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Com base na versão S produzida em Goiana (PE), o Compass 4xe híbrido plug-in desembarca importado da Itália em um lote inicial de mil unidades. O novo modelo da Jeep não é nada barato – sai por R$ 349.990, com exceção do Estado de São Paulo, onde a tributação mais elevada empurra o preço para R$ 360.887. São 40 pontos de vendas no Brasil e cada um receberá dois exemplares para venda imediata e mais um para test-drive com acompanhamento de um piloto profissional da Stellantis. Os primeiros 40 compradores recebem um recarregador Wallbox. O Compass 4xe (pronuncia-se “four by e”) é o primeiro produto de uma série de eletrificados que a Jeep reserva para o Brasil – o próximo será o Grand Cherokee –, com a proposta de valorizar a experiência de 80 anos de capacidade off-road e performance, incluindo o sistema de tração integral, HDC (controle eletrônico de descidas) e função 4WD Lock e 4WD Low. Entre os principais equipamentos de série há ofertas de assistências à condução, como frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa com correção e farol alto automático. “Com o novo Compass 4xe, a Jeep inicia um novo momento no Brasil, com foco na eletrificação, mas sem abrir mão da performance e capacidade off-road que sempre fizeram parte de nossa história. O uso da tecnologia híbrida plug-in dá aos nossos clientes uma versatilidade superior, permitindo, por exemplo, rodar com o carro sem gastar uma gota de combustível por até 44 quilômetros. No entanto, ele também pode usar o modo e-Save, recarregando a bateria enquanto o motor térmico atua”, explica Alexandre Aquino, diretor do Brand Jeep para a América Latina.

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Sob o capô, o Compass 4xe híbrido plug-in usa o T270 turbo, que nessa configuração é movido a gasolina e alcança 180 cavalos de potência a 5.750 rotações por minuto e 27,5 kgfm de torque a 1.750 giros, associado ao câmbio automático de 6 marchas e auxiliado por um motor elétrico, cumprindo ainda a função de gerador. Esse conjunto fornece força para o eixo dianteiro e também produz eletricidade para as baterias. No eixo traseiro, fica o segundo motor elétrico, com 60 cavalos e 25,5 kgfm de torque, permitindo a tração nas quatro rodas ao mesmo tempo em que dispensa o cardã. A gestão eletrônica garante a tração nas quatro rodas sempre que necessário. De acordo com a Jeep, se a bateria estiver com baixa carga, o motor dianteiro gera energia elétrica para ser enviada ao conjunto traseiro, assegurando o máximo de performance e aderência em qualquer circunstância.

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Parte do espaço originalmente destinado ao cardã é ocupado pela bateria de alta tensão, sob os bancos traseiros. A bateria tem tensão de 400 Volts, refrigeração independente e inversor de corrente integrado. O conjunto fica dentro de um invólucro metálico que serve como proteção contra elementos externos, incluindo imersão na água. As baterias têm capacidade total de 11,4 kWh, possibilitando uma autonomia 100% elétrica de até 44 quilômetros. A autonomia total do Compass 4xe é de mais de 900 quilômetros, tendo um tanque de combustível de 36,5 litros. Pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o Compass 4xe híbrido plug-in alcança um consumo urbano de 25,4 km/l. Na rodovia, pelos mesmos padrões, o consumo é de 24,2 km/l. Segundo a marca norte-americana, os números contrastam com o desempenho digno de um esportivo, com potência combinada de 240 cavalos, aceleração de zero a 100 km/h em 6,8 segundos e máxima de 206 km/h. O Compass híbrido tem 4,40 metros de comprimento, 1,81 metro de largura, 1,64 metro de altura e 2,63 metros de distância de entre-eixos. Conta com 20,1 centímetros de altura em relação ao solo, ângulos de entrada de 20 graus, de saída de 28 graus e de rampa de 16 graus e um volume do porta-malas de 420 litros.

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O Compass 4xe será oferecido somente na versão Série S e não incluirá opcionais nem cobrança adicional de cor do veículo. “A venda e pós-venda dos modelos eletrificados são únicas, e trabalhamos em parceria com nossa rede para que o cliente tenha uma ampla assistência desde seu primeiro contato com o carro, podendo recarregar gratuitamente o veículo nas concessionárias. Nossa rede investiu em capacitação e equipamentos, atendendo à rigorosa legislação em torno da manutenção de veículos eletrificados”, promete Everton Kurdejak, vice-presidente sênior de Operações Comerciais da Jeep para o Brasil. Conforme a equipe de Design da Jeep, o novo Compass 4xe híbrido plug-in apresentou um novo desafio pois seria essencial que ele fosse facilmente identificável, sem perder os traços marcantes do SUV líder de vendas no segmento de médios. Para alcançar esse objetivo, o departamento de estilo criou quatro cores exclusivas: Prata Glacier, preto, Branco Alpine e Azul Shade. O azul também está presente em torno dos badges “Jeep” e “Compass” no capô, nas portas dianteiras e no porta-malas. Na traseira, fica o logotipo “4xe”, com a última letra pintada em azul para reforçar a tecnologia híbrida plug-in do modelo. O Compass 4xe oferece faróis com design exclusivo em full-led.

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Por dentro, o novo Compass recebeu costuras contrastantes, que ajudam a adornar o painel com quadro de instrumentos full digital de 10,25 polegadas e sistema multimídia Adventure Intelligence de 10,1 polegadas com espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Quem é fã de música de qualidade poderá aproveitar o sistema de som premium Alpine com 8 alto-falantes, subwoofer e 506 Watts de potência. A segunda fileira de bancos tem uma saída de ar-condicionado própria no console central, dois conectores USB (sendo um do tipo C) e assentos tripartidos. Outra diferença no interior é a presença de novos comandos ao redor do motorista, para ajustar o trem de força eletrificado do Compass 4xe. Além dos botões adicionais, o híbrido tem uma segunda tampa, no para-lama traseiro esquerdo, destinada ao conector de recarga. Ele é do padrão europeu Type 2, o mais comum no Brasil, com luzes indicativas sobre o nível de carga da bateria. O estilo do novo Compass é completado pelo design robusto, pelas rodas de liga leve de 19 polegadas em gloss black e pelo teto solar panorâmico Command View.

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O Compass 4xe híbrido plug-in oferece quatro modos de condução, que ajustam parâmetros como mapa da troca de marchas, resposta do acelerador e assistência da direção elétrica. No “Auto”, o carro faz todo o trabalho, analisando continuamente dados como velocidade, inclinação e aderência. O “Snow” (neve) é voltado para condução em pisos muito escorregadios, adequando o conjunto mecânico para situações de baixíssima aderência. No “Sand/Mud” (areia/lama), o Compass 4xe fica pronto para encarar trilhas enlameadas ou com piso macio. Já o “Sport” é para quem pretende aproveitar o máximo dos 240 cavalos de potência combinada e a estabilidade da suspensão independente nas quatro rodas com tração 4×4. Os diferentes modos de condução são complementados pelas opções 4WD Lock, 4WD Low e HDC (assistente de descida). Sua agilidade no fora-de-estrada é a melhor do segmento, pois o tempo de resposta do motor elétrico é superior, enviando mais força às rodas traseiras em comparação a um veículo convencional. O conjunto híbrido plug-in deu ao novo Compass uma capacidade de reboque de até 600 quilos – nas versões com motor T270 turbo flex ou TD380 turbo diesel é de 400 quilos.

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Graças à conexão via internet integrada ao veículo, o motorista pode consultar a autonomia, checar detalhes do consumo, programar e ver o tempo de recarga e ativar o ar-condicionado à distância a partir de um smartphone ou usando a assistente virtual Alexa. O primeiro 4xe da Jeep no Brasil vem com Alexa in Vehicle. A plataforma conectada Adventure Intelligence recebeu recursos especialmente voltados à eletrificação. Entre eles, estão o Recarga Agora –permite iniciar automaticamente a recarga se o veículo já estiver plugado em uma estação, com o toque em único botão (smartphone, smartwatch ou central multimídia) –, Programação de Recarga – define uma agenda escolhendo a data e o horário de início e término da recarga –, Programação de Climatização e Telas do Veículo Híbrido, como cliente podendo obtero melhor controle de informações como preferências de recarga (manutenção de carga da bateria ou recarga por meio do motor térmico), cronograma de recarga (para o período mais conveniente), fluxo de energia (mede o uso/saída atual de energia para o motor, bateria e clima em quilowatts) e histórico de direção (geração de relatório diário em quilômetros rodados do modo de condução elétrico e híbrido).

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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