Luiza Kreitlon/Automotrix

Há pouco mais de um ano, em março de 2021, a decisão da Toyota de encerrar a oferta do Etios para o mercado brasileiro deu ao compacto Yaris – em suas versões hatch e sedã – um novo protagonismo. Ao herdar o posto de “carro de entrada” da marca japonesa, passou a dividir os melhores lugares nas vitrines das concessionárias com as três grandes estrelas da fabricante, todas muito bem posicionadas nos respectivos segmentos de médios: o utilitário esportivo Corolla Cross, que com a média de 3.509 emplacamentos mensais em 2022 foi superado apenas pelo Jeep Compass (4.710/mês), a picape Hilux, que lidera seu segmento com 3.147 vendas mensais, e o sedã Corolla, também em primeiro lugar com 3.022 unidades comercializadas por mês. As duas versões do Yaris têm desempenhos mais modestos. A hatch vendeu 1.702 unidades mensais em 2022 e a sedã, 1.005. Para enfrentar melhor a concorrência, a Toyota antecipou para janeiro a apresentação da linha 2023 da família de compactos. A meta para o Yaris é atingir o patamar de emplacamentos mensais dos médios, os atuais “puxadores de vendas” da marca.

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            O Yaris 2023 recebeu uma discretíssima reestilização. Na frente, as linhas ficaram mais fluidas, com a grade e os para-choques redesenhados. Todas as versões passaram a contam com DRL (luzes de circulação diurna) em leds – com um visual de clara inspiração no sedã Corolla. Aliás, em alguns aspectos, a versão sedã do Yaris até parece um “mini-Corolla”. Não houve alterações na traseira, em nenhuma das configurações – a capacidade do porta-malas continua sendo de 310 litros na versão hatch e de 473 litros no sedã. Em ambas as carrocerias, o compacto é disponível nas versões XL, XS e XLS.

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            Todas as variantes do Yaris contam com o mesmo motor 1.5L Flex Dual VVT-i, atualizado para se adequar ao Proconve L7 – até a linha 2022, havia um propulsor 1.3 nos modelos de entrada. O motor trabalha acoplado a uma transmissão automática CVT com simulação de 7 marchas – as versões XS e XLS vem com “paddles shifts” no volante para trocas sequenciais. A potência e o torque seguem com 110 cavalos a 5.600 rotações por minuto e 14,9 kgfm a 4 mil giros, quando abastecido com etanol, e 105 cavalos e 14,3 kgfm a gasolina, nos mesmos giros. Em todas as versões, o Yaris 2023 oferece dois modos de condução. No “Sport”, as curvas de aceleração ficam mais curtas e com respostas mais rápidas. Para quem prefere focar na economia, o modo “Eco” prioriza o baixo consumo.

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            Desde seu lançamento no mercado nacional, em junho de 2018, o Yaris traz equipamentos como controles de tração e de estabilidade, assistente de subida em rampa, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistente de frenagem (BAS), cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes e Isofix com ancoragem Top Tether de cadeiras infantis. Na linha 2023, a gama passou a sair de fábrica com sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho) e avisos sonoros de cinto de segurança para os passageiros traseiros. Todas as versões trazem carenagem dos espelhos externos elétricos na cor do carro e pisca integrado, maçanetas externas e para-choques na cor da carroceria, descansa-braços dianteiro, chave com comandos integrados, computador de bordo com 12 funções, direção eletroassistida progressiva (EPS), sistema de assistência ao arranque em subida (HAC), luzes diurnas no para-choque dianteiro e sistema de áudio central multimídia Toyota Play+ com tela sensível ao toque de 7 polegadas. Nas versões XS e XLS, foram incorporados dois sistemas de segurança ativa: o de Pré-Colisão, que emite um alerta sonoro e visual ao motorista, fornecendo uma carga extra no sistema de frenagem para auxiliar na redução da velocidade do veículo em caso de impacto iminente, e o de Alerta de Evasão de Faixa – emite um alerta sonoro quando o condutor sai da faixa de rolagem sem ativar as setas.

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            Com sua média de 1.005 emplacamentos mensais de 2022, a configuração sedã do Yaris é superada em vendas pelos concorrentes de três volumes Chevrolet Onix Plus (4.033/mês), Hyundai HB20S (2.259), Honda City (1.776) e Fiat Cronos (1.118), mas deixa para trás o Nissan Versa (896) e o Volkswagen Virtus (447). Aproximadamente 50% das vendas do sedã compacto da Toyota são da versão intermediária XS, com o restante dividido igualmente entre a básica XL e a “top” XLS. Partindo do que já é oferecido na versão básica, a XS acrescenta faróis halógenos projetores com máscara negra e linha guia em leds com função “siga-me”, luzes de condução diurna em leds separadas dos faróis e lanterna também em leds, acabamento externo preto na terceira coluna, aerofólio traseiro e rodas de liga leve com acabamento na cor prata, bancos parcialmente em couro, revestimento do volante em couro, ar-condicionado automático, encosto do banco traseiro rebatível 60:40, computador de bordo de alta resolução (TFT), manoplas para troca de marchas localizada no volante (“paddle shift”), controle de velocidade de cruzeiro, descansa-braço traseiro com porta-copos, Smart Entry e Start Button/Push Start.

