e em outros mercados, como o Japão e a Coreia do Sul, será posicionado abaixo do Renegade e será produzido em Tychy, na Polônia. A Jeep promete no novo SUV compacto uma autonomia de 400 quilômetros, uma significativa altura em relação ao solo, um ângulo de entrada (o da frente) inédito e um interior moderno e tecnologicamente avançado, com muito espaço para passageiros e carga. “O Avenger oferecerá a funcionalidade da marca Jeep adequada ao mercado europeu. O SUV moderno, divertido e emocional atrairá uma quantidade cada vez maior de clientes que procuram por uma alternativa hábil, compacta, moderna e totalmente elétrica da marca Jeep para os ‘players’ atuais”, afirmou Antonella Bruno, presidente da Jeep Europa. O Avenger estreará no Salão de Paris, com abertura de reservas durante a mostra francesa. O modelo chegará às concessionárias europeias no início do próximo ano.

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Com base no sucesso do Wrangler 4xe (pronuncia-se “four by e”) e no recém-apresentado Grand Cherokee 4xe, a Jeep está desenvolvendo uma gama de produtos híbridos para expandir seu alcance nas Américas. “Com o crescimento contínuo da tecnologia 4xe em todo o nosso portfólio, estamos redefinindo liberdade e aventura de uma forma que apenas a marca Jeep consegue. Até o final de 2025, nossa linha será completamente eletrificada, incluindo quatro veículos totalmente elétricos competindo no coração do mercado”, prometeu Jim Morrison, presidente da Jeep na América do Norte. 

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No Brasil, a Jeep deu o “start” na sua eletrificação com o Compass 4xe em versão única, a S, com preço de R$ 349.990. Diferentemente das demais configurações, o híbrido é importado da Itália, apesar de ter um design quase idêntico ao do carro produzido em Goiana (PE). O Compass 4xe S tem uma potência combinada de 240 cavalos, com aceleração de zero a 100 km/h em 6,8 segundos, consumo urbano de 25,4 km/l e possibilidade de rodar quase 50 quilômetros de forma 100% elétrica, com recarga em menos de duas horas.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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