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A GWM – Great Wall Motors, maior fabricante de veículos privada da China – acaba de confirmar a chegada ao Brasil do utilitário esportivo híbrido plug-in Haval H6 PHEV. Já disponível em mais de 60 países e líder no segmento de SUVs médios no mercado chinês, o maior do mundo, a versão PHEV do Haval H6 a ser lançada no Brasil é um projeto tão recente que ainda não é comercializada em nenhum outro lugar. Por isso, o protótipo que chegou ao país para testes iniciará suas “andanças” por aqui – antes de sua chegada oficial e comercial – inteiramente camuflado, embora o seu design já tenha sido revelado em salões realizados na Ásia. Apresentado pela primeira vez em 2011, o Haval H6 está atualmente na sua terceira geração, conquistando o público por seu nível de tecnologia, design e espaço interno. Com 4,65 metros de comprimento, 1,88 metro de largura e 2,73 metros de distância de entre-eixos, o Haval não híbrido atualmente produzido na China concorre nos mercados globais com o Volkswagen Tiguan e o Toyota RAV4. Até 2023, o Haval H6 híbrido plug-in estará sendo feito na fábrica da cidade paulista de Iracemápolis – pertencente à Mercedes-Benz até 2020, quando a marca alemã decidiu encerrar a produção de carros de passeio no Brasil.

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A motorização que está sendo desenvolvida para o Haval H6 no Brasil também é inédita em outros mercados. Conforme dados da GWM, ele será o híbrido plug-in com a maior autonomia elétrica do mundo, de até 200 quilômetros. A tecnologia da plataforma híbrida LMN da GWM permite combinar a sustentabilidade da emissão zero de longo alcance com o alto desempenho de um autêntico esportivo, graças a configurações que podem chegar a 430 cavalos de potência e 76,5 kgfm de torque. Segundo a GWM, o carro tem potêncial para acelerar de zero a 100 km/h em 4,8 segundos. A fabricante não revela, por enquanto, a velocidade máxima do híbrido. “O lançamento do Haval H6 será um marco da eletrificação no mercado brasileiro”, afirma Oswaldo Ramos, presidente Comercial da GWM Brasil. O SUV será oferecido no país com duas opções de motorização: híbrida plug-in (possível de ser recarregado em uma tomada convencional) e híbrida. O Haval H6 faz parte do pacote de dez lançamentos que a GWM terá no mercado brasileiro dentro dos próximos três anos. Além da família Haval, a marca chinesa tem a Tank, de SUVs off-road de luxo, e a Poer, focada em picapes inteligentes.

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O protótipo do Haval H6 desembarcou na primeira semana de abril na fábrica da GWM em Iracemápolis para iniciar sua longa programação de testes, dando continuidade a um projeto de desenvolvimento que leva em consideração todas as exigências da realidade dos consumidores brasileiros. A unidade é a primeira de uma série de protótipos que serão usados pela engenharia da GWM a partir das próximas semanas em testes de rodagem. Eles orientarão a nacionalização do projeto global do H6 especificamente para as necessidades do mercado local. Para estar apto a ser vendido no Brasil, o H6 terá várias modificações. Entre elas, destacam-se as alterações na motorização, para obter a maior eficiência com o combustível local, na suspensão, para suportar as condições das ruas e estradas brasileiras, e ajustes no funcionamento dos equipamentos de conectividade e conforto, para se adequar aos hábitos e às preferências dos motoristas brasileiros. Todos os dados gerados pelos protótipos nos testes de rodagem e nas avaliações em laboratório serão usados pela engenharia da GWM para produzir na China os primeiros lotes do Haval H6 destinados ao mercado brasileiro. A GWM investirá mais de R$ 10 bilhões nos próximos dez anos para iniciar sua operação no Brasil, que terá apenas SUVs e picapes eletrificados e conectados. A fábrica de Iracemápolis terá sistema de produção inteligente e capacidade instalada de 100 mil veículos por ano. O primeiro modelo fabricado no Brasil está previsto para ser lançado no segundo semestre de 2023. Maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM foi avaliada como a sétima montadora mais valiosa do mundo em outubro de 2021. A empresa é ainda a quarta maior fabricante global de picapes médias, segmento em que ela lidera na China nos últimos 24 anos, com uma participação acima de 50%. Fundada em 1984, a empresa tem 70 mil empregados e centros de Pesquisa e Desenvolvimento ao redor do mundo. Desde o início da operação da montadora, foram vendidos mais de 5 milhões de SUVs e 2 milhões de picapes. Em 2021, a empresa comercializou 1,28 milhão de veículos, 15,2% a mais em comparação ao ano anterior.

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Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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