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            Na tabela de abril de 2022 da Toyota, o Yaris sedã XS aparece com preço sugerido de R$ 105.490 – exatos R$ 3.400 a mais que a configuração hatch com o mesmo acabamento –, porém, o valor pode variar de acordo com a tributação e alíquotas de cada Estado. O preço do sedã compacto intermediário fica estrategicamente entre os R$ 96.890 da versão XL e os R$ 117.590 da XLS. A gama de cores inclui o Branco Polar (a do sedã XS avaliado), o Cinza Granito, o Prata Lua Nova, o Preto Infinito e o Azul Titan.

Experiência a bordo

O que há e o que não há

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            No Yaris XS, motorista e passageiros conseguem se acomodar bem, tanto nos bancos da frente quanto no de trás – se forem duas pessoas, já que três ficam um tanto justos. Os tons acinzentados predominam nos revestimentos e o padrão de acabamento transmite sensação de qualidade. Costuras “fake” no painel dão a sensação de o Yaris usar couro no revestimento, que é de plástico. Na central multimídia, a tela de 7 polegadas é sensível ao toque e compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Os passageiros do banco traseiro contam com duas entradas USB para carregamento de celulares e demais equipamentos eletrônicos.

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            O computador de bordo tem visor multifunção em tela de 4,2 polegadas em TFT de alta resolução com funções como intensidade de brilho da tela, hodômetro total e parcial, consumo médio e instantâneo, autonomia, velocidade média, relógio, temperatura externa, posição de marcha, nível de combustível, velocímetro digital, Eco Wallet (calcula o consumo conforme o estilo do motorista), luz de condução econômica e ranking de eficiência com histórico de consumo. Apesar das boas soluções, também há pontos a evoluir em um modelo que custa mais de R$ 100 mil, como o sedã Yaris XS. A coluna de direção tem ajuste de altura, mas não de profundidade. O modelo não traz sensor de estacionamento nem na frente nem atrás e sensores de luz e chuva também são ausentes.

Impressões ao dirigir

Racionalidade em foco

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            O conjunto formado pelo motor 1.5 de quatro cilindros aspirado e o câmbio continuamente variável (CVT) de 7 marchas simuladas permite ao Yaris XS entregar uma boa dirigibilidade e um comportamento dinâmico condizente à proposta, todavia, um tanto desprovido da esportividade. Os 14,9 kgfm de torque e os 110 cavalos de potência, quando há etanol no tanque, bastam para mover os 1.130 quilos do sedã compacto sem aparentar esforço, mas sem a exuberância oferecida por alguns concorrentes. As acelerações são suaves e graduais. Trocar sequencialmente as marchas nas borboletas atrás do volante ou na alavanca de câmbio acrescenta alguma percepção dinâmica. Já os modos de condução “Eco” e “Sport” influem de fato nas respostas do sedã, que variam da racionalidade no primeiro às reações mais espertas no segundo. Como é comum nos veículos com CVT, o ruído do “powertrain” domina o habitáculo tão logo o motorista aumenta a pressão no pedal da direita.

            A empunhadura do volante é boa e a suspensão é coerente com a proposta de um sedã familiar – absorvem bem as irregularidades do piso e priorizam o conforto. O centro de gravidade baixo ajuda no equilíbrio entre conforto e estabilidade. O Toyota Safety Sense de série, composto por uma câmera no para-brisa e um radar frontal, viabiliza sistemas de auxílio ao motorista pouco invasivos, como o alerta de pré-colisão – que sinaliza o perigo de impacto frontal sem atuar nos freios – e os avisos visuais e sonoros de mudança não sinalizada de faixas, sem interferência no volante. Controles eletrônicos de estabilidade e tração e assistente de partida em rampas ajudam a proporcionar um comportamento dinâmico seguro e agradável. Segundo o Inmetro, com etanol, o Yaris sedã faz 9 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada. Já os números com gasolina são de 13 km/l na cidade e de 14,5 km/l na estrada.

Ficha Técnica

Toyota Yaris sedã XS

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Motor: 1.5L Dual VVT-i, aspirado, 1.496 cm3

Potência: 110 cavalos a 5.600 rpm (etanol), 105 cavalos a 5.600 rpm (gasolina)

Torque: 14,9 kgfm a 4 mil rpm (etanol), 14,3 kgfm a 4 mil rpm (gasolina)

Transmissão: CVT com 7 marchas simuladas

Tração: dianteira

Suspensão: dianteira tipo MacPherson com barra estabilizadora, traseira, eixo de torção com barra estabilizadora

Direção: eletroassistida progressiva

Tanque de combustível: 45 litros

Freios: dianteira disco ventilado, traseira a tambor, com ABS, BAS e EBD

Rodas e pneus: 15 polegadas de liga leve, pneus 185/60 R15 (pneus “verdes”)

Dimensões: 4,42 metros de comprimento, 1,73 metro de largura, 1,49 metro de altura, 2,55 metros de entre-eixos

Porta-malas: 473 litros

Peso em ordem de marcha: 1.130 quilos

Preço sugerido: R$ 105.490 (pode variar de acordo com a tributação e alíquotas específicas de cada Estado)

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Luiza Kreitlon/Agência Automotrix

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