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O Jeep Renegade está de cara nova. Apesar de manter a estrutura de design de carroceria, o utilitário esportivo mais vendido do Brasil se atualizou nos detalhes, especialmente com uma nova frente mais agressiva, com as tradicionais sete fendas da grade mais parecidas com a do Compass e do Commander, e inédita série S – uma das topo de linha. Em termos de motorizações, o Renegade incorpora o motor T270 turbo Flex, já utilizado por todos os companheiros de fábrica de Goiana (PE) – Compass, Commander e Fiat Toro – e extingue as versões a diesel. Com isso, de quase dez variantes, o Renegade baixa para apenas quatro, duas 4×2, a Sport, com preço de R$ 123.990, e a Longitude, a R$ 138.990, e duas com tração integral com reduzida, a S, a R$ 163.290, e a Trailhawk, a R$ 163.290, todas as quatro com o motor T270. Ou seja, as versões 4×2 encareceram expressivamente, enquanto as 4×4, que trocaram o motor a diesel pelo T270 flex, tornaram-se mais baratas. Os preços para São Paulo e Paraíba são diferenciados, ficando no primeiro Estado com a Sport a R$ 128.115, a Longitude a R$ 143.615, a S a R$ 168.723 e a Trailhawk a R$ 168.723 e para o segundo, R$ 127.583 para a Sport, R$ 143.018 para a Longitude, R$ 168.022 para a S e R$ 168.022 para a Trailhawk. 

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Primeiro Jeep produzido no Brasil, o Renegade surgiu em 2015 e logo tomou a liderança do segmento de SUVs, que a própria marca-norte-americana desbravou. E não a largou mais, se revezando com o “irmão” de fábrica Compass mas nunca deixando o primeiro lugar nas vendas anuais entre os utilitários esportivos compactos. O Renegade é a porta de entrada da Jeep para os brasileiros e, desde sua estreia, já emplacou mais de 380 mil unidades no país. No início de sua trajetória no Brasil, o Renegade tinha cinco concorrentes, número que aumentou para 14 em 2021. Todos foram deixados para trás. No ano passado, foram 73.913 unidades comercializadas, com a invejável média mensal de 6.160 novos carros, colocando-se na terceira posição no geral entre os automóveis de passeio, atrás do Hyundai HB20 (86.455) e do Fiat Argo (84.644). Em janeiro, o Renegade teve o melhor desempenho de sua história no Brasil. “O Renegade é a primeira trilha para o mundo de aventura, da conquista da liberdade da Jeep. Ele não é um carro para quem quer ter, mas um SUV para quem quer ‘ser’. Além disso, ainda é um ícone. Seu desenho marcante e sua aptidão para qualquer tipo de terreno conquistaram o Brasil. Por isso, é tão importante mantê-lo em evolução constante, mas sem perder sua essência. O novo Renegade mantém todos os atributos que o tornaram tão desejado desde o seu lançamento e inclui virtudes cada vez mais procuradas, como mais tecnologia, mais capacidade off-road e mais performance, com autenticidade única”, comemora Alexandre Aquino, diretor do Brand Jeep para a América Latina.

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Segundo a marca norte-americana, esses desejos pautaram a criação do novo Renegade, que, pela primeira vez, oferece somente motores sobrealimentados em sua gama. O T270 tem 180 cavalos a gasolina e 185 cavalos a etanol a 5.750 rotações por minutos em ambos e 27,5 kgfm de torque a 1.750 giros, associado à transmissão automática de 6 marchas nas versões 4×2 e à de 9 marchas nas integrais. As variantes com motor a diesel, responsáveis por apenas 8% das vendas do modelo, saíram de linha e, conforme a Jeep, não voltarão mais, ficando somente para o Compass e o Commander. A segurança da plataforma Small Wide ficou maior com os seis airbags de série, chegando a sete nas versões 4×4. O novo Renegade conta com a maior gama de equipamentos de segurança ativa de série desde a versão Sport. Essas novidades são completadas por uma atualização de estilo. Por fora, o SUV traz mudanças no design na dianteira e na traseira, com novos para-choques, faróis e lanternas full-leds, nas laterais com novas rodas de liga leve – de 17 a 19 polegadas – e retrovisores e interior com mais tecnologia.

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As configurações 4×4 tem cinco modos de condução, que ajustam os parâmetros do motor, câmbio e bloqueio de diferencial traseiro conforme o tipo de piso e desejo do motorista: “Auto”, “Sport”, “Snow” (neve, recomendado para pisos muito escorregadios), “Sand/Mud” (areia e lama) e “Rock” (pedra) – este exclusivo da Trailhawk. O pacote fora-de-estrada é complementado pelas funções 4WD Low, que prioriza as relações mais curtas do câmbio automático, 4WD Lock, com bloqueio do diferencial traseiro, e Hill Descent Control, capaz de manter a velocidade do veículo automaticamente mesmo em descidas íngremes e sem ação do motorista. Por outro lado, os consumidores que optarem pelas versões com tração dianteira não precisarão ficar restritos às ruas das cidades ou às estradas asfaltadas, pois o novo Renegade 4×2 traz de série o Jeep Traction Control +, sistema de controle de tração para as condições de baixa aderência com o solo em uma das rodas. Outro item de fábrica nas configurações com tração simples é o modo “Sport”, habilitando uma calibração diferenciada, com trocas de marchas mais rápidas feitas em rotações mais altas. Nele, parâmetros como peso da direção, tempo de resposta do acelerador e mapa das relações do câmbio são ajustados para que o condutor tire proveito do propulsor em qualquer situação, tendo uma direção mais firme e uma experiência de condução mais esportiva.

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O novo Renegade recebeu um pacote tecnológico inédito em seu segmento. Todas as versões são equipadas com vários itens de segurança e auxílio à condução, como frenagem autônoma de emergência, que faz um monitoramento contínuo do tráfego à frente por uma câmera posicionada na parte superior do para-brisa, reconhecimento das placas de trânsito, indicando no painel a velocidade da via em tempo real, detector de fadiga, monitor de veículos no ponto cego por meio de sensores nas laterais do carro, aviso de tráfego traseiro com proteção em manobras e saídas de garagem em ré, faróis com comutador automático do facho alto e sistema de estacionamento Park Assist, os dois últimos só nas versões “top”.

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Por dentro, o novo Renegade tem volante redesenhado – assim como no Compass e no Commander – e adornado pelo badge Jeep. O novo apoio de braço central soma mais um easter-egg para os fãs. A inscrição “Jeep 1941” gravada em baixo relevo servem para lembrar do ano de nascimento da marca. O quadro de instrumentos com opção Full Digital de 7 polegadas com tela customizável é ajustado de acordo com o desejo do motorista, com parâmetros como pressão do turbo, percentual de potência enviada às rodas e força G. O sistema de multimídia tem tela de até 8,4 polegadas com integração sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e carregador de celular por indução com novo resfriamento pela saída de ar-condicionado direcionada. O passageiro da frente pode carregar seu smartphone por meio de três entradas USB, sendo uma do tipo A e outra do C no console central na frente e uma do tipo A para os do banco traseiro.

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Os primeiros mil compradores terão numeração exclusiva de lançamento gravada no interior do veículo. Para agilizar as vendas, a Jeep já colocou 1,5 mil unidades na rede de concessionárias, imediatamente após o lançamento. Depois, o primeiro lote regular, com 4,5 unidades, chegará de fevereiro a março, o segundo, com 2,5 mil unidades, de março a abril, e o terceiro, com 4,5 mil exemplares, até 30 de abril, seguindo as entregas normalmente na sequência do ano. O novo Renegade será oferecido em sete cores, sendo três novas, a Granite Crystal, a Cinza Sting e a Punk’N Orange, esta apenas para a Trailhawk. Esse tom de laranja faz uma homenagem tanto à cor de lançamento mundial do modelo quanto ao tom disponível no Wrangler. As outras quatro tonalidades são Branco Polar, Prata Billet, Azul Jazz e Preto Carbon.

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Versões

Sport

Rodas de liga leve de 17 polegadas, start-stop, quadro de instrumentos com tela de TFT customizável, ar-condicionado, sistema multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, piloto automático e limitador de velocidade ajustável.

Longitude

Todos os itens da Sport mais borboletas para trocas de marcha no volante, sistema multimídia de 8,4 polegadas com Android Auto e Apple Carplay sem fio, faróis de neblina em leds, quadro de instrumentos Full Digital com tela de 7 polegadas e carregador de celular sem fio.

Série S

Todos os equipamentos da Longitude mais seletor de terreno com quatro configurações, modo 4×4 Low, controle eletrônico de descida Hill Descent Control, rodas de 19 polegadas, bancos em couro, abertura/fechamento do veículo e partida do motor sem chave, comutação automática do farol alto, assistente de estacionamento automático Park Assist, detector de tráfego traseiro e monitor de veículos no ponto cego. Teto solar panorâmico elétrico como opcional.

Trailhawk

Todos os equipamentos da S mais visual exclusivo, rodas de 17 polegadas, pneus de uso misto, suspensão elevada, proteções off-road para cardã, câmbio e tanque de combustível, selo Trail Rated, que assegura sua aptidão para as trilhas mais exigentes, quadro de instrumentos digital de 7 polegadas com animação exclusiva e bancos em couro com costura vermelha, mesmo tom dos acabamentos dos alto-falantes e saídas de ar-condicionado laterais. Teto solar panorâmico elétrico como opcional.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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