Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix

O utilitário esportivo médio Caoa Chery Tiggo 7 foi apresentado na nova versão Pro, que substitui o Tiggo 7 TXS. Com visual bastante renovado, o modelo montado na cidade goiana de Anápolis também conta com novo “powertrain” e aprimoramentos nos sistemas de transmissão e suspensão. Com seus 4,50 metros de comprimento, 1,84 metro de largura e 1,70 metro de altura e entre-eixos de 2,67 metros, o SUV cresceu para se tornar mais espaçoso, além de contar com um porta-malas 15% maior – agora são 475 litros, ante os 414 litros do modelo anterior. O Tiggo 7 Pro já está sendo oferecido nas 137 concessionárias Caoa Chery de todo o Brasil pelo valor de lançamento de R$ 179.990 – o preço depois disso não foi confirmado, nem o prazo de validade do promocional. O Tiggo 7 anterior vendeu 3.791 unidades de janeiro a novembro, uma média de 344 unidades mensais. Em vinte e quatro horas após a apresentação, que aconteceu no dia 16 de dezembro, o Tiggo 7 Pro registrou um recorde na história da Caoa Chery ao contabilizar mais de 500 unidades encomendadas – performance bastante animadora para os executivos da marca criada em 2017, com a aquisição de 50,7% das operações nacionais da fabricante chinesa Chery pelo conglomerado brasileiro Caoa. 

O Tiggo 7 Pro já atende aos novos limites de emissões do Proconve L7 – que entram em vigor em janeiro e tirarão de linha alguns modelos nacionais com vendas baixas, que não justificam os aprimoramentos técnicos necessários. O Tiggo 7 amplia o portfólio na linha Pro – composta pelo sedã médio Arrizo 6 Pro e pelo SUV compacto Tiggo 3X Turbo Pro –, que busca ressaltar o potencial dos modelos em termos de inovação. No Tiggo 7 Pro, a inovação mais evidente fica por conta do estilo imponente. A grade, com desenhos tridimensionais, se une com os faróis full-led do conjunto óptico dianteiro, complementado pelas luzes DRL (Daytime Running Light) verticais. Na lateral, o SUV ostenta rodas de 18 polegadas que compõem o design requintado. Já na traseira, as lanternas são integradas e as duas saídas de escapamento explicitam a esportividade. No interior, o Tiggo 7 Pro conta com luz ambiente em leds com sete opções de cores. O console central elevado e os bancos são revestidos em material que simula couro, que também envolve o volante multifuncional de base reta e design esportivo. O veículo traz um generoso multimídia com 10,25 polegadas e um amplo painel de instrumentos com 12,3 polegadas. A câmera de 360 graus – quatro câmeras de ângulo amplo simulam uma imagem aérea – oferece imagens de alta definição e é de série. 

Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix

Dentro da estratégia da valorização da linha Pro, a troca da motorização trouxe ainda mais performance para o Tiggo 7. O antigo motor 1.5 turbo flex, de até 150 cavalos de potência e 21,4 kgfm de torque, deu lugar ao 1.6 TGDi a gasolina, com 187 cavalos e 28 kgfm, já adotado no SUV de sete lugares Tiggo 8. Segundo a Caoa Chery, o sistema flex está em desenvolvimento. O propulsor tem injeção direta, quatro cilindros, duplo comando de válvulas, com duplo variador de fase (DVVT) tanto na admissão quanto no escape e é equipado com intercooler. Junto com o motor, o Tiggo 7 Pro também “herdou” do Tiggo 8 a transmissão DCT de 7 velocidades “wet dual clutch”, que tem conexão eletrônica com a caixa e troca a alavanca normal por uma no estilo joystick. 

Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix

O Tiggo 7 Pro foi desenvolvido sob a plataforma modular T1X, baseada em um compartilhamento de tecnologia com a Jaguar Land Rover e que, de acordo com a Caoa Chery, proporciona alto nível de segurança e permite ao SUV oferecer bons ângulos de entrada e saída – 21 e 27 graus, respectivamente. O novo SUV conta com seis airbags (frontais, laterais e de cortina), e os freios são a disco nas quatro rodas. O pacote de segurança inclui ainda as tecnologias EBA, que habilita automaticamente o limite de desaceleração durante a frenagem de emergência, BOS (smart pedal) – identifica uma situação de emergência e desacelera o veículo quando os pedais do acelerador e freio são pressionados ao mesmo tempo –, BAS – sistema de assistência à frenagem que maximiza a atuação do ABS –, e ESS, sistema de alerta de frenagem de emergência que pisca as luzes de direção para sinalizar aos motoristas de trás sobre uma frenagem brusca. O Tiggo 7 Pro traz ainda freio de estacionamento eletrônico, Auto Hold, HDC (controle eletrônico de descida) e HHC (assistente de saída em aclives).

Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix

Os itens de assistência à direção incluem sistemas como alerta de trafego cruzado traseiro, alerta de risco iminente de colisão traseira, advertência de abertura de portas, detector de ponto cego e faróis de neblina dianteiros em leds com função de assistência em curvas, que melhora a visibilidade em manobras em até 40 km/h. Não fazem parte do pacote itens de segurança comuns em SUVs  na mesma faixa de preços, como piloto automático adaptativo, sistema de frenagem automática de emergência ou assistente de manutenção em faixa. O Tiggo 7 Pro estreia a cor perolizada Midnight Blue (a do modelo testado) no portfólio da Caoa Chery, mas também será comercializado nos tons branco perolizado e nos metálicos preto, prata e cinza. Não há opcionais e a garantia é de três anos para o veículo completo e de cinco anos para motor e câmbio. 

Experiência a bordo

Patamar elevado

Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix

No interior do Tiggo 7 Pro, os revestimentos aparentam qualidade com padrão de acabamento elevado. Os comandos são ergonômicos e o ar-condicionado com comando “touch” é dual zone e conta com saídas traseiras, permitindo que todos os ocupantes possam controlar a temperatura. Além de oferecer abertura e fechamento do porta-malas automáticos de série, o bagageiro tem abertura por sensor de presença, sistema antiesmagamento e regulagem de altura de acordo com a preferência do usuário. 

Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix

Entre os itens de conforto e conveniência de série destacam-se o teto solar panorâmico basculante de 1,13 metro quadrado com opção de abertura da parte frontal, o banco do passageiro elétrico com quatro opções de ajuste e seis possibilidades de ajuste do banco do motorista. Há ainda carregador rápido de celular wireless de 15W, com função de alerta em caso de esquecimento do objeto dento do veículo, chave presencial com botão de partida e volante multifuncional. Os retrovisores contam com ajuste elétrico e têm rebatimento automático e desembaçador.

Primeiras impressões

8 para 5

Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix

Itu/SP – Não foi por acaso que, ao desenvolver o Tiggo 7 Pro, a Caoa Chery optou por adotar o mesmo “powertrain” do Tiggo 8. Lançado em agosto de 2020, o SUV de sete lugares foi uma das apostas mais precisas da Caoa Chery em seus quatro anos de existência, disputando com o SUV compacto Tiggo 5X a posição de modelo mais vendido da marca. A ideia é “emprestar” para o novo Tiggo 7 Pro parte do “appeal” do Tiggo 8 que, apesar de mais caro – parte de R$ 197.990 – sempre vendeu mais que o dobro do agora aposentado Tiggo 7 TXS.  De fato, o “powertrain” originário do Tiggo 8 deu a energia adicional que faltava ao Tiggo 7, que pesa 111 quilos a menos em comparação ao Tiggo de sete lugares. A Caoa Chery aferiu para o novo modelo arrancadas de zero a 100 km/h em 8,09 segundos – já as acelerações de 80 a 120 km/h levam 5,36 segundos. São tempos que se traduzem dinamicamente em ultrapassagens seguras e confortáveis. Os modos de condução “Eco” e “Sport” permitem variar o ritmo do “powertrain” de acordo com a demanda.

Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix

Se a motorização proporciona uma direção ágil e confortável ao SUV, a tarefa é orquestrada pela transmissão DCT de 7 velocidades “wet dual clutch”, banhada a óleo, que tem opção de trocas manuais na alavanca – não há “borboletas” no volante. A combinação do motor com o câmbio é harmoniosa. A suspensão filtra com eficiência as irregularidades do solo, para viabilizar um rodar sólido e consistente, e o isolamento acústico da versão Pro do Tiggo 7 também evoluiu – conforme a fabricante, a nova configuração conta com redução de até 4% no nível de ruído interno em relação ao modelo anterior. Apenas nas acelerações mais fortes o barulho do motor invade um pouco a cabine. Se não chega a ser “a oitava maravilha do mundo” – ufanismo recorrente nas publicidades da Caoa Chery –, o Tiggo 7 Pro representa uma inegável evolução nos cada vez mais elevados padrões de qualidade da marca. 

Ficha Técnica

Caoa Chery Tiggo 7 Pro

Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix

Motor: 1.6 TGDi a gasolina, transversal, 4 cilindros, refrigerado a água, duplo comando de válvulas, sincronismo variável de válvula (VVT), turbocompressor e intercooler

Potência: 187 cavalos

Torque: 28 kgfm

Transmissão: DCT (7 velocidades)

Suspensão: dianteira independente do tipo MacPherson, sem ajuste de altura, mola helicoidal, amortecedor de dupla ação, com barra estabilizadora, traseira multilink do tipo independente, sem ajuste de altura, mola helicoidal, amortecedor de dupla ação, com barra estabilizadora

Dimensões: 4,50 metros de comprimento, 1,84 metro de largura, 1,7 metro de altura, 2,67 metros de distância de entre-eixos

Peso em ordem de marcha: 1.489 quilos

Carga útil: 399 quilos

Capacidade do tanque: 51 litros

Distância mínima do solo entre-eixos: 17,3 centímetros

Volume do porta-malas: 475 litros

Preço promocional: R$ 179.990 (o valor após o lançamento não foi confirmado, nem o prazo do preço de estreia)

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos:
Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix

Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA