A Volvo Car tem recorde de vendas em modelos híbridos e elétricos no Brasil e um ambicioso plano de instalação de carregadores rápidos em estradas no país. Agora, a marca sueca abre a pré-venda de mais uma versão 100% elétrica para o território nacional, o XC40 Recharge Plus, considerado como modelo de “entrada” pois tem apenas um motor elétrico – o P6 –, acoplado ao eixo dianteiro. O modelo está disponível em pré-venda a partir do preço de pré-lançamento. Ou seja, o valor de R$ 309.950 talvez suba depois. O motor P6 de 232 cavalos de potência deverá ser ofertado em 2023 também no C40. A fabricante sueca confirma ainda a reestilização do XC40 Recharge já comercializado no Brasil, a versão P8 (dois motores) de 408 cavalos no total. “Para nós, isso é uma realidade que já está muito presente. Não só acreditamos nisso, como investimos e não paramos. A nova versão do XC40 chega para trazer a eletrificação em uma faixa de preço mais acessível e isso expande a gama de consumidores que poderão ter acesso a um modelo Volvo 100% elétrico no Brasil”, destaca João Oliveira, diretor-geral de Operações e Inovação da Volvo Car Brasil.
O XC40 Recharge, primeiro modelo 100% elétrico da Volvo, chegou em setembro de 2021. Em março deste ano, a fabricante sueca introduziu o C40 Recharge. Ambos estão atualmente no topo do ranking de vendas de carros elétricos, sendo os modelos mais vendidos do Brasil. A nova versão Plus do XC40 com motor Single Electric tem uma bateria de 69 kWh, capaz de gerar uma autonomia de cerca de 420 quilômetros. O modelo tem tração dianteira e um motor elétrico de 232 cavalos e 33,5 kgfm de torque. Ele recebe as atualizações visuais em linha com os outros modelos da marca e ganha novos faróis, rodas exclusivas e um para-choque dianteiro remodelado. Outro destaque é o interior totalmente livre de couro, incluindo volante e manopla de câmbio.
O XC40 Recharge Plus tem um interior sofisticado, com acabamento Topography, com detalhes translúcidos em formas de mapas topográficos, inspirado no Parque Nacional de Abisko, no norte da Suécia. Retro iluminada e tridimensional, cria uma experiência sensorial única para os ocupantes. Outra novidade é a cor Fjord Blue, que adiciona um design distinto ao interior e teve sua inspiração nas geleiras escandinavas. Totalmente conectado e em linha com o que há de mais moderno ao alcance da Volvo, o XC40 Recharge Plus é equipado com o moderno sistema multimídia Google Automotive Services. O sistema repensa a natureza do infoentretenimento do carro e tem uma interface fácil de se usar com bastante conectividade. “Buscamos dar aos clientes a mesma experiência que eles estão acostumados em seus telefones, mas adaptados para interação mãos livres enquanto dirigem. Dentre os recursos está o comando de voz, além do acesso a um ecossistema de aplicativos nativos no carro via Google Play”, salienta André Bassetto, diretor de Produto e Pós-Vendas. O assistente também pode controlar a temperatura, definir um destino, tocar música e podcasts e enviar mensagens, tudo por comando de voz, sem o motorista tirar as mãos no volante. Tem ainda atualizações over-the-air (OTA), deixando o sistema sempre atualizado com a versão mais recente.
Embora a ambição da Volvo Cars seja tornar-se 100% elétrica até 2030, o Brasil é pioneiro e já conta com toda sua frota eletrificada, com todos os modelos da marca sueca híbridos ou elétricos no portfólio. “A decisão de tornar nossa frota 100% eletrificada foi vista como algo ousado e inovador, mas para nós sempre foi algo muito maior. A eletrificação nunca foi apenas um nicho dentro da Volvo Car Brasil, ela está muito conectada com nossos propósitos. Com a eletrificação, atingimos as ambições globais da companhia, conseguimos tornar a mobilidade menos agressiva ao ambiente e iniciamos uma nova era no setor automotivo”, comemora Oliveira. A pré-venda do XC40 Recharge Plus está aberta pelo site (www.volvocars.com.br), ou diretamente nas concessionárias da marca. As primeiras unidades começarão a ser entregues no fim de agosto.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: