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Oficina chique

O Porsche Center São Paulo é o primeiro especializado em reparos de materiais nobres de carroceria (como alumínio, aço de paredes finas e fibra de carbono) e de baterias de carros híbridos e elétricos da marca fora da Alemanha. Batizada de Service, Body & Paint, a nova operação do Grupo Stuttgart ocupa uma área de 2.651 metros quadrados na Zona Sul da capital paulista. “A Porsche tem construído uma bela história de sucesso no Brasil, junto aos seus clientes e parceiros. Investimentos em centros de excelência como esse são fundamentais para atendermos às expectativas dos nossos clientes, garantindo a oferta de serviços de alta qualidade e proporcionando uma experiência completa à altura da marca Porsche”, comemora Andreas Marquardt, diretor-presidente da Porsche Brasil. A nova oficina foi projetada com um fluxo linear para garantir a maior produtividade da operação. No dia a dia, os técnicos lidarão com um sistema de Gerenciamento Ativo de Danos (ADM – Active Damage Management), que será abastecido com ferramentas especiais desenvolvidas pela Porsche e, adicionalmente, com tecnologia da Spanesi, fornecedora mundial de ferramentas e equipamentos de manutenção para o pós-venda da marca.



Fé em março

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Depois de um primeiro mês mais fraco, a indústria automotiva apresentou discreta melhora nos indicadores em fevereiro, de acordo com o balanço divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Mesmo com um dia útil a menos, a produção de 165,9 mil unidades cresceu 14,1% em relação a janeiro. O primeiro bimestre do ano, no entanto, teve desempenho 21,7% inferior ao do mesmo período de 2021, quando não havia uma crise de abastecimento de semicondutores nem uma variante tão contagiosa da Covid-19 como a Ômicron, que recentemente afastou muitos empregados das linhas de montagem. “As notícias de que o IPI automotivo estava prestes a ser reduzido fizeram com que muitos clientes adiassem a concretização da compra. Esperamos uma boa reação do mercado em março, um mês mais longo, sem feriados, com vários modelos com preços reduzidos nas lojas e historicamente mais aquecido que janeiro e fevereiro”, explica Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea.

A picada do escorpião

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Líder de mercado no Brasil desde o ano passado, a Fiat promete “envenenar” a sua rede de concessionárias com um veículo projetado sob medida para quem é obcecado por performance e esportividade. A Stellantis confirmou o retorno da marca Abarth ao mercado nacional. A divisão de performance da marca italiana voltará em breve provavelmente turbinando uma versão do utilitário esportivo compacto Pulse, que estreou no final de 2021. A Fiat divulgou uma imagem do logotipo do escorpião sobre uma carroceria de um modelo da fabricante e na cor Cinza Strato. O utilitário esportivo compacto originado do Argo teria um motor 1.3 turbo com 185 cavalos. A Abarth foi fundada em 1949 pelo ítalo-austríaco Carlo Abarth. Nos anos 60, ela começou a fazer sucesso preparando carros da Fiat para competições de Turismo, rivalizando com o Porsche 904 e com o Ferrari Dino. O alemão Hans Herrmann, ainda vivo e atualmente com 94 anos de idade, era o piloto de testes oficial da Abarth.

O som do silêncio

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Primeiro sedã elétrico de luxo, o BMW i7 está prestes a ser lançado. Mas isso não significa que a marca bávara tenha parado o desenvolvimento do novo modelo. A maior prova disso foram os recentes testes acústicos feitos em laboratório com um i7 já construído. Para melhorar o isolamento interno, proporcionando uma cabine silenciosa e confortável aos passageiros, o modelo foi submetido a dezenas de alto-falantes responsáveis por emitir os sons do cotidiano em altíssimo nível. A partir desses testes, a equipe de engenharia pode verificar os pontos e isolar acusticamente cada centímetro do sedã. Os próprios vidros têm isolamento acústico de fábrica. Alguns elementos de lã ajudam a isolar os ruídos nas portas, no assoalho, na soleira e nos arcos de roda. A BMW também se preocupa com o em torno do i7, já que os motores elétricos não emitem som. Isso incluiu o desenvolvimento de som próprios para o novo carro “verde” da marca alemã na proteção acústica de pedestres, tendo a participação do maestro e compositor Hans Zimmer.

Plano total

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A Citroën comemora o êxito de sua estratégia apresentada no ano passado com o “Citroën 4 All”, considerando como muito bons os resultados até o momento em 2022. Em fevereiro, a marca comercializou 1.774 unidades no Brasil, garantindo um crescimento de 116% frente ao mesmo mês do ano passado. No acumulado de 2022, a Citroën já conquistou 1,8% de participação de mercado, com 4.262 veículos vendidos e um crescimento de 161% em comparação aos dois primeiros meses de 2021. O destaque é o C4 Cactus, garantindo uma posição entre os sete mais vendidos do chamado segmento de SUVs B. O utilitário esportivo emplacou 3.870 unidades este ano, ou seja, quase 91% de todos os veículos vendidos pela marca no país. Entre os VULs (Veículos Utilitários Leves), a Citroën segue seu crescimento, com 21% no acumulado do ano. A gama da marca francesa no segmento tem o Jumpy, com as versões Furgão Pack, Vitré, Minibus e Ë-Jumpy, e a família Jumper.

Segurança renovada

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A temporada da Fórmula-1 de 2022 terá início no próximo domingo, com o GP do Bahrein, no circuito de Sakhir. E a Mercedes-AMG estreará dois modelos de produção de alto desempenho no quesito segurança. Um Mercedes-AMG GT Black Series será o safety car, comandado pelo alemão Bernd Mayländer desde 2000, enquanto um Mercedes-AMG GT 63 S 4Matic+ será o medical car, carregando Ian Roberts, o médico oficial da Fórmula-1. O medical car larga sempre atrás do pelotão e percorre toda a primeira volta da corrida para agir o mais rápido possível em caso de acidente. Embora seja um carro de produção, o GT Black Series foi desenvolvido especificamente para a principal categoria do automobilismo, com 730 cavalos, carroceria reforçada, nova suspensão ajustável, engenharia leve inteligente e aerodinâmica ativa. A versão de série do AMG GT Black Series acelera de zero a 100 km/h em 3,2 segundos e pode atingir 325 km/h, tendo um desempenho similar ao do safety car. “O automobilismo significa muito para nós, além de ser um grande laboratório para nossos carros de rua. Não havia dúvida de que, depois de mais de 25 anos como veículos oficiais, estenderíamos nosso compromisso com dois modelos absolutamente excepcionais”, afirma Philipp Schiemer, CEO da Mercedes-AMG, que até recentemente era CEO da Mercedes-Benz do Brasil.

Limpeza não condicional

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Com as altas temperaturas em todo o Brasil, o ar-condicionado automotivo se torna um item indispensável e é cada vez mais exigido para amenizar o calor dentro do carro. Para garantir um funcionamento mais eficiente, são necessários alguns cuidados especiais como a limpeza do sistema e a troca do filtro de cabine. Responsável por filtrar o ar que vem do sistema, o filtro de cabine costuma estar localizado atrás do porta-luvas ou sob o painel principal. Seu trabalho é impedir que resíduos, poeira, pólen, mofo e até mesmo pequenos pedaços de folhas cheguem ao sistema de ar-condicionado e à cabine do veículo. A Tecfil, maior fabricante de filtros automotivos da América Latina, recomenda que se faça a troca de todos os filtros na hora de repor o óleo no sistema: filtros de óleo, de ar, de combustível e do ar-condicionado.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